Quatro coisas que um líder precisa fazer

-Tema: LIDERANÇA
-Introdução: A liderança é algo crucial para a Igreja. Se o líder não souber conduzir bem, o trabalho vai mal. Contudo, dentre tantas coisas, o que um líder precisa fazer? Primeiramente vou te dizer o que um líder não pode fazer: copiar outro líder. Seja autêntico. Busque a direção de Deus para seu ministério. Ore pelo povo, pedindo a Deus o que fazer com eles. Você pode se inspirar em outro líder sim, principalmente se for alguém superior a você em sua denominação. Isso é obediência. Mas, acima de tudo seja você mesmo, porém dirigido pelo Espírito Santo.
OBS: Esta mensagem não é minha. Há muito tempo ouvi um DVD de um pastor americano que me inspirou estas palavras. Pena não lembrar o nome dele.
O que um líder precisa fazer?
Vamos refletir em quatro coisas imprescindíveis para uma liderança bem sucedida:

1) Mantenha a visão clara: Provérbios 29.18
Transmita uma visão clara que apaixone as pessoas. Um forte exemplo disso são s discursos de Hitler, que por pior que fosse seu objetivo conseguia arrastar multidões para realizar seu propósito.
Para motivar as pessoas é preciso dizer para quê, precisam de direção. Jesus disse que o povo são ovelhas que precisam ser guiadas.
Grandes líderes atentam para cada detalhe da visão e são insistentes sobre ela. Alguns exemplos são Martin Lutter King que sempre dizia ‘eu tenho um sonho’ e João Wesley que insistia em ‘reformar a nação’. Seu lema deve influenciar pessoas e condizer com sua conduta.
SONHE e ajude os outros a ver o seu sonho. Se você não puder realizá-lo alguém o fará por você. Como Abraão que ‘contou as estrelas’ e Moisés que contemplou a ‘terra prometida’, mas outras pessoas que viram concretizada a promessa.
O líder precisa enxergar os desafios permanentes e emergenciais. Não perca muito tempo apagando incêndios que podem te tirar do seu foco. Além de conhecer bem o local, o líder deve dar uma nova visão para o mesmo, apontando sonhos para o futuro.
2) Engajar pessoas: Neemias 4.6
Cada pessoa precisa estar engajada. Isso pode ser feito ao delegar funções e dar importância às pessoas. O povo precisa ter o sentimento de posse, cada membro deve pensar que tem algo em jogo. Como um navio onde a tripulação compreende que todos juntos podem salvar uns aos outros.
Ninguém se compromete com um sonho pequeno, que não tenham que correr risco. O povo de Deus no Êxodo via o deserto, mas contemplava a terra que ‘mana leite e mel’. Além disso, todos tinham que colocar o pé no chão e marchar.
Para engajar pessoas precisamos nos envolver com elas. Envolva-se com toda a comunidade e não somente com a Igreja local. Isso fará com que você consiga apoio de pessoas que nunca imaginou. Alguém mais além de você estará vendo a mesma visão sua.
A resposta das pessoas depende da intensidade do convite. Elas precisam dar tudo de si. Como o povo diante da muralha de Jericó que deviam gritar intensamente e os trezentos valentes de Gideão que foram selecionados por sua disposição.
Também é muito importante ter um ‘Feedback’ que significa retorno ou avaliação. Por isso o líder deve estar sempre sensível para perceber se o povo está entendendo sua proposta.
3) Atividades memoráveis: Atos 2.43
Reuniões memoráveis são grandes cultos inesquecíveis. Ao apresentar um desafio, fale sobre o trabalho como algo maior do que realmente é. Deste modo será valorizado e realmente crescerá.
No culto todos precisam sentir temor. As pessoas precisam sair encorajadas. Todos vêm em busca de sentir a presença de Deus. Então é preciso extrair o melhor das pessoas, de suas mentes e corações durante o culto. Seja criativo, surpreenda as pessoas, impressione-as, tenha sempre uma novidade. Rompa com preconceitos e se abra para o novo de Deus.
Fale a língua do povo. Descubra o que o povo gosta e coloque um pouco desse sabor na comida que você serve. A partir daí você começa a inovar com outro paladar.
4) Regule seu passo: I Coríntios 9.25
O trabalho de um líder precisa ter continuidade e permanência. A inconstância mata qualquer liderança. Semelhante a uma gota d’água que cai sem parar, assim devem ser as atitudes de um bom líder. Não como uma enxurrada que sai carregando tudo, mas passa rápido.
O líder deve conhecer o ritmo de seus seguidores e sempre incentivá-los a prosseguir. Também deve saber seus próprios limites físicos, emocionais e espirituais. Para caminhar junto é preciso acertar o passo para aguentar chegar ao fim.  Se não aguentar fazer tudo dê algumas empreitadas trabalhando por etapas. Assim sempre conseguirá concluir o que começou e descansar de tempo em tempo.
Às vezes gastamos tanto tempo fazendo as coisas de Deus que não temos tempo para falar com ele. É preciso gastar tempo em oração. Para falar de Jesus para as pessoas é preciso primeiro falar das pessoas para Jesus.
Agir com graça para ter tempo para tudo (Eclesiastes 3.1). Não gaste tempo demais com problemas. Concentre-se em semear frutos novos. Seja um João Batista, não faça tudo, deixe algo para os irmãos fazerem e para Jesus completar com seu poder sobrenatural.
Lidere com amor!
-CONCLUSÃO:
As atribuições de um líder são numerosas, contudo destacamos estas quatro coisas para ajudar aqueles que estão começando seu ministério ou até mesmo para líderes que precisam renovar suas energias.
Na liderança de Jesus em seu ministério, percebemos estes quatro fatores:
         -Jesus manteve sempre a visão clara de seu propósito;
-Ele poderia ter feito tudo sozinho, mas quis escolher discípulos, engajando pessoas para o ajudarem;
         -Fez atividades memoráveis que nunca serão esquecidas;
-Regulou o passo, esperando trinta anos para começar seu ministério e três anos e meio para morrer e ressuscitar.
Você é um líder e não sabe o que fazer?
Siga o exemplo da liderança de Jesus!

LIVRO:Liderança Espiritual: Paradigmas Bíblicos de Administração
Como ser um líder espiritual? A Bíblia exemplifica a administração desde a criação quando Deus fez tudo em seu devido lugar e na hora certa. Neste estudo vamos falar de paradigmas administrativos no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na Igreja Primitiva, apresentando quatro exemplos de liderança em cada um destes.
Adquira o eBook:

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo. Pós Graduação em Filosofia pela ISEIB - Instituto Superior de Educação Ibituruna.
Siga Google+.

2 comentários:

  1. PR WELFANY Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.E Q O SENHOR CONTINUE SENDO USADO PELO ESPIRITO DE DEUS.E FAZER AQUILO Q DEUS COLOCAR EM TEU CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante esse estudo sobre liderança, sem a Presença de Deus no barco ninguém anda e é necessário as pessoas sentir a presença do Espirito Santo de Deus.
    Manoel

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.