Tempo de restauração

Tema: ESPERANÇA

homem ajoelhado mãos levantadas

Salmos 126
Introdução: Restaurar algo que foi destruído muitas vezes é mais difícil que começar tudo de novo. Reformar uma casa ou um objeto não é fácil, mas é muito bom e às vezes fica muito melhor que antes. É muito recompensador ver algo que antes estava acabado ser renovado.
As palavras do Salmo 126 afirmam que Deus pode nos enviar sua restauração semelhante ao deserto do Neguebe que em certa época do ano é regado por uma enxurrada que vêm dos montes em tempo chuvoso. O deserto seco se transforma em um lindo jardim. Este fenômeno acontece de tempo em tempo e serve de inspiração para o povo de Deus saber que Deus sempre restaura suas vidas.

Sua vida já foi restaurada?

Vamos aprender com o Salmo 126 quando devemos restaurar nossa vida:

1- PASSADO 

v.1,2 “quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo”

O mesmo salmo começa com palavras no tempo passado para lembrar o povo de vitórias que haviam recebido do Senhor (v.1,2). Deus já tinha operado maravilhas na vida do seu povo. Operou milagres e livramentos poderosos e eles nunca se esqueciam. Todas as vezes que contavam sua história parecia que estavam sonhando.
Em nossas vidas também podemos lembrar de muitos momentos que Deus restaurou a saúde, relacionamentos e alegria de viver. Se você conhece a Jesus ele já restaurou seu viver porque “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Coríntios 5.17). Lembre-se das bênçãos que já recebeu do Senhor e terá sua fé renovada.
O Senhor já restaurou sua vida no passado?
Creia que Jesus renovou sua vida!
 

2- PRESENTE 

v.3,4 “com efeito, grandes coisas o Senhor tem feito por nós, por isso estamos alegres”

Depois o tempo verbal passa para o presente declarando que atualmente Deus ainda opera maravilhas (v.3). Neste momento é feito um pedido por restauração de seu povo como um deserto que se torna um manancial (v.4). O autor expressa o clamor de seu povo por restauração de suas vidas.
Assim como no passado Deus operou, muito mais Ele pode fazer “eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação” (II Coríntios 6.2). Mesmo que sua vida esteja seca e você se sinta solitário como num deserto, creia que você é abençoado por Deus e que “passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Salmos 84.6).
Por mais que já estejamos abençoados por Deus, se formos olhar bem veremos que ainda há muito que ser restaurado em nossas vidas. Também existem muitas pessoas que precisam conhecer o poder restaurador de Deus e precisamos testemunhar de Deus, bem como orar por suas vidas.
O que precisa ser restaurado em sua vida hoje?
Creia que Deus pode te restaurar agora!

3- FUTURO 

v.5,6 “os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes”

O tempo verbal dos dois últimos versículos passa para o futuro. Após o pedido de restauração, o texto remete ao futuro profetizando a colheita dos frutos semeados (v.5,6).
Sabemos que por melhor que estivermos sempre haverá algo a ser restaurado em nossas vidas e em pessoas que estão ao nosso redor. Deus tem nos chamado para ajudar outros que estão sofrendo através de nossa experiência.
Alguns países como o Japão, que frequentemente passam por catástrofes, estão sempre se preparando para enfrentar perigos e emergências. Baseiam-se em experiências que tiveram para se preparar para o futuro. Com este exemplo aprendemos que é muito importante se preparar para o futuro se precisarmos restaurar nossa vida novamente.
Você está preparado para se restaurar no futuro?
Creia que Deus sempre irá restaurar sua vida quando precisar!

Deus quer restaurar sua vida!

CONCLUSÃO

Deus não está preso ao nosso tempo porque Ele é eterno e tanto faz o passado, presente ou futuro. A Palavra de Deus declara que “há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3.1). Deus tem um tempo de restauração para sua vida.
Através desta mensagem podemos lembrar e refletir sobre o que o Senhor já operou, tem realizado e muito mais que ainda fará para seu povo. Mas não basta ficar no passado, precisamos crer e clamar por uma restauração para hoje (II Crônicas 7.14,15). Sendo assim, todos os que antes choraram passarão a sorrir e colher seus frutos em abundância.
Você está precisando de restauração?
Em qualquer tempo Deus pode restaurar sua vida!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp