Encontre uma Pregação

24

Como dirigir um culto

-Tema: LITURGIA
“Fazei tudo com decência e ordem” 
I Coríntios 14.40
-Introdução: Para um cristão, o culto é um momento indispensável para a vida e deve ser festivo, cheio de alegria. Então o culto precisa ser preparado com amor, muita oração e dedicação à Palavra de Deus em serviço à sua Igreja.
Certamente quem nos inspira para o culto antes, durante e depois é o Espírito Santo. A vida do cristão deve ser um culto a Deus, pois devemos "Orai sem cessar" (I Tessalonicenses 5.17). Antes de ir para Igreja devemos nos prepara para cultuar, na Casa de Deus devemos nos dedicar o máximo e ao ir embora, somos enviados por Deus para continuar a servi-lo.
Para preparar a direção de um culto antes devo perguntar:
Onde será o culto? Na Igreja, na casa de um irmão ou de um não crente ou ao ar livre?
Que tipo de culto? Louvor, oração, estudo Bíblico, ações de graças, evangelístico, missionário ou infantil?
Que parte eu vou fazer? Abertura, louvor, testemunho, reflexão, oportunidade, pregação, avisos ou agradecimentos?
As respostas determinarão a linguagem, forma do culto e até o tempo do mesmo.
Como preparar a direção de um culto?
Vamos refletir em algumas dicas na preparação de uma liturgia:

1- Preparação: “sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” Hebreus 12.28
Assim que souber o dia em que vai dirigir um culto ou reunião, comece a se preparar para o momento com oração, leitura da Bíblia, jejum e entoando louvores a Deus. Isso significa que é cultuando que nos preparamos o culto. Imagine o que vai fazer da melhor forma possível e oportuna em cada momento.
Escolha, os hinos, leitura bíblica e organize os momentos desejados. Como o culto não é feito sozinho, é importante comunicar com antecedência com as pessoas que o ajudarão orando, 'fazendo uma leitura, tocando uni instrumento, oportunidade, solo musical ou qualquer outra participação.
                              
2- Prelúdio: “Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus” Eclesiastes 5.1
O dirigente deve chegar antes de o culto começar e talvez, ser o primeiro a chegar à Igreja para acertar os últimos detalhes. Contudo o mais importante é estar orando e refletindo para o que vai ser realizado. As pessoas precisam chegar à Igreja e sentir que algo especial vai acontecer, portanto a primeira coisa a fazer é ajoelhar, estar em espírito de oração, conversar baixo e agir reverentemente.
O dirigente pode proporcionar um ambiente de oração colocando um fundo musical para ser ouvido, pedindo aos ministros de louvor que preparem um hino para ser entoado, reunindo os irmãos em oração pelo culto ou pedindo que os mesmos estejam lendo a Palavra esperando o culto começar. Mesmo que as outras pessoas não prestarem atenção a este momento, seja um exemplo para elas.

3- Programação: “apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional Romanos 12.1
Para fazer um culto inteligente e ‘racional’ é essencial ter uma programação é essencial. Demonstra cuidado e amor pelo que está sendo feito. Isso deve ser feito ao buscar a direção do Espírito Santo e jamais exclui o dever de manter a sensibilidade espiritual para mudar as coisas de acordo com a necessidade ou vontade de Deus.
Apresentamos algumas dicas para a programação que devem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada igreja e podem ser alteradas tanto a ordem como os fatos. Provavelmente cada pessoa estará responsável por uma parte do culto, mas é importante entender a celebração como um todo.
Concentre-se na explicação de cada parte do culto:
-Abertura: A missão de quem dirige a abertura de um culto é motivar as pessoas para adorar a Deus preparando-os para ouvir a pregação da Palavra. Um culto bem começado determina todo o restante. O diligente deve ser educado e simpático para que haja uni clima de bem estar ao mesmo tempo em que demonstrar firmeza, sabendo de antemão o que irá fazer.
-Saudação: comece desejando a Paz para os irmãos e irmãs dizendo: GRAÇA E PAZ! É importante também já agradecer a presença de todos, desejar boa noite ou bom dia e anunciar o propósito do culto se é orar, louvar, estudar a Bíblia, etc.
-Oração inicial: é bom começar o culto com uma oração pelo próprio dirigente ou por um irmão convidado. Essa é uma oração de louvor e invocação à presença do Espírito Santo.
-Cântico congregacional: é um hino de adoração que inspira a Igreja a cultuar a Deus bem como invoca a presença de Deus. Escolha um hino fácil, conhecido pela comunidade e que faça parte do repertório da Igreja separando a transparência antecipadamente para que a comunidade possa acompanhar a letra do hino, principalmente facilitando a participação dos visitantes.
-Leitura Bíblica: um texto devocional deve ser escolhido para ser lido com a Igreja. Neste momento é bom todos estarem em pé e se possível ler juntos ou em forma responsiva. O dirigente não tem que explicar o texto, nem pode pregar, mas é bom falar uma frase que faça ligação entre um momento e outro.
-Confissão: este é um momento de consagração e pedir perdão pelos pecados, deve ser feito se possível de joelhos com oração silenciosa e uma intercessão dirigida por alguém.
-Oportunidade: a oportunidade para solo, apresentação de um grupo ou testemunho enriquece o culto com a participação de outros irmãos, contudo deve ser combinada com antecedência para saber se o que vai ser feito acrescenta ao que já está acontecendo, nunca de última hora. A oportunidade deve ser breve, apenas para um objetivo específico.
-Ofertório ou consagração dos dízimos: O dirigente convida a comunidade para enquanto um hino é cantado a Igreja trazer as ofertas ou dízimos ao altar. Deve-se fazer uma oração de agradecimento a Deus abençoando aqueles que contribuíram.
-Momento de louvor: sem dúvida todo o culto é louvor, mas a Igreja tem um ministério específico que se dedica a direcionar a comunidade em adoração a Deus, por isso este ministério tem oportunidade todos os cultos para entoar cânticos espirituais preparando a Igreja par ouvir a pregação. Este momento requer outro estudo aprofundado.
-Passar a Palavra para o pregador: ao passar a Palavra para o pregador o dirigente deve anunciar quem será o mensageiro e convidá-lo ao altar pedindo a um irmão ou irmã que interceda por Ele.
-Pregação: esta é a hora mais importante do culto, quando Deus fala através de sua Palavra. A Igreja é edificada sobre o ensino das Escrituras. Sobre a pregação, também seria preciso um estudo específico.
-Dedicação: é uma forma de aplicação da mensagem convidando a Igreja pra responder a Deus sobre o que foi falado na pregação. Aqui, a comunidade é enviada a cumprir a vontade do Senhor.
-Agradecimento: de forma agradável agradecer as pessoas que visitam. Citar um convidado especial ou abençoar um aniversariante.
-Avisos: de forma breve anunciar as programações da Igreja.
-Despedida: oração final, ou bênção apostólica impetrada pelo pastor da Igreja.

O Culto é uma celebração para Deus!
-CONCLUSÃO: “servi ao Senhor com alegria” Salmos 100.1
Um culto preparado e organizado se torna mais dinâmico e menos cansativo. Um detalhe que o dirigente deve estar atento é para não cansar o público esgotando muito um momento e deixando faltar em outro ou mandando se levantar e assentar diversas vezes. Para tudo é preciso equilíbrio e sabedoria. Diversifique para não ser repetitivo.
Também é muito importante o dirigente manter uma postura simpática e que dê segurança aos ouvintes. Seja agradável e simpático em todas as palavras, dando comandos para o público de maneira que não pareçam ordens e ao mesmo tempo incentive a participação de todos.
Quando for dirigir um culto, escreva em uma folha de papel apoie em sua Bíblia a ordem do culto que você vai dirigir colocando os textos, hinos, participações e nomes de pessoas que vão orar.
Abaixo apresento um modelo de abertura de culto:
Culto de:_________________     Data:_______
-Prelúdio:
-Saudação:
-Oração:
-Hino:
-Leitura Bíblica:
-Oração de confissão:
-Oportunidade:
-Ofertório:
-Ministério de Louvor:
-Pregador/a:

Seja criativo e faça o seu melhor para Deus!

24 comentários:

  1. Exelente post.
    As igrejas precisam realemente saber como dirigir um culto. hoje em dia os cultos perderam a organização.O fuxico gospel

    ResponderExcluir
  2. Realemnte Izael NAscimento, tenho visitado muitas igrejas, e vejo realemnte a falta de ordem nos cultos. espero que esses pastores desorganizados, leiam este artigo exelente.

    ResponderExcluir
  3. tem gente que nao entende nada mais escreve comentarios inutiu . que DEUS tenha misericordia de todos os inguinorantessssssssssss.

    ResponderExcluir
  4. as pessoas evangélicas ou não deveriam ter mais respeito umas pelas outras,gastar o tempo pregando a palavra ao invés de estarem se preocupando em criticar,aproveitem esse espaço para à glória de Deus e não para fazer propaganda de fuxico e companhia limitada,que Deus em sua infinita misericórdia abençoe você que esta lendo esse comentário,gaste seu tempo com sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deixa de ser santa d mais irmã! presta atenção nas coisas que agrada a Deus; decência e orden !!!!!!!!!!!!!!!!!.

      Excluir
    2. Se vc sabe como deve ser feito! Porque nao procura ajuda-los, sera bem melhor do que critica-los.Que Deus o abençoe meu querido.

      Excluir
  5. micionaria Eliane22 de abril de 2013 17:11

    e realmente o povo evangelico esta tudo sem sabedoria dando honra a outros deus como aquele povo do egito que não obedeceu o que Moisés disse Eles ja não dão ovido a palavra de Deus eles dão mais honra os cantores gospel do que a Deus...

    ResponderExcluir
  6. É verdade muitas igreja hoje em dia estar muito relaxado,sem pré paro. não adianta ficamos reclamando de quem estar ali na frente temos que passar para a pessoa que estar na frente o que estar errado,se uni,pois nós somos a igreja,deixa de reclamar e agir vc mesmo,tem que começa por nós,deixar de ver os que os outros então fazendo e fazer a sua parti,isso é que Importa.

    ResponderExcluir
  7. são poucas as arvores que dão frutos e por isso sãoas que mais recebem "pedradas" porque seu fruto é bom...assim é na vida cristã as pedradas são incentivos para as boas arvores darem melhores frutos...é como adubo em raizes de plantas o cheiro é ruim mas o resultado é forte.

    ResponderExcluir
  8. Extremo cuidado precisamos ter ,em não atirar pedras nas árvores que estão cheias de frutos,mas ,sim,colher os frutos para nossa edificação.

    ResponderExcluir
  9. acho que as pessoas deveriam estar preocupada em saquear o inferno,e tirar os jovens das maos de satanas.cpereira.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, me ajudou bastante. irei fazer hoje a abertura do culto. que Deus continue abençoando.

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigado foi de muita importância para mim que Deus continua abençoando.

    ResponderExcluir
  12. foi útil esses comentários nunca é demais aprender..




    ResponderExcluir
  13. MUITO OBRIGADO,ME AJUDOU BASTANTE É A 1 VEZ QUE VOU DIRIGIR UM CULTO.
    DEUS ABENÇOE....

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pela orientação,me foi muito útil.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. gostei, Deus espera o melhor de seus fihos, preparar, organizar faz parte da nossa reverencia ao nosso Deus..

    ResponderExcluir
  17. pedi a DEUS uma direção como fazer um culto organizado,derrepente abriu esa pagina para mim,sera o primeiro culto de irmãs ,na qual será minha primeira vez como ajudante da lider do circulo de oração.Quero fazer o melhor pra DEUS.....e essa postagem me abriu a mente de como posso fazer o melhor não pra mim,nem para a igreja mas para o me grande DEUS que merece sempre o meu melhor......obrigada a vc que escreveu,DEUA ABENÇOE

    ResponderExcluir
  18. gostei muito, quando fazemos algo para Deus tem que ser o melhor e bem feito, com sabedoria e dedicação, muitos precisam aprender como dirigir um culto a Deus.

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito, agora me sinto mais segura para dirigir um culto. Deus merece o melhor. Obrigado.

    ResponderExcluir
  20. gostei muito dessa postagem,ainda n estou dirigirindo nada,mais de antemao vai me ajudar pois ja fiquei sabendo q no tempo certo vou ser ajundante da diriginte da minha igreja por isso atravez dessa postagem ja estou me preparando......obg....ja estar me ajudando a se preparar....parabens quem teve essa ideia brilhante de postar td isso...que Deus ti abençoe.....

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...