Os lugares celestiais

Tema: ORAÇÃO

estudo bíblico efésios lugares celestiais

Efésios

Introdução
:
As regiões celestiais são onde acontecem as batalhas espirituais.  O apóstolo Paulo testemunha que certa vez foi arrebatado ao “terceiro céu” (II Coríntios 12.2), referindo-se a um lugar na presença de Deus, muito acima do primeiro céu que seria a terra e do segundo céu que seria o espaço acima das nuvens. 

Na carta aos Efésios, Paulo desperta a igreja para o mundo espiritual de maneira muito profunda usando uma linguagem que desperte para o sobrenatural, como por exemplo, o termo ‘regiões’ ou ‘lugares espirituais’.

Estar nos lugares celestiais significa subir às alturas na presença de Deus. Quando oramos, mesmo de olhos fechados, estamos num plano superior. O Cenáculo significa ‘andar de cima’ que era reservado para oração (Atos 1.13 e 20.8,9). Ao subir um monte, por exemplo, estamos indo para um lugar acima dos problemas e dificuldades para buscar a Deus. 

O que acontece nas regiões celestiais?

Vamos refletir no livro de Efésios onde fala das Regiões Celestiais:

1- Lugar da BÊNÇÃO 

Efésios 1.3 “bendito Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”

As bênçãos estão nos lugares celestiais. Deus tem tudo o que precisamos por isso Jesus nos disse que “tudo quanto pedirdes em oração, crendo recebereis” (Marcos 14.22). Podemos comparar as regiões celestiais com um grande estoque de bênçãos preparadas para ser derramadas sobre quem está orando. São muitas as bênçãos que “Deus tem preparado para aqueles que o amam” (I Coríntios 2.9). Para receber a benção, precisamos ir até os lugares celestiais em oração.

Está buscando uma benção?
Sua benção está nos lugares celestiais!

2- Lugar da JESUS 

Efésios 1.20,21 “... Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o assentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado e potestade, e poder e domínio e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro”

Jesus também está nos lugares celestiais. Após ter ressuscitando, Jesus “assentou-se à direita da Majestade nas alturas” (Hebreus 1.3). Estevão viu “viu a gloria de Deus e Jesus, que estava a sua direita” (Atos 7.55). Portanto, dos céus, Jesus pode ver tudo o que se passa conosco. Isso também confirma a grandeza de Jesus acima de todas as coisas. Então quando oramos, entramos na presença de Jesus nos lugares celestiais.

Você já esteve com Jesus hoje?
Através da oração você sobe até Jesus!

3- Lugar da IGREJA

Efésios 2.6 “juntamente com ele, nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus”

Os lugares celestiais é lugar para membro da Igreja de Cristo. Quando aceitamos a Jesus como Senhor, nosso nome passa a ser escrito no livro da vida (Apocalipse 21.27) e nos tornamos ‘cidadãos dos céus’ (Efésios 2.19). Por isso podemos participar dos lugares celestiais. Cada experiência com Deus é um pouco do que viveremos na eternidade celestial (Salmos 27.13). Em momentos difíceis de nossa vida podemos subir mais alto na presença de Deus em oração. O homem carnal sente as coisas do mundo, mas o crente espiritual vive muito acima das coisas mundanas, pois “o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios 2.14) O mundo pode sentir muitos prazeres, mas somente quem conhece o Espírito Santo tem a maior de todas alegrias. 

Você já sentiu que estivesse no céu?
Há um lugar pra você no céu!

4- Lugar de SABEDORIA 

Efésios 3.10 “pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus, se torne conhecida agora, dos principados e potestades, nos lugares celestiais

A sabedoria habita nos lugares celestiais. Paulo está testemunhando que se considerava o “menor de todos”, mas alcançou o conhecimento para anunciar o evangelho através de sua vida (Efésios 3.8,9). Esta sabedoria de Paulo não vinha de seus estudos e sim de sua intimidade com Deus. Tiago também fala da “sabedoria lá do alto” (Tiago 3.15 e 17) como algo que deve ser buscado em Deus através da oração, porque “se porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá liberalmente” (Tiago 1.5). 

Em cada situação de nossas vidas podemos pedir orientação de Deus em oração. Quando entramos nos lugares celestiais em Cristo, podemos visualizar os caminhos de Deus “que são mais altos que os vossos caminhos” (Isaías 55.8,9). Esta sabedoria também se alcança através do “temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Provérbios 9.10). O conhecimento de Deus supera qualquer formação humana. Então não devemos procurar sabedoria aqui em baixo na terra e sim lá no alto a sabedoria que vem do céu.

Você precisa de sabedoria?
Peça sabedoria a Deus!

5- Lugar de BATALHA ESPIRITUAL 

Efésios 6.12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes

Os lugares celestiais e onde acontece a Batalha Espiritual. Os dominadores, principados e “potestades do ar” (Efésios 2.2) citados no texto são demônios maiorais que tentam dominar sobre lugares, pessoas e situações no mundo. Enquanto oramos, Deus está lutando por nós. O inimigo tenta impedir que nossas orações sejam respondidas, mas o Senhor envia anjos para derrotar os demônios. Isso aconteceu com Daniel quando jejuou por três semanas e um anjo veio e lhe contou que lutou contra um demônio durante os vinte e um dias (Daniel 10.12,13) por causa de sua oração e que a batalha continuaria (Daniel 10.20).

Muitas lutas de nossas vidas não podem ser vencidas no plano terreno e humano e sim no reino espiritual, “porque embora andando na carne, não militamos segundo a carne, porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas (II Coríntios 10.3,4). Quando lutamos espiritualmente não devemos pelejar contra pessoas e coisas, mas entrar nos lugares celestiais em oração e conquistar o que Deus tem para nós.

Você está lutando?
Batalhe espiritualmente!

Através da oração subimos aos lugares celestiais!

CONCLUSÃO 

O cristão tem o pé na terra e a cabeça no céu! Nos lugares celestiais estão as bênçãos que Deus tem para nos dar na presença do Senhor Jesus Cristo, onde devemos nos posicionar como Igreja e buscar mais sabedoria do alto céu para vencer as batalhas espirituais. A experiência com Deus nos eleva mais alto que nossos problemas. 

Suba mais alto na presença de Deus em oração!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp