Quem é quem na Igreja

-Tema: IGREJA


Atos 1.8 "Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra."

-IntroduçãoO texto de Atos 1.8 afirma que quem recebe o Espírito Santo se torna testemunha de Jesus por onde quer que for. Sem testemunhar o evangelho de forma viva não podemos ganhar vidas para Deus. 

Tenho boas e más notícias. Qual você quer ouvir primeiro?
BOA NOTICIA: Deus ama a sua vida e a todos que você conhece!
MÁ NOTICIA: desprezamos o amor de Deus quando não amamos ao próximo.

O versículo áureo da Bíblia: João 3.16 diz que devemos evangelizar "porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Será que ‘todo aquele’ já ouviu falar do amor de Jesus? Se você ouviu então deve falar de Jesus para outras pessoas.

Você sabe qual é a sua identidade espiritual?

Vejamos 4 coisas que já sabemos e precisamos cumprir:

1) O que é EVANGELHO?

Lucas 2.10,11 "O anjo, porém, lhes disse: — Não tenham medo! Estou aqui para lhes trazer boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo: é que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor."

Evangelho é novidade ou a boa notícia de Deus para todos.
O termo EVANGELHO não surgiu através dos cristãos, já era um termo conhecido na época de Jesus. Quando CEZAR, o imperador romano, era vitorioso em suas batalhas e ao publicar um decreto enviava mensageiros que saíam por todas as suas províncias e aonde chegavam gritavam: "Evangelho de César!", ou seja: "Boas notícias de Cezar!". O termo foi assimilado pelo cristianismo primitivo. Jesus é o verdadeiro Rei e de toda a terra (e não César) e a boa notícia é que deu sua vida pela salvação dos homens.
Quando vivemos o “evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16), tudo se faz novo em nossa vida e sempre temos uma boa notícia de Deus. Não podemos esquecer que o evangelho é algo simples e por complicá-lo é que muitas vezes não o vivemos, pregamos e vidas não se convertem (leia II Coríntios 11.3).
Você já ouviu a Boa Nova do Evangelho?
Jesus tem boas notícias de salvação para sua vida!

2) Quem é EVANGÉLICO?

Mateus 9.9 "Quando Jesus saiu dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e lhe disse: — Siga-me! Ele se levantou e o seguiu."

Evangélico é a pessoa que conhece e aceita essa Boa Nova.
Como Mateus fez, precisamos aceitar o chamado do Mestre imediatamente deixando tudo se for preciso. Damos a nossa vida pra Jesus não só quando nos convertemos, mas também quando entregamos nosso viver para sua obra.
O mundo está cheio de más notícias de perdição, mas um verdadeiro cristão deixa o mundo e assume a Boa Nova como parte de sua vida. Ser evangélico é vestir a camisa do evangelho de Jesus assumindo ser um verdadeiro cristão.
Apenas gostar de música gospel e participar de eventos ou shows gospel não garante que a pessoa seja um evangélico. A forma de viver do evangélico demonstra sua semelhança com Jesus.
Você é um evangélico?
Deixe o mundo e assuma sua fé!

3) O que é EVANGELIZAR?

João 1.40-42 "André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. Ele encontrou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: — Achamos o Messias! (“Messias” quer dizer “Cristo”.) E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: — Você é Simão, filho de João, mas agora será chamado Cefas. (“Cefas” quer dizer “Pedro”.)"
Evangelizar é contar essa boa notícia para aqueles que não a conhecem.
João Batista anunciou para seus discípulos que Jesus era o Cordeiro de Deus (João 1.29), então André foi seguir Jesus e chamou Pedro, depois Felipe chamou Natanael para conhecer a Jesus. Deste modo devemos falar de Jesus para todos que conhecemos.
Um ditado popular diz que ‘notícia ruim anda rápido’. Quando alguém fica sabendo de um 'furo' ou uma bomba corre e conta pros outros. O povo brasileiro tem uma cultura fofoqueira, talvez por isso, o sucesso dos Realities shows. A TV explora as notícias ruins de forma sensacionalista. Por isso estamos acostumados com más notícias.
Como evangélicos não podemos nos conformar a isso. Precisamos contar para as pessoas aquilo que sabemos sobre Jesus. Só quem conhece uma Pessoa pode apresentá-la a outra. Porque a melhor notícia do mundo demora tanto para sair de nossos lábios? Porque muitas vezes estamos ocupados divulgando as más notícias do mundo.
Você tem evangelizado?
Conte uma Boa Nova para alguém!

4) Quem é EVANGELISTA?


Mateus 10.5-8 "Jesus enviou esses doze, dando-lhes as seguintes instruções: — Não tomem o caminho que leva aos gentios, nem entrem nas cidades dos samaritanos,mas, de preferência, procurem as ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, preguem que está próximo o Reino dos Céus. Curem enfermos, ressuscitem mortos, purifiquem leprosos, expulsem demônios. Vocês receberam de graça; portanto, deem de graça."

Evangelista é a pessoa que além de conhecer, divulga essa boa nova.
Jesus enviou primeiramente seus doze discípulos chamando-os de apóstolos (enviados), mas “depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir (Lucas 10.1). Então o grupo de evangelistas de Jesus cresceu de 12 para 70.
Interessante notar que somente os 4 escritores dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são chamados de EVANGELISTAS, embora Marcos e Lucas não fossem diretamente discípulos de Jesus. Isso mostra que a evangelização é tarefa de todos.
Cada cristão é um evangelista! A Igreja alcançou o mundo não através de iniciativas da instituição ‘igreja’ e sim de pessoas leigas que para onde iam levavam a sua fé.
Temos a terrível mania que querer que tudo seja INSTITUCIONALIZADO e deixamos de fazer naturalmente a nossa tarefa cristã esperando decisões de uma organização eclesiástica.
Você é um evangelista?
Fale de Jesus para as pessoas!

Cumpra o seu papel na Igreja!

Conclusão



Falar sobre evangelização na igreja virou rotina, mas a 'moda' de evangelizar ainda não pegou. Certa vez ouvi uma frase que dizia ‘um coração que aceitou a Jesus é um coração missionário e um coração que ainda não aceitou a Jesus é um campo missionário’. Da mesma forma que um dia aceitamos o evangelho devemos também aceitar a tarefa da evangelização.

Precisamos seguir estes quatro passos:
-Evangelho é a Boa Nova de Salvação;
-Evangélico é quem assume a fé cristã;
-Evangelizar é a tarefa de anunciar Jesus;
-Evangelista é quem cumpre o chamado missionário.

Uma pessoa pode ouvir o Evangelho e não se tornar Evangélico. Mesmo uma pessoa que se diz Evangélica, se  não cumprir sua tarefa de Evangelizar não será um Evangelista.

Aceite o Evangelho e torne-se um Evangélico!

Evangelize e seja um Evangelista!




Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.
88 páginas 14x21
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp