Juventude Radical

Tema: JUVENTUDE

Jovem mão estendida

II Reis 5.20-27

Introdução: Vivemos em um tempo de sincretismo religioso. Os valores estão sendo trocados, de maneira que o que é certo se tornou errado e o erro se tornou o padrão de conduta. Os jovens cristãos muitas vezes têm vergonha de assumir sua espiritualidade e buscar santidade, porque temem ser excluídos de seu grupo de amigos.
Deus é radical! Quando criou todas as coisas, “viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas” (Gênesis 1.4). Jesus foi firme ao declarar que não existe mais ou menos e ensinou que “seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mateus 5.37). A Igreja também deve ser radical contra o pecado, porque se “és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3.16).
Geazi foi um jovem que viveu com o profeta Eliseu para ser seu discípulo, mas não se tornou um profeta como seu mestre. Isso porque Geazi não tomou algumas posturas radicais que um servo de Deus deve tomar, principalmente quanto ao pecado. O triste exemplo de Geazi é um alerta para os jovens não brincarem com o pecado.

Como ser um jovem radical contra o pecado?

Vamos aprender com o exemplo de Geazi, algumas coisas que o jovem deve ser radical quanto ao pecado:

1- Radical no que fala: II Reis 4.11-14

Quando o profeta Eliseu quis abençoar a mulher que lhe dava acolhida, o jovem Geazi, mesmo sem lhe perguntarem, respondeu insinuando que ela precisava ter um filho. Fez isso enfatizando a incapacidade da mulher e seu marido. Um verdadeiro profeta não enfatiza o problema e sim anuncia a resposta de Deus.
Aqui vamos destacar a vontade de Geazi em ser profeta. Mas precisava se definir, se apenas andaria com um profeta ou se realmente seria um profeta. Eliseu foi discípulo de Elias e se tornou um profeta maior que seu mestre, mas Geazi não se tornou um profeta porque não tomou esta posição.

Você jovem, precisa tomar uma decisão de maneira radical:
-você tem andado com profetas?
-você quer ser um profeta?

Um jovem radical, não joga conversa fora, mas profetiza as bênçãos de Deus.
Decida radicalmente ser um profeta de Deus!

2- Radical no que acredita: II Reis 4.25-31

Algum tempo se passou e o filho da mesma mulher passou mal e morreu. O profeta Eliseu mandou Geazi ir encontrar com a mulher e perguntar por seu filho, mas Geazi foi sem muito interesse, por isso a mulher não lhe deu crédito. Eliseu lhe deu o seu bordão e mandou colocar sobre o menino morto, Geazi foi afoito e fez o que mandou, porém sem a fé necessária. Prova disso é que nem esperou e logo retornou para contar que nada aconteceu.
Esta poderia ser a primeira oportunidade de Geazi como profeta, vivenciar um milagre através de sua vida. Contudo era muito curioso e apressado. Não tinha fé. Apenas via o milagre acontecer, mas não tinha fé para isso.

Jovem, pense se você tem sido radical naquilo que acredita:
         -você já presenciou milagres de Deus em sua vida?
         -Você vive pela fé ou por curiosidade?

Um jovem radical não deixa de acreditar no milagre por pura curiosidade.
Exercite sua fé de maneira completa e radical!

3- Verdade Radical: II Reis 5.20-22

Depois que o general Naamã foi curado, ofereceu presentes ao profeta Eliseu, mas este não aceitou nenhuma forma de recompensa. Depois que já ia embora, o jovem Geazi inventou uma mentira dizendo que seu mestre precisava das vestes que tinha oferecido. Então Geazi ganhou vestes e dinheiro, mas junto veio a doença de Naamã e Geazi ficou leproso.
Esta mentira foi a ruína na vida de Geazi e o mesmo tem acontecido na vida de tantos jovens. Uma ilusão ou sofisma do inimigo tenta “enganar, se possível, os próprios eleitos” (Marcos 13.22). Por isso o jovem radical deve se alimentar a cada dia da verdade da Palavra de Deus (João 17.17).

Reflita pessoalmente se você é um jovem radical com a verdade:
         -você é radicalmente contra a mentira?
         -alguma vez você omite a verdade de alguém?

Um jovem radical não aceita nenhuma mentira em sua vida e fala a verdade a qualquer preço, mesmo que seja dolorosa.
Seja um jovem radical na verdade!
    

4- Radical com os valores: II Reis 5.23-24

O erro de Geazi em mentir não ficou somente em palavras, ele teve atitudes desonestas. Ele se apoderou de coisas que não lhe eram de direito e guardou tudo para si em sua casa. Se fosse para seu mestre, teria levado para ele, mas como não era, escondeu para si.
Muitos jovens hoje têm caído em desgraça porque estão tocando em coisas ilícitas. As drogas são um exemplo de coisas que basta o jovem tocar uma vez e ele fica preso para sempre. Como saber o que é de Deus e o que é do diabo? Tudo que é da vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável” (Romanos 12.2) e obra do diabo é “roubar, matar e destruir” (João 10.10).
Se você quiser ser um jovem radical contra o pecado deve fazer um voto de nunca pegar em nada que Deus não te autorize primeiro porque “todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas” (I Coríntios 6.12).  Nunca aceite nada ilícito ou desonesto, nem se te pagarem por isso.

Então reflita se você está sendo radical no que toca:
         -existe algo em seu poder, mas que não te pertence?
         -você ora antes de tomar suas decisões ou já pega sem pedir a bênção de Deus?

Um jovem radical não faz nada sem antes pedir a orientação de Deus para sua vida e não toca em nada nem ninguém sem a ordem de Deus.
Não faça nada sem primeiro pedir a bênção de Deus!

5- Radical com segredos: II Reis 5.26-27

Depois de fazer tudo isso, Geazi ainda achava que ninguém descobriria seu segredo. Chegou a afirmar ao profeta Eliseu que não tinha ido a lugar nenhum. Contudo o profeta tinha conhecimento de tudo que tinha feito.
Todo jovem tem seus segredos pessoais que só compartilha com pessoas que confia muito. Há ainda coisas que não tem coragem de contar para ninguém. Mas a Palavra de Deus declara que “nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido” (Lucas 12.2). Um dia todos os segredos, por mais seguros que sejam, serão revelados. Por isso, é importante o jovem ter uma vida aberta e transparente.
Um jovem radical não guarda segredos se seus pais e ainda confia num conselheiro espiritual ou pastor para orientar sua vida cristã. Se tiver que fazer algo escondido é melhor não fazer, pois no mundo “o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Efésios 5.12).

Pense radicalmente sobre seus segredos:
         -existe algum pecado oculto, ou não confessado em sua vida?
         -você tem feito algo escondido, pensando que ninguém vê?

O jovem radical sabe que “os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons” (Provérbios 15.3) e que um dia o Juízo de Deus se estabelecerá para mostrar tudo, então vive sob a verdade da Palavra de Deus que liberta de todo pecado (João 8.32).
Não esconda nada de Deus, Ele já vê tudo!

6- Visão radical: II Reis 6.14-17

Certa vez a casa do profeta Eliseu foi cercada por um exército que queria prendê-lo. Geazi acordou pela manhã e quando abriu a porta levou um tremendo susto ao ver que estavam cercados. Mas o profeta Eliseu orou por ele pedindo ao Senhor que abrisse seus olhos espirituais. Então Geazi viu um exército de anjos muito maior que os protegia.
A visão é uma das entradas da alma. Grande parte do que somos provém do que vemos em nosso dia a dia. Muitos jovens hoje caíram no mundo do vício porque cresceram vendo o vício como fonte de prazer. A prostituição também é divulgada pela pornografia que registra o pecado na mente dos jovens. A violência é algo ensinado pelo TV todos os dias e milhares de jovens estão seguindo o exemplo do que aprenderam.
Bem disse o sábio que “os olhos não se fartam de ver” (Eclesiastes 1.8), por isso o jovem radical deve cuidar do que vê. É preciso selecionar bem os programas que assiste e os sites que visita, porque tudo isso vai enchendo o coração e pode tanto te contaminar como te abençoar. Ore pedindo ao Senhor que te dê discernimento e faça um propósito de “não porei coisa injusta diante dos meus olhos” (Salmos 101.3).

Medite radicalmente sobre o que você tem visto:
         -os programas e sites que assiste edificam sua vida ou te contaminam?
         -existe algo que você viu, que ficou gravado na sua mente?

O jovem radical precisa buscar visão espiritual (II Coríntios 5.7) e ser espiritual em tudo “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14).
Jovem, peça a Deus para abrir seus olhos espirituais!

7- Oportunidades radicais: II Reis 8.4,5

O tempo passou e já mais velho, Geazi foi conhecido como o discípulo do grande profeta Eliseu, mas nunca foi um profeta. O rei mandou chama-lo para contar os milagres operados através de Eliseu. Ele teve grandes oportunidades, mas perdeu muitas delas ficando apenas como expectador dos acontecimentos. Presenciou milagres grandiosos, mas não deixou Deus realizar milagres em sua vida.
O autor Augusto Curi diz que não podemos ser vítimas de tudo que acontece, mas devemos ser protagonistas de nossa própria história. A vida é cheia de oportunidades e um jovem sábio aproveita cada oportunidade que a vida lhe oferece. Se não o tempo passa e não consegue realizar seus sonhos.
Muitos jovens têm gastado suas vidas vendo o tempo passar e não aproveitam as oportunidades que a vida lhes oferece. Vêm coisas acontecerem na vida dos outros e se torna apenas um coadjuvante de sua própria história. Existem oportunidades que temos uma vez só em nossas vidas e não voltam nunca mais, por isso não podemos perder nenhuma chance sabendo que “de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7).

Medite radicalmente sobre as oportunidades que tem em sua vida:
         -você tem aproveitado bem o tempo?
         -o que você tem construído para seu futuro?

Um jovem radical não perde tempo, principalmente para Deus. Aproveite cada oportunidade que tiver de ser abençoado e abençoar outros.
Aproveite radicalmente as oportunidades da vida!

Seja radical contra o pecado!

CONCLUSÃO

A vida de Geazi é um grande exemplo de como o jovem não deve ser. Se Geazi tivesse tomado posturas mais firmes em suas decisões, certamente tudo seria diferente. Por isso, jovem você precisa assumir uma postura radical quando ao pecado desde já.

Algumas coisas para ser um jovem radical:
         -no que fala, assumindo palavras de bênção e não maldição;
         -no que acredita, alimentando sua fé a cada dia;
         -na verdade, fugindo de toda mentira e engano;
         -com os valores, nunca aceitando nada desonesto;
         -com os segredos, cuidando de não ter nada oculto em sua vida;
         -em sua visão espiritual, alimentando a mente com coisas saudáveis;
         -nas oportunidades, aproveitando cada chance que tem na vida.

Você gostaria de ser um Jovem Radical?
Rejeite o pecado e aceite a vontade de Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


e-book cura da depressão

E-book: A Cura da Depressão: uma resposta bíblica 

Quem nunca se sentiu deprimido e com vontade de fugir? Esta é a impressão que temos quando estamos deprimidos. Deus não se conforma com a depressão e nos ajuda a sair da caverna para subir o monte na presença do Senhor. Este livro se baseia na experiência do profeta Elias e apresenta um exemplo Bíblico de como Deus nos trata quando estamos deprimidos. Através destas palavras você encontrará motivação e forças para vencer a depressão.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp