Aliança de Deus com Jacó

Tema: ALIANÇA COM DEUS

pregação aliança com Deus Jacó

Levítico 26.42 "então, me lembrarei da minha aliança com Jacó, e também da minha aliança com Isaque, e também da minha aliança com Abraão, e da terra me lembrarei."

Introdução: Todas as Alianças bíblicas partiram de Deus para com o homem. Por isso a Palavra de Deus sempre declara que o Senhor nunca se esquece de sua Aliança. A Aliança Abraâmica estava sobre a família de Abraão através de seu filho Isaque e seus netos Esaú e Jacó. Contudo, foi através de Jacó que esta Aliança continuou de maneira mais profunda. Por isso, Jacó também precisou fazer uma Aliança com Deus. Na verdade ele confirmou a Aliança de seu avô Abraão.
Muitos pais fazem uma Aliança com Deus, mas é importante que seus filhos também queiram ter este pacto. Quando a Palavra de Deus diz “crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16.31) significa que toda a família precisa crer para ser salva. Não podemos viver a Aliança dos outros, é preciso fazer isso pessoalmente.

Você tem uma Aliança pessoal com Deus?

Vamos aprender como Jacó fez uma Aliança pessoal com Deus:

1- Aliança de FIDELIDADE: Gênesis 28.10-22

Neste momento Jacó estava fugindo de seu irmão Esaú devido a uma desavença entre eles, onde Jacó trapaceou seu irmão. Talvez Jacó pensasse que tudo o Deus tinha prometido à sua família tinha terminado ali, mas o Senhor teve misericórdia dele. Assim Jacó também fez uma Aliança com Deus para que sua vida fosse abençoada pelo Senhor.

Alguns atos que caracterizam este encontro como confirmação da Aliança Abraâmica:
         -A Promessa de Deus (v.13-15), sobre toda sua descendência;
         -O Altar que ergueu (v.18,19), para oferecer sacrifício, como Noé fez;
         -O Dízimo (v.20-22), em fidelidade e gratidão, como Abraão fez.

Muitas vezes estamos como Jacó pensando que não vamos mais conseguir e cansados de caminhar, debruçamos sobre as pedras que encontramos no caminho. Mas Deus nos lembra que a sua Palavra ainda está de pé e o que prometeu há de se cumprir. Devemos erguer um Altar ao Senhor em nossos corações. E como Jacó que manteve o compromisso de Abraão em dar o Dízimo, também devemos ser fiéis ao Senhor.
Você tem sido fiel ao Senhor em sua Aliança?
Faça um compromisso pessoal com Deus!
                              

2- Aliança de VITÓRIA: Gênesis 32.22-32

Jacó ainda teve outro encontro com Deus para fortalecer sua intimidade com o Senhor. Depois do último encontro ele ainda teve vários problemas familiares. Precisou se reconciliar com seu irmão Esaú e principalmente com seu sogro Labão. Então recomeçou uma nova vida depois que atravessou o vau de Jaboque, onde lutou com Deus. Na verdade cremos que Jesus pré encarnado se encontrou com Jacó para abençoá-lo (Oséias 12.3,4).
Jacó precisou lutar para receber a vitória. Estava no Jaboque, lugar de ‘luta’, mas aquele local se tornou Peniel porque contemplou a ‘face de Deus’.

Este encontro foi uma preparação para a Aliança:
         -A Bênção (v.26 e 29), Jacó sabia que precisava ser abençoado;
         -Novo Nome (v.27,28), não Jacó ‘o trapaceiro’ e sim Israel ‘o príncipe’;
         -Sinal Visível (v.25, 31,32), ficou mancando para ter uma marca em seu corpo.

Quando você estiver passando por um vale, faça como Jacó, lute com Deus implorando sua bênção. Precisamos parar de ser espertos para resolver nossos problemas para sermos príncipes recebendo a herança e a vitória que Deus nos dá. Busque a face de Deus e você vencerá.
Você está passando por uma luta?
Faça uma Aliança de Vitória com Deus!

3- Aliança de CONVERSÃO: Gênesis 35.1-15

A partir deste terceiro encontro com Deus, a vida de Jacó foi transformada porque ele firmou verdadeiramente uma Aliança com Deus. Ele havia prometido voltar a Betel, onde prometeu edificar um lugar de adoração, mas havida passado muito tempo e ainda não tinha voltado. Antes disso precisou santificar sua família mostrando sua completa libertação do passado e do pecado.

Algumas marcas deste encontro para uma Aliança de Conversão foram:
         -Arrependimento (v.2-4), tirando todos os deuses estranhos;
         -Mudança De Nome (v.10), lembrando-lhe que seria chamado Israel;
         -Bênção (v.11,12), promessa de receber a bênção de Abraão;

Se quiser ter uma aliança pessoal com Deus precisa tirar tudo de sua vida que te impede de servir ao Senhor, assumir sua nova identidade como filho de Deus e receber a bênção que Deus tem para sua vida. Talvez Deus esteja te chamando para voltar para Betel, que é a Casa de Deus para cumprir seu compromisso com Ele.
Sua vida já foi totalmente transformada por Deus?
Aliança de Conversão mudará sua vida!

Faça uma Aliança pessoal com Deus!

CONCLUSÃO: v.14

Para confirmar sua Aliança, Jacó precisou:
-Restaurar o Altar, em Betel lugar reservado para a Casa de Deus;
-Oferecer uma libação, como oferta ao Senhor (provavelmente vinho);
-Derramar o óleo, para renovar sua unção.

Talvez você seja como Jacó e vem tendo várias experiências com Deus, mas ainda não firmou pessoalmente uma Aliança com o Senhor. Então é hora de restaurar o altar de sua vida, oferecer seu melhor para Jesus e receber a unção do Espírito sobre você.
Esta Aliança Pessoal com Deus te leva a ser FIEL em tudo, VITORIOSO nas lutas e CONVERTIDO totalmente ao Senhor.
Gostaria de fazer uma Aliança Pessoal com Deus?

Deus quer uma vida de compromisso!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp