O Batismo no Espírito

Tema: ESPÍRITO SANTO

pomba voando luz

"Sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor
Romanos 12.11
INTRODUÇÃO: O Batismo no Espírito é uma promessa confortadora para nós cristãos que vivemos num mundo tão conturbado. Todos nós devemos buscar esse batismo “de fogo” através da manifestação, pois somente cheios da plenitude do Espírito Santo é que podemos vencer as provações e tentações que nos rodeiam.
Da mesma forma que o batismo com água é um sinal visível de arrependimento e salvação da pessoa, o batismo no Espírito é também um sinal de que aquele que já se arrependeu e foi salvo, permanece em Cristo santificando sua vida e recebe poder para testemunhar. O batismo com o Espírito de Deus é visível através dos frutos que o cristão produz. Isso é ser cheio do Espírito Santo.

Como receber o Batismo no Espírito?

Vamos ponderar alguns fatores importantes sobre o Batismo no Espírito:

1- Buscar o Espírito Santo

“quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem” Lucas 11.13
Receber o poder do Espírito Santo é algo que deve ser almejado e buscado por todos os cristãos, sendo indispensável ao testemunho da fé, ter o coração aquecido por Deus para a missão.
Todo aquele que confessa a Jesus Cristo como Senhor de sua vida tem o Espírito Santo (I João 4.2,3). O homem ou a mulher, ao crer na justificação de seus pecados através do sangue de Jesus Cristo, tem uma experiência pessoal com o Trino Deus, recebendo então o Espírito Santo em sua vida. Na caminhada de fé, ao se santificar, a pessoa pode receber uma nova experiência, sendo cheio/a do Espírito como uma força capacitadora para testemunhar (Atos 1.8).
Você tem buscado o Espírito Santo?
Busque o Espírito Santo em consagração!

2- O Espírito Santo usa quem quer como quiser

“a manifestação do Espírito Santo é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” I Coríntios 12.7
Sabemos que a principal missão do espírito é glorificar a Jesus como Senhor em nossas vidas, sendo a sua principal obra no ser humano a de “convencer do pecado, do juízo e da justiça”. (João 16.8). Depois da conversão, o próximo passo é a santificação e o Batismo no Espírito Santo é fruto da santidade bíblica.
Não podemos determinar o que o Espírito Santo deve fazer e muito menos o que não pode fazer, pois Ele é soberano, faz o que quer, quando quer e com quem quiser. É impossível citar “fórmulas” de ser batizado no Espírito, e nem se pode determinar como ou quando o Espírito de Deus age em nossas vidas, em quem ou que tipo de pessoa Ele pode usar. Podemos identificar então uma manifestação do Espírito quando ela produz frutos proveitosos.
Você gostaria de ser usado pelo Espírito Santo?
Coloque-se a disposição para ser usado por Deus!

3- O resultado de ser cheio do Espírito Santo

“assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” Mateus 7.20
O cristão cheio do Espírito de Deus, sente e faz o que sente, crê e cumpre o que crê. Como disse João Wesley: “Que ninguém presuma descansar num suposto testemunho do Espírito que é separado de seus frutos”. O mais excelente dom é o amor, sendo a maior prova de se ter os dons do Espírito Santo.
O Espírito Santo de Deus é para nós como um elo de ligação que nos renova em nossa aliança com o Senhor e com as pessoas, sarando nossos relacionamentos nos âmbitos emocional, espiritual e social, ou seja, é uma experiência completa.
Ao sermos cheios desse Santo Espírito, somos levados a amar mais a Deus, aprendemos a amar as pessoas e a ver as pessoas de forma diferente, tendo uma visão completamente cristã acerca do mundo em que nós vivemos, principalmente com ações diferentes. Os frutos são a maior prova de que alguém está cheio do Espírito Santo (Gálatas 5.22,23).
Você tem frutos do Espírito Santo?
Produza frutos espirituais para Deus!

4- Não existe uma fórmula única para receber poder

“não apagueis o Espírito” I Tessalonicenses 5.19
Mais importante do que os fatores externos tão enfatizados em relação ao batismo com, ou no, ou do Espírito é a realidade interior, ou seja, o que importa é o que acontece, o que muda na vida da pessoa que é cheia do Espírito Santo.
Deus pode te revestir de poder de uma forma diferente que as outras pessoas, pois segundo a Palavra de Deus, até mesmo “obras maiores” (João 14.12) podemos fazer com a fé, por intermédio do Espírito Santo. Embora Jesus tenha dito que “estes sinais seguirão os que creem” (Marcos 16.17), infelizmente é comum se ver o contrário: os que creem seguir os sinais, copiando o que os outros fazem. Isso não é crer para ver e sim ver para crer. Também não é fé, é misticismo.
Como você tem buscado o Espírito?
Deixe Deus te usar como Ele quiser!

5- Cuidado com enganos

“penhor do Espírito que é para a vida e paz” Romanos 8.6
Muito emocionalismo se tem visto ao falar de batismo no Espírito Santo, porém vemos que uma experiência com Deus pode conduzir a uma emoção, mas uma emoção nem sempre conduz a uma experiência com Deus. É preciso ter muito cuidado com isso.
Infelizmente, com relação a algumas pessoas que enfatizam o batismo espiritual, o que tem marcado sua experiência não são os frutos e sim um anseio por “adivinhar” o futuro. Necessitamos ser cautelosos para não confundir o ego, os pensamentos, emoções e vontades com a ação do Espírito Santo.
Outra triste marca deixada por enganos são os modismos que têm estabelecido padrões extra bíblicos para as igrejas, dando rótulos como: avivados, renovados, pentecostais, tradicionais, frios, quentes, etc., com cultos shows que embora revestidos de alegria não conduzem ao arrependimento de pecados. Isso tem causado divisão no corpo de Cristo e confundido o mundo acerca do cristianismo, atrapalhando o testemunho da Igreja.
Sua vida espiritual é momentânea e baseada em emoções?
Deus é eterno e tudo que vem de Deus não é passageiro!

Busque o verdadeiro Batismo no Espírito! 


CONCLUSÃO 

Ser batizado no Espírito Santo é um privilégio concedido a todo cristão que crê nessa promessa tão maravilhosa. Quando aceitamos a salvação através de Jesus e somos batizados com água, somos então lavados de nossos pecados. Mas com a permanência e no caminhar da vida cristã, quando desejamos ardentemente nos santificar completamente, aí somos batizados “com fogo” (Atos 1.5Hebreus 10.13). 
Busque o Batismo no Espírito, mas deixe Deus fazer como Ele quiser em sua vida. Ele pode te dar um dom novo e diferente das outras pessoas para completar as necessidades de sua Igreja. Não fique copiando o que os outros fazem e tome muito cuidado com coisas que confundem ao invés de edificar. O mais importante é você dar frutos espirituais.
Seja cheio do Espírito Santo!

______________________________

Citações BíblicasBíblia NAA - Nova Almeira Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp