8

Vencendo o medo

-Tema: MEDO
I João 4.18
-Introdução: O medo está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Existem vários níveis de medo, desde a noção de perigo diante de algum risco, até o complexo, pavor, fobia ou síndrome do pânico. O medo sempre é baseado num exagero ou numa mentira de satanás para aprisionar as pessoas. Por isso é preciso desmascarar estas mentiras com a verdade da Palavra de Deus, que liberta (João 8.32).
Alguns tipos de medo são:
     -Simples: medo de insetos, de chuva, do escuro, etc.;
     -Contextual: assaltos, acidente de trânsito, de uma doença, etc.;
     -Sentimental: decepção amorosa, lembranças do passado, do futuro, etc.;
     -Espiritual: da morte, de pessoas que já morreram, fantasmas, etc.;
O medo é algo natural ao ser vivo como senso de sobrevivência, mas não pode dominar a pessoa. Contudo, não nascemos com medo de coisas que não conhecemos. Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa.
Como vencer o medo?
Vamos aprender o que a Bíblia ensina para vencer o medo:

1- Confiando na Palavra de Deus: Isaías 41.10
A Bíblia traz a expressão “não temas” 365 vezes, ou seja, uma para cada dia do ano. Toda vez que Deus se comunicava com seus servos pessoalmente ou por um anjo, iniciava sua conversa com esta expressão.
Grandes homens de Deus como Josué, basearam toda sua vida confiando na Palavra de Deus que ecoava em sua mente “não temas” (Josué 1.9) e por isso foi vitorioso em todas as suas batalhas.
Não ter medo é uma questão de confiar na Palavra de Deus que promete proteção, segurança e consolo. Uma pessoa sozinha tende a ter medo facilmente, mas se estiver bem acompanhada não teme. Por isso Jesus nos prometeu que “eis que estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mateus 28.20).
Você tem confiado na Palavra de Deus?
Confie nas promessas do Senhor para sua vida!
                              
2- Buscando a Deus em Oração: II Reis 6.15-19
O profeta Eliseu orou por Geasi quando este ficou cheio de medo percebendo que estavam cercados de inimigos. Imediatamente Geasi enxergou um exército de Deus guardando sua vida e também Eliseu. Quando teve esta visão espiritual, Geasi perdeu todo o medo e passou a confiar em Deus.
Através da oração podemos pedir a Deus o discernimento espiritual para perceber a proteção garantida do Senhor sobre nossas vidas. Na oração sentimos a presença do Senhor mais perto de nós e o medo é vencido pela certeza de proteção do Senhor.
Você tem buscado a Deus em oração?
Ore a Deus e confie na Sua proteção!

3- Recebendo o Espírito Santo: João 20-19-22
Após sua ressurreição, quando Jesus surpreendeu seus discípulos com uma aparição surpresa, encontrou-os cheios de medo. Por isso, o Senhor Jesus disse duas vezes “paz seja convosco” e para fortalecer “soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (v.22).  A alegria tomou o lugar do medo e a presença do Espírito Santo em suas vidas seria a garantia de que poderiam vencer o medo.
O medo surgiu junto com o pecado quando o homem abandonou a Deus, se escondendo de sua presença (Gênesis 3.8), mas quando a pessoa aceita a Jesus e recebe o Espírito Santo, não sente-se mais sozinho e tem a confiança que precisa para vencer o medo.
Você já recebeu o Espírito Santo?
O poder do Espírito Santo te protege do medo!

Você pode vencer o medo!
-CONCLUSÃO: II Timóteo 1.7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação
Alguns exemplos bíblicos de pessoas que venceram o medo são:
Isaque no momento que seria sacrificado por seu pai e foi livrado por Deus;
Elias venceu os profetas de Baal, fugiu de Jezabel e se escondeu na caverna;
Davi enfrentou o leão, o urso e derrotou o gigante em nome do Senhor;
Misael, Hananias e Azarias na fornalha de fogo com o quarto homem;
Daniel orou na cova dos leões e foi guardado por Deus.
O livro de Salmos traz algumas orações mostrando alguns fatos que um verdadeiro cristão não precisa temer:
         -Más notícias: Salmos 112.7
         -Fenômenos naturais: Salmos 46.2-3
         -De pessoas: Salmos 108.12,13
         -Inimigos ou perigos: Salmos 27.3
Para vencer o medo é preciso confiar na Palavra de Deus, buscar a Deus em oração e receber o Espírito Santo. Faça um propósito com Deus para vencer o medo e quando se deparar com aquilo que teme, enfrente com o “escudo da fé” (Efésios 6.16). Exercite sua fé lembrando-se de textos da Palavra de Deus, orando ao Senhor e pedindo que a presença do Espírito Santo revista sua vida de confiança.
Creia que Deus te ama e nada poderá te separar deste amor (Romanos 8.35-37), um amor tão perfeito e tão forte que “lança fora todo medo” (I João 4.18). A força do amor de Deus é muito maior do que qualquer medo.
O que você tem medo? Você quer vencer o medo?
O amor de Deus é perfeito e lança fora todo medo!
COMPARTILHE esta Pregação:

8 COMENTE!

perfeito so jesus tem colocado santos para abençoar com palavra de poder eterno que Deus possa contar sempre com estes santos na terra que Jesus nos abençoe!

Respostas

Muito bom! só posso dizer,obrigado Jesus por tudo,e mais que há de vim.

Respostas

perfeito!!!!1

Respostas

muito bom benção palavra poderosa ,que Deus continue o usando obrigado

Respostas

Que o Senhor abençoi ricamente, pois é uma palavra muito abençoada.

Respostas

Só tem medo quem nao tem Deus no coração,

Respostas

Acho imprudente dizer que somente tem medo quem nao tem Deus no coracao. Sou evangelica a vida inteira, sou adoradora, amo meu Deus, confio nele, o tenho em meu coração, porém, as vezes sou atribulada pelo medo. Estou vencendo diariamente com a ajuda de Deus e de pessoas abençoadas que inpiradas por Ele escrevem textos que nos incentivam a confiar ainda mais em DEUS.

Respostas

José diácono muito bom o estudo, confesso que tenho medo.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!