Ser cheio do Espírito

pregação ser cheio do Espírito Santo

Marcos 1.8-13

Introdução: Alguns irmãos dizem que foram ‘visitados’ pelo Espírito Santo em momentos especiais. Entendo esta expressão como algo maravilhoso que sentimos quando a presença de é muito forte sobre nós. Contudo o Espírito Santo não quer apenas nos visitar e sim habitar em nossas vidas, nos enchendo e transbordando com seu poder e virtude.
O maior exemplo de vida cheia do Espírito é o próprio Senhor Jesus. Como Deus encarnado, sua vida era a plenitude do Espírito Santo. Algumas coisas que Jesus passou servem de exemplo para nós de como ser cheio do Espírito. Cristo não precisava ser batizado, nem orar, ler as Escrituras ou jejuar, mas fez tudo isso para nos mostrar como fazer. O Mestre não iniciou seu ministério oficialmente enquanto não recebeu o Espírito Santo em forma de pomba sobre Ele, para nos ensinar que primeiro precisamos do poder de Deus.

Como ser cheio do Espírito?

Vamos aprender como ser cheio do Espírito a partir do momento do Batismo de Jesus:

1- Ouvir a voz de Deus 

v.11ª “foi ouvida uma voz dos céus

A primeira característica de uma vida cheia do Espírito é ouvir a voz de Deus.
Jesus sempre ouviu a voz de Deus, mas naquele momento precisava de uma confirmação pública para seu ministério. Todos ouviram a voz que veio do céu falando com Jesus.
Na vida do cristão cheio do Espírito, tudo o que faz é direcionado por Deus. O Senhor passa a orientar sua vida “quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele (Isaías 30.21). Ouvir a voz de Deus passa a ser algo natural para quem foi cheio do Espírito.
Você já ouviu a voz de Deus?
Fique atento ao que Ele falar com você!
                              

2- Nova identidade de Filho de Deus 

v.11b “Tu és o meu Filho amado

A segunda característica de uma vida cheia do Espírito é assumir uma nova identidade de Filho de Deus.
Jesus era conhecido como um bom rapaz, trabalhador, filho de Maria, filho do carpinteiro José. Além de tudo isso ainda era respeitado por ser da descendência de Davi. Mas a partir daquele dia Jesus passou a ser notado como Filho de Deus. Ao sair daquela água, Jesus assumiu sua nova identidade e começou seu ministério.
João Batista ficava no rio Jordão estrategicamente esperando as pessoas virem buscar água, lavar roupas e panelas ou tomar banho todos os dias. Sempre que iam ao rio, lá estava o João pregando e batizando. Quando a pessoa saía pela rua toda molhada, as pessoa comentavam o que tinha acontecido e ficavam sabendo que passou pelo batismo e estava arrependida de seus pecados. Isso marcava a vida da pessoa, que mudava a partir daquele ato e tinha uma nova identidade de servo de Deus.
A vida de quem é cheio do Espírito Santo passa “receber poder de ser chamados filhos de Deus” (João 1.12).
Você sabe qual é a sua identidade espiritual?
Você é um Filho de Deus!

3- Prazer em Deus 

v.11c “em ti me comprazo

A terceira coisa que acontece quando temos uma vida cheia do Espírito é passar a ter prazer em Deus.
O Senhor declarou que tem prazer em Jesus. Cristo também tinha prazer em fazer a vontade de Deus. Isso significa que Deus olhava do céu e ficava satisfeito de ver seu Filho operando suas obras.
Existem muitas coisas em nossas vidas que desagradam a Deus. Mas quando somos cheios do Espírito, passamos a ter “antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite (Salmos 1.2). Além disso, passamos a “agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração (Salmos 37.4). Deus tem prazer em realizar os sonhos de quem faz a sua vontade.
Você tem prazer em Deus?
A alegria do Espírito é maior os prazeres do mundo!

4- Resistir às tentações 

v.12 “logo o Espírito o impeliu para o deserto

A quarta coisa que acontece quando temos uma vida cheia do Espírito é passar por tentações e provações.
O Espírito Santo conduziu o Senhor Jesus para o deserto onde foi tentado pelo diabo. Jesus também não precisava ir para o deserto e nem ser tentado para vencer o diabo, mas quis passar por isso para mostrar o seu poder e nos ensinar a resistir à tentação.
Somente quando somos cheios do Espírito Santo, conseguimos ter forças para resistir às tentações, pois “não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar (I Coríntios 10.13).
A carne é fraca, mas o Espírito é forte, por isso precisamos negar a carne e fortalecer no Espírito (Marcos 14.38). Com a ajuda do Espírito Santo passamos pelo deserto com a certeza da vitória e vencemos as provações com o poder de Deus.
Você está sendo tentado?
Peça ajuda do Espírito para vencer!

5- Vida de Consagração 

v.13ª “permaneceu quarenta dias

A quinta lição que aprendermos de uma vida cheia do Espírito é a necessidade de consagração a Deus.
Jesus também não precisava jejuar aqueles quarenta dias, mas fez isso para mostrar que quem recebe o poder Deus precisa viver em consagração constante.
O jejum não é apenas ficar sem comer ou beber. Quando jejuamos, estamos negando a carne e fortalecendo no Espírito. Significa que a presença de Deus é mais importante que o próprio alimento necessário à sua sobrevivência. O jejum abre o mundo espiritual para que maravilhas aconteçam. Existem coisas que só vencemos com “jejum e oração” (Marcos 9.29).
Se você quer ser cheio do Espírito, precisa pagar o preço de busca, jejum, oração na madrugada e consagração constante a Deus.
Você tem se consagrado?
Faça um propósito de jejum!

6- Vitória pela Palavra 

v.13b “sendo tentado por Satanás

A sexta lição de uma vida cheia do Espírito é que a vitória vem pela Palavra de Deus.
Ao ser tentado, Jesus derrotou o inimigo através da Palavra, dizendo “está escrito” (Mateus 4.4-10).
A palavra de Deus é o alimento espiritual para o cristão e também a nossa arma de defesa como “espada do Espírito” (Efésios 6.17). Quem luta com seus próprios argumentos acaba se cansando rapidamente, mas quando usamos a autoridade da Palavra de Deus até o inimigo tem que fugir de nós (Tiago 4.7).
 O crente que não busca o Espírito Santo, fala da Bíblia com argumentos religiosos, mas quem é cheio do poder de Deus, a Palavra de Deus é autoridade na sua boca. O mundo e o inimigo podem armar ciladas contra sua vida e apenas com uma Palavra autorizada por Deus, tudo se desfaz.
Você tem lutado pela Palavra?
Use a Espada de Deus!

7- Batalha espiritual 

v.13c “estava com as feras, mas os anjos o serviam

A sétima característica de uma vida cheia do Espírito é discernir a batalha espiritual.
Jesus estava no deserto e ali havia feras. Possivelmente estas feras poderiam ser serpentes, escorpiões e até leões e outros animais selvagens. Quando algum destes perigos se aproximava de Jesus, os anjos de Deus vinham e o defendiam.
Todos vivem em constante batalha espiritual. Mas quem está na carne não percebe isso. Somente quem é cheio do Espírito Santo tem o discernimento de compreender esta grande luta. As feras veem perturbar a vida do crente e logo Deus manda o livramento.
Embora satanás tenha levado a terça parte dos anjos para formar seu exército de demônios, Deus ainda ficou com dois terços que é maior parte. Por isso sabemos que estamos do lado mais forte e a vitória é garantida!
Os anjos de Deus são “espíritos ministradores enviados a serviço daqueles que hão de herdar a salvação” (Hebreus 1.14), por isso sempre estão ao “redor daqueles que O temem e os livra” (Salmos 34.7). O Espírito Santo é o conselheiro no meio das lutas e ajuda o crente a vencer todos os perigos.
Você está numa batalha?
Deus envia anjos pra te proteger!

Busque o Espírito Santo!

CONCLUSÃO 

“enchei-vos do Espírito” Efésios 5.18

A experiência de ser cheio do Espírito não é uma emoção passageira. Quando recebemos a plenitude de Deus, tudo é transformado em nosso viver.
Busque ouvir a voz do Senhor, assumir a identidade de Filho de Deus, fazer a vontade do Senhor e ter prazer nele, resistindo às tentações através de uma vida de consagração e lutar com o poder da Palavra sabendo que estamos numa batalha espiritual.

O Espírito Santo quer te encher!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp