A lição das quatro árvores

-Tema: VIDA CRISTÃ


Juízes 9.8-15
-Introdução: A parábola de Jotão conta sobre quatro árvores que foram convidadas para reinar sobe a floresta.  Ensina sobre as escolhas que fazemos e oportunidades que perdemos. Às vezes deixamos de ‘reinar’ para viver para nós mesmos conformando com o pouco que temos.
Jesus ensinou que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7.16-20) para mostrar a importância de frutificar em nossas vidas. O ensino de Jesus também serve para alertar que podemos discernir o que não é bom de acordo com os frutos. Os frutos das quatro árvores citadas na parábola exemplificam tipos de comportamentos e seus resultados.

Que tipo de árvore você é semelhante?

Vamos comparar as quatro árvores da parábola de Jotão com alguns tipos de frutos da vida cristã:

1- Oliveira > UNÇÃO: v.8,9

A oliveira é o pé de azeitonas. Seu principal produto é o azeite de oliva, um óleo muito saudável e saboroso.
O azeite simboliza a unção do Espírito Santo. Na Bíblia ensina a ungir os enfermos para serem curados (Tiago 5.14). Também ungia-se reis e profetas (I Reis 19.15,16) além de lugares e objetos consagrados especificamente para o culto a Deus (Êxodo 30.22-29). O azeite também era usado para untar o corpo protegendo do calor.
Frutificar semelhante à oliveira significa ter uma vida cheia de unção do Espírito Santo. Um crente ungido tem poder e autoridade de Deus para cumprir a sua missão. Sem a unção a pessoa parece que fica presa, mas quando é ungido tudo flui e se torna escorregadio para o inimigo tentar pegar.
Há unção em sua vida?
Busque o poder do Espírito!

2 – Figueira > ALEGRIA: v.10,11

A figueira é o pé de figos. O doce de figos é apreciado como um dos mais deliciosos.
A figueira representa alegria porque sua doçura traz prazer a quem experimenta. O profeta Isaías mandou o rei Ezequias colocar uma pasta de figos sobre a úlcera em sua barriga (II Reis 20.7). Provavelmente este era um remédio usado para trazer alívio às dores. O profeta Habacuque expressa que se a figueira não floresce as pessoas ficavam tristes, mesmo assim buscava satisfação em Deus (Habacuque 3.17). O próprio Jesus mostrou insatisfação quando encontrou uma figueira sem frutos (Marcos 11.13,14).
Frutificar semelhante à figueira significa ter uma vida cheia da alegria que é fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Devemos “servi ao Senhor com alegria” (Salmos 100.2), embora muitas coisas tentem nos desanimar de servir a Deus, a “alegria da salvação” nos sustenta a cada dia (Salmos 51.12).
Você tem prazer em servir a Deus?
Sirva ao Senhor com alegria!

3- Videira > COMUNHÃO: v.12,13

A videira é o pé de uvas. O vinho é o suco das uvas, uma bebida tradicional por milênios.
A videira simboliza a comunhão que “agrada a Deus e aos homens” (v.13). Uma das características do vinho é sua durabilidade, tornando-se cada vez melhor com o passar do tempo. Além disso, é muito saudável e sacia a sede, podendo ser levada em viagens pelo deserto sem perder seu valor nutritivo.
Frutificar como a videira é viver uma vida de comunhão com Deus e com os irmãos. Passamos por desertos na vida, mas não desfalecemos porque temos intimidade com o Senhor que nos sustenta. Deus também nos envia irmãos que nos ajudam quando precisamos de socorro. Neste século onde prevalece o individualismo egoísta, Viver em comunhão é um desafio possível somente através da fé, com disposição para perdoar.
Como está sua vida de comunhão com Deus e com os irmãos?
Perca a razão, mas não perca sua comunhão!

4- Espinheiro > ORGULHO: v.14,15

O espinheiro é uma árvore que produz espinhos. Os galhos do espinheiro devem ser manuseados com cuidado para não se machucar. Por causa de sua secura, a principal utilidade dos espinhos é acender fogo. Queimá-los também é uma forma de se livrar dos espinhos.
O espinheiro da parábola, imediatamente ao ser chamado para reinar, começou a fazer um julgamento arrogante dizendo que dele sai fogo para queimar quem não aceita-lo como rei.
Produzir espinhos representa plantar coisas ruins, ferindo ou queimando quem está por perto.  Pessoas excessivamente críticas e exigentes são como o espinheiro que fere e sempre está arrumando uma fogueira. Um comportamento arrogante, que faz juízo de valor, são características de plantar espinhos.
Os espinhos surgiram quando o homem pecou e Deus ordenou que nascessem “cardos e abrolhos” (Gênesis 3.18). Jesus levou espinhos sobre a cabeça para mostrar seu plano redentor até para quem seja digno de julgamento por ter plantado coisas ruins e livrando do fogo de condenação pelo pecado.
Você plantou algo de ruim?
Clame a misericórdia de Jesus!

Você colhe o que planta!

CONCLUSÃO

“ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide, o produto da oliveira minta ... todavia eu me alegro no Deus da minha salvação” Habacuque 3.17,18
Esta parábola nos ensina muito sobre a importância de frutificar. Se plantarmos coisas boas colheremos do melhor. Mas se plantarmos coisas ruins colhemos o pior, “pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6.7). Além disso, quem não planta nada também não pode esperar colheita.
Talvez você olhe como Habacuque e veja que não há frutos na figueira, nem na videira ou na oliveira, contudo deve confiar na misericórdia de Deus sobre sua vida. Então comece a semear rapidamente para colher no futuro. Se tiver plantado algo de ruim, peça perdão a Deus que te livrara das consequências ou te ajudará a enfrenta-las.

Que tipo de frutos você tem dado?

OLIVEIRA: Busque a unção de Deus!
FIGUEIRA: Receba a alegria do Espírito!
VIDEIRA: Viva em Comunhão com Deus e o próximo!
ESPINHEIRO: Evite plantar coisas ruins


SLIDE: A lição das 4 árvores 


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp