Sabedoria Espiritual

-Tema: SABEDORIA


Tiago 1.5-8
-Introdução: Conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria. Uma pessoa pode não ter estudos e mesmo assim ser muito sábia. O oposto também é verdade. Uma pessoa com formação acadêmica pode não ter sabedoria, estando enganada por seus diplomas.
   Para receber sabedoria é preciso pedir a Deus com fé e sem duvidar. Mas quem acredita também deve fazer alguma coisa como prova de sua confiança, “assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta (Tiago 2.7). Então a sabedoria deve ser buscada intensamente por cada um de nós como um tesouro a ser garimpado (Provérbios 2.4).

Você precisa de Sabedoria?

Vamos aprender como é a Sabedoria Espiritual:

1- Não é Carnal: I Coríntios 2.6-16

Em primeiro lugar, a Sabedoria Espiritual não é algo da carne ou da natureza humana. O homem ou a mulher sem a presença do Espírito Santo vive de maneira natural, segundo seus instintos quase como um animal. A própria pessoa não consegue compreender seus atos se não tiver esta sabedoria.
As vontades da carne lutam contra o que é espiritual (Marcos 14.38). Sabemos que não podemos comer algo, mas deixamos o desejo da carne falar mais alto e nos entregamos. Isso prova que a verdadeira sabedoria não é algo quem venha na genética e sim precisa se buscada intensamente na sua verdadeira fonte que é em Deus.
Sua carne está fraca?
Fortaleça o seu espírito!

2- Não é Mundana: I Coríntios 3.18-20

A segunda característica da Sabedoria Espiritual é que não é como a sabedoria deste mundo. Os ditados e costumes populares trazem conselhos importantes para a vida cotidiana, contudo são pequenos diante da profundidade da Sabedoria Espiritual.
Por mais experiência de vida que alguém possa ter, ainda precisa buscar o discernimento espiritual para entender o que é invisível aos olhos humanos. Nem todos os livros deste mundo contêm a sabedoria revelada por Deus através do seu Espírito (João 21.25).
Já se enganou com a sabedoria do mundo?
A sabedoria espiritual é baseada na verdade!

3- Não é do Mal: Tiago 3.13-18

Outro aspecto da Sabedoria Espiritual é que vem do próprio Deus e por isso não pode ter nenhum mal. O texto deixa claro que se alguém pensa ser sábio, mas tem qualquer tipo de sentimentos maus, não tem a verdadeira sabedoria. Mesmo que alguém fizer a coisa certa, mas a intenção for errada, não é fruto da sabedoria. O saber espiritual não é só com a cabeça e sim com o coração.
Existe uma diferença muito nítida entre a sabedoria de Deus, que ela vem do alto dos céus e traz consigo todo tipo de bênçãos e paz. Quando alguém julga estar agindo corretamente, mas suas atitudes promovem confusão então não está agindo com a sabedoria espiritual.
Está pensando alguma coisa ruim?
Deixe Deus limpar o seu coração!

Busque sabedoria em Deus!

CONCLUSÃO

Salmos 111.10 “o temor do Senhor é o princípio da Sabedoria”
Muitas pessoas estão buscando sabedoria em lugares errados como na sua própria vontade da carne, no mundo e nas coisas más. Para alcançar a sabedoria espiritual devemos temer a Deus. Isso significa respeito e até mesmo medo de errar e cair. Então não se dixe enganar pela carne, pelo mundo e por coisas más que se disfarçam de como falsa sabedoria.
Não sabe o que vai fazer na sua vida?
Peça a Deus que Ele te dará Sabedoria!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp