4

O significado permanente do Natal

-Tema: NATAL
Isaías 9.1-7
-Introdução: O anúncio do nascimento de Jesus é o ponto inicial do Plano de Salvação que Deus formou para a humanidade. Por isso devemos pregar sobre o Natal, independente da data. Infelizmente o significado do Natal foi corrompido pelo comércio e tradições que celebram de tudo, menos a vinda do Salvador ao mundo.
Já imaginou se na história bíblica não houvesse o fato do nascimento de Jesus? Ficaria faltando um ponto principal no plano de salvação. Então, se deixarmos de falar sobre isso, omitimos algo que a Bíblia fez questão de relatar com detalhes para nos mostrar o significado deste momento.
O Natal deve ser um tempo para a família estar juntos, mas é imprescindível a presença de Jesus. Celebrar o Natal sem falar de Jesus seria como ir a uma festa de aniversário sem o aniversariante. Aproveite este momento para anunciar a salvação em Jesus para sua família.
Qual é o significado do Natal?
Vamos aprender com a profecia de Isaías sobre o nascimento de Jesus, qual é o significado permanente do Natal:

1- Luz: v.1,2 “o povo que andava em trevas viu grande luz”
Isaías declara de maneira profética que quando o Messias viesse haveria luz para aqueles que estavam em trevas. Até a vinda de Jesus ao mundo, a humanidade vivia em escuridão e temor, mas desde que nasceu trouxe “a verdadeira luz que vinda ao mundo, ilumina todo homem” (Lucas 1.9). A luz de Jesus é o maior brilho do Natal.
Natal é um tempo de luz não por causa das milhares de lâmpadas que enfeitam as cidades e sim porque Jesus é o Salvador e esta boa notícia deve ser anunciada como oportunidade gratuita aqueles que viviam sem esperança. Este período é uma oportunidade de falar das Boas Novas levando luz às pessoas ao nosso redor.
Aproveite o Natal para levar Luz às pessoas que não conhecem a Jesus!
                              
2- Alegria: v.3 “tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste”
O texto cita a palavra alegria três vezes apenas neste versículo. O profeta Isaías imagina o dia da vinda do Messias como o dia mais alegre que já houvesse em todos os tempos. Contudo não é uma alegria passageira e sim algo que aumenta a cada instante.
Lamentavelmente criou-se um paradigma sobre o Natal em que a alegria se baseia nas festas. Entretanto muitas pessoas passam esta data de maneira triste e solitária ficando desiludidos. A alegria do Natal deve ser muito além de tudo isso. Ao invés de nos alegrarmos por ter comida farta, roupas novas e presentes, podemos também nos alegrar ao abençoar aqueles que não têm condições para isso visitando aqueles que estão enfermos, órfãos, idosos e pessoas desamparadas.
Neste Natal leve alegria para pessoas que estão sofrendo!

3- Justiça: v.4,5 “tu quebraste o jugo que pesava sobre eles”
O profeta Isaías expressa estas palavras como um alívio de quem estaria sentindo dores. O povo de Deus havia passado por tantas lutas e dominado por tantos imperadores cruéis que não aguentavam mais a injustiça. A vinda do Messias traria então a justiça definitiva que tanto esperavam e acabaria com as guerras chegando até a queimar as ‘botas do guerreiro’ e as ‘vestes sujas de sangue’ (v.5) para não deixar nem lembrança das injustiças do passado.
Antes de gastar com festas precisamos pensar se temos contas a pagar para não acumular dívidas injustas para o próximo ano. Também podemos desfazer de ‘botas e vestes’ que não nos servem mais para ajudar quem estiver precisando. Fazer justiça é fazer coisas corretas e honestas, além de recompensar quem precisa de ajuda.
O Natal é tempo de fazer justiça!

4- Paz: v.6,7 “Príncipe da paz; para que se aumente o seu governo e venha paz sem fim”
Durante séculos de guerras intercaladas por períodos breves de paz, o profeta Isaías anuncia que chegaria um tempo de “paz sem fim” porque viria aquele que é o Príncipe da Paz. Não existe notícia mais bonita do que esta. Como uma bandeira branca estendida para anunciar o fim da batalha, o Evangelho anuncia a paz para quem está sofrendo.
No mundo existem mais de sete bilhões de pessoas que estão lutando todos os dias e procuram paz para suas vidas. A cada dia uma nova luta ou dificuldade a ser vencida. Estas vidas precisam de alguém que lhes anuncie a paz e que sua luta foi terminada pelo Príncipe da Paz que veio ao mundo para dar tranquilidade ao seu coração, mesmo diante das dificuldades da vida. Também é uma oportunidade de acabarmos com as guerras e perdoar nossos inimigos para que haja paz.
O Natal é o momento de declarar paz!
Celebre o Natal Verdadeiro!
-CONCLUSÃO: Romanos 14.17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo
Não deixe que o Natal se resuma numa festa comum. Jesus não veio ao mundo para que marcássemos uma data especial em nosso calendário (talvez seja por isso que não nos permitiu saber que dia nasceu). Nem mesmo para que façamos uma mesa farta de comidas e bebidas. Ele veio ao mundo para trazer sua Luz, sua Alegria, Justiça e Paz.
A festa do Natal se torna mais bela e quando sabemos seu verdadeiro significado. A presença de Jesus é a condição fatal para que o Natal seja verdadeiro. Jesus deixou claro  que estaria presente através “dos pequeninos” (Mateus 10.42) então devemos procurar ajudar as pessoas neste momento.
O Natal significa anunciar a Luz de Jesus para quem vive nas trevas sem esperança. Alegria para quem está sofrendo. Justiça para quem está sendo injustiçado. E Paz para todos que estão lutando.
Celebre o Natal verdadeiramente!
COMPARTILHE esta Pregação:

4 COMENTE!

Deus continue te abençoando estimado pastor,amo muito suas mensagens elas são puras revelações de Deus.

Respostas

Excelente sermão, muito claro .

Respostas

gostei muito...

Respostas

Muito bom, obrigado Deus por usar o Pastor nessa bonita e útil pregação. Pretendo compartilhar em minha igreja essa semana. Deus abençoe a todos e feliz verdadeiro Natal.

Respostas

Postar um comentário

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!