Casamento Protegido

Tema: BODAS

casl de noivos na praia dentro de um coração

I Samuel 1.4-8
-Introdução: A blindagem é uma proteção máxima, por isso aplicamos este termo para o casamento que precisa ser protegido e cuidado a cada dia.
No contexto bíblico do Antigo Testamento as famílias eram formadas por um patriarca que tinha mais de uma mulher. Embora a Bíblia relate isso, não diz que isso está de acordo com a vontade de Deus que fez apenas uma auxiliadora que lhe seja idônea” (Gênesis 2.18). Já o Novo Testamento deixa bem claro que o homem deve “esposo de uma só mulher” (I Timóteo 3.2 e 12). Mas nosso objetivo aqui não é discutir isso.
Elcana era casado com Ana e passou por muitas lutas porque sua mulher era estéril, mas o casamento deles estava blindado, por isso prevaleceram juntos e conseguiram formar uma família porque “abençoou, pois, o SENHOR a Ana, e ela concebeu e teve três filhos e duas filhas” (I Samuel 2.21).

Como blindar meu casamento?

Vamos refletir no relacionamento de Elcana e Ana e aprender algumas áreas que precisamos proteger o casamento:

1- Blindagem ESPIRITUAL

v.5 “A Ana, porém, dava porção dupla, porque ele a amava, ainda mesmo que o SENHOR a houvesse deixado estéril”

Esta blindagem protege contra o mal e diz respeito à nossa vida espiritual, protegendo com o Amor.
Elcana era um homem temente a Deus e se preocupava em manter sua família debaixo da bênção do Senhor. Orava e fazia sacrifícios por todos de sua família, mas por sua mulher ele dava o dobro por amor a ela.
O AMOR é a proteção que blinda o casamento contra todo mal. O verdadeiro amor é capaz de amar o dobro ‘ainda mesmo’ que haja problemas. O amor que vem de Deus é incondicional e sacrificial, mesmo se a pessoa tiver defeitos ou problemas porque “o amor cobre multidão de pecados” (I Pedro 4.8).
O mal tem diversas facetas e disfarces por isso devemos lutar contra ele com todas as forças do Amor. Em I Coríntios 13 o apóstolo Paulo deixa uma lista de coisas que são contrárias ao amor e podem ser descritas como formas de mal: ciúmes, vanglória, soberba, egoísmo, inconveniência, irritação e ressentimentos (I Coríntios 13.4-6). Tudo isso deve ser vencido com amor.
Seu casamento está blindado contra o mal?
A maior proteção de um casal é o amor!

2- Blindagem RELACIONAMENTOS

v.7 “E assim o fazia ele de ano em ano; e, todas as vezes que Ana subia à Casa do SENHOR, a outra a irritava; pelo que chorava e não comia”

Esta blindagem é contra interferências negativas para os relacionamentos, protegendo com Perseverança na oração.
Ana tinha uma rival chamada Penina, e esta a perturbava muito. Mas Elcana procurava manter sempre seu compromisso com sua esposa sem desanimar. Não se importava com o que acontecesse, ele sempre estava ali pronto para orar por sua família.
A Perseverança protege a família de interferências de pessoas que tentam atrapalhar o casamento. Por isso o casal deve ter cuidado de se relacionar com pessoas que venham edificar sua família. Mesmo que alguma situação ou pessoa tente interferir no matrimônio, o casal deve ser persistente e nunca parar.
Por que a perseverança na oração protege contra interferências negativas? Porque quando a pessoa ora a Deus constantemente, sabe qual é a vontade do Senhor e não se deixa levar por qualquer opinião ou palavra negativa. Tome cuidado com pessoas que tentam interferir no seu casamento e nunca pare de orar.
Muitas pessoas começam a orar pela família, mas não conseguem perseverar. Elcana e Ana conseguiram a bênção em seu lar porque foram “pacientes na tribulação, na oração, perseverantes” (Romanos 12.12). Ana foi tão perseverante na oração que chegou a incomodar o próprio sacerdote Eli.
Seu casamento está blindado contra interferências?
Nunca pare de orar e tome cuidado com seus relacionamentos!

3- Blindagem EMOCIONAL

v.8 “Então, Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?”

Esta blindagem é contra maus sentimentos, para as Emoções que devem ser protegidas com Consolo.
Elcana consolou sua mulher no momento de sua tristeza. Além disso, ele se ofereceu a ela para satisfazer sua necessidade de ter filhos dizendo que sue amor e companhia eram suficientes para eles.
Cada pessoa tem um temperamento e todos têm alguma coisa que aborrece ou algum medo que acabam atrapalhando o relacionamento, mas “no amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (I João 4.18)
O Consolo, carinho e amizade devem ser constantes no casamento para proteger as emoções. Todos os dias acontecem coisas para roubar a alegria do casal, por isso as emoções precisam ser protegidas. Nunca podemos esquecer que sentimentos negativos como raiva e tristeza são passageiros e com o tempo, com paciência tudo fica bem novamente.
Seu casamento está protegido emocionalmente?
Console um ao outro quando vier a tristeza!

Proteja seu casamento!

CONCLUSÃO

Elcana e Ana tinham problemas em seu casamento, mas conseguiram proteger seu matrimônio de maneira que foram felizes. Para todas as perguntas que Elcana fez a sua esposa Ana, a única resposta é o Amor.

Você pode blindar seu casamento:
         -na vida Espiritual: com amor dobrado mesmo diante de problemas;
         -nos Relacionamentos: com perseverança em oração evitando interferências;
         -nas Emoções: consolando um ao outro sempre que algo os aborrecer.

Seu casamento está bem protegido?
Cuide de seu casamento e mantenha-o blindado!

________________________

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp