2

Tu, porém...

-Tema: VIDA CRISTÃ
II Timóteo 3.10   “Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança”
-Introdução: Vivemos em tempos de crise de identidade. As pessoas perderam os padrões de conduta e comportamento. Urge renovar a pregação como ‘sermão’ que ensina a moral e testemunho de vida. Precisamos nos preocupar mais com nossa vida espiritual do que com aparência religiosa.
Preocupado com a vida do evangelista Timóteo, o apóstolo Paulo, como mentor dele, se preocupou em discipular o jovem Timóteo e ensinar como ser um verdadeiro cristão. Por isso o apóstolo Paulo, em suas epístolas a Timóteo, além de deixar vários conselhos sobre como pastorear o rebanho, também o exorta pessoalmente. O cuidado com as coisas da igreja não pode ser maior que a dedicação com a vida espiritual.
Como está sua vida espiritual?
Vamos refletir nos versículos onde Paulo diz ‘tu porém’ para Timóteo e aprender alguns conselhos para nossa vida espiritual:
1- Resistência: I Timóteo 6.11 Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão”
O terceiro conselho do apóstolo Paulo para Timóteo é para resistir a tudo que não edificava sua vida espiritual. A preocupação maior de Paulo é que Timóteo não se envolvesse com coisas mundanas como a ganância, interesses pessoais, desobediência e incredulidade.
O conselho para ser resistente também deve ser seguido por nós atualmente para ter uma vida cristã saudável. O tempo todo o crente é tentados para pecar e abandonar a fé. O mundo tenta seduzir e engar o cristão insistentemente.
O capitalismo e o secularismo têm cercado a igreja de todos os lados de maneira a confundir as pessoas sem discernimento, não sabendo o que é certo ou errado, trevas ou luz, quente ou frio. Então todo discípulo de Jesus precisa ser resistente contra o pecado negando a todo tempo qualquer tentação.
Você tem sido resistente contra o pecado?
Resista ao pecado até o fim!
                              
2- Equilíbrio: II Timóteo 4.5 “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério”
O segundo conselho do apóstolo Paulo para o pastor Timóteo era com respeito a seu temperamento, para que seja mais equilibrado. Como todo jovem, Timóteo tendia a ser ansioso e imediatista, querendo que as coisas acontecessem na hora que desejava. Outro problema da juventude é parar quando encontra uma dificuldade. Por isso Paulo insiste que seja equilibrado e suporte as dificuldades.
O conselho para ser equilibrado também é muito útil para os dias atuais, visto que muitas pessoas iniciam sua vida espiritual muito dedicadas e com o tempo vão diminuindo seu interesse por causa de dificuldades ou decepções. Por isso é necessário equilíbrio para manter o passo. Como numa caminhada, se começar muito depressa no início, depois se cansa e não consegue continuar.
O equilíbrio sempre é bom, já o exagero ou a falta de algo pode gerar inúmeras dificuldades. Semelhante ao sal que ao temperar alimentos não pode faltar nem passar, assim deve ser nosso procedimento, temperamento, palavras e ações. Então é necessário disciplina para deixar o mau hábito de começar as coisas e parar pelo caminho.
Você tem sido equilibrado em sua vida espiritual?
Procure manter equilibrado em tudo!

3- Perseverança: II Timóteo 3.14 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste”
O primeiro conselho de Paulo é que Timóteo seja perseverante em tudo que aprendeu na Palavra de Deus. Infelizmente havia muitas heresias naquele tempo e Paulo se preocupava que Timóteo não se confundisse com enganos doutrinários.
Este conselho é muito útil para os dias atuais quando percebemos que as pessoas trocam de igreja com muita naturalidade. Além disso, há uma grande confusão de doutrinas misturadas no meio evangélico.
Um verdadeiro cristão precisa ser perseverante na sua fé. Deve estar firmado na Palavra e conhecer bem a Bíblia para não se iludir com heresias. Se você tem a sua igreja e seu pastor, onde pode ouvir a pregação e aprender as Escrituras, não fique saindo de lugar em lugar procurando novidades, porque isso pode gerar confusão e inconstância em sua fé.
Você tem sido perseverante?
Seja persistente e constante na sua fé!

Cuide de sua vida Espiritual!
-CONCLUSÃO:
A vida espiritual do cristão deve ser prioridade em tudo. Às vezes cuidamos tanto da igreja que nos esquecemos de cuidar de nós mesmos. Fazemos tanta coisa para Deus que deixamos de fazer tudo ‘com Deus’. Gastamos tanto tempo ajudando outras pessoas e deixamos de dedicar à oração, leitura da Palavra e à família. Pregamos e oramos tanto para outros que deixamos de aprender e buscar pessoalmente a Deus.
 Então é indispensável o zelo pessoal para ter RESISTÊNCIA contra o pecado, EQUILÍBRIO em tudo que fizer e PERSEVERANÇA independente das dificuldades.
Você tem cuidado de sua vida espiritual?
Não deixe cuidar de você mesmo!
COMPARTILHE esta Pregação:

2 COMENTE!

Irmão Pr. Welfany,
Realmente, nos movemos tanto na obra do Senhor que se não tomarmos cuidado com nossa própria vida espiritual corremos o risco de um colapso.
Quem lida com apascentamento de ovelha sabe o quento o ritmo do trabalho na seara é absurdamente veloz. As vezes não temos tempo nem de "recostar a cabeça" como disse Jesus Cristo, especialmente se não temos muitos cooperadores.
Que Deus nos dê, além dos itens destacados nesse texto, a sabedoria em tudo, e fé.
A Paz,
Missionária Delair.

Respostas

BOM QUANDO ENCONTRAMOS ,MENSAGEM QUE NOS AJUDA NA PREGAÇAO DA PALAVRA .DEUS VOS ABENÇOE

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!