As 7 Condições do Pecado

-Tema: CONVERSÃO


I João 1.6-2.3
-Introdução: Assim como um contrato que impõe suas condições e quando é quebrado, a pessoa perde seus direitos, o pecado condiciona a vida da pessoa de forma a perder suas bênçãos e a própria salvação. O diabo é como um vendedor esperto que oferece o pecado através do mundo e tenta nos iludir sem mostrar as consequências de quem adquire o que ele oferece. Muitos anúncios veem com letrinhas miúdas no rodapé impondo as condições que geralmente as pessoas não leem e acabam sendo enganadas.
O apóstolo João se preocupa com a vida de santidade de suas ovelhas e apresenta várias vezes neste texto a palavra ‘se’. Esta pequena palavrinha faz muita diferença. O ‘se’ é uma preposição condicional. Seu uso modifica o sentido das palavras. Por causa de um pequeno erro muitas pessoas caem em pecado e não conseguem sair por são condicionados ao erro.

Você aceita as condições do pecado?

Vamos aprender com as sete expressões ‘se’ quais são as condições impostas pelo pecado:


Condição > Quebra da COMUNHÃO 

I João 1.6 se dissermos que mantemos comunhão com Deus e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade”

A primeira condição imposta pelo pecado é a quebra da comunhão com Deus.
Quando pecamos, nos afastamos de Deus perdendo nossa comunhão com o Criador. Esta é uma das piores consequências do pecado porque acarreta em outras maiores ainda. Ao se distanciar de Deus, toda sorte de mal cercam a vida do homem, pois “um abismo chama outro abismo” (Salmos 42.7).
Não perca sua comunhão com Deus!

Condição > Andar nas TREVAS 

I João 1.7 se porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus, seu Filho nos purifica de todo pecado”         

A segunda condição imposta pelo pecado é que a pessoa passa a andar nas trevas.
O pecado cega a pessoa que não consegue reconhecer seus erros passando a andar em trevas. O mundo é tão obscuro que “o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Efésios 5.12). Por isso, “não sejais cúmplices das obras infrutíferas das trevas, antes reprovai-as” (Efésios 5.11). Jesus nos chamou para ser luz no mundo (Mateus 5.14) e o pecado tenta escurecer o brilho de Deus em nossas vidas.
Não ande nas trevas!

Condição > Ser ENGANADO 

I João 1.8 se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós”

A terceira condição imposta pelo pecado é ser enganado.
Assim como a serpente enganou Eva e Adão (II Coríntios 11.3) continua enganando milhares de vidas “e não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (II Coríntios 11.14). O pior é que quem se engana com o pecado continua se enganando ao não reconhecer seus erros.
Não aceite ser enganado pelo pecado!

Condição > Não CONFESSAR 

I João 1.9 se confessarmos os nossos pecados, Ele e fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”

A quarta condição imposta pelo pecado é a pessoa não confessar reconhecendo ser pecador.
O inimigo tenta a pessoa para não confessar seus pecados a Deus porque sabe que se fizer isso sinceramente será perdoado, pois “o que confessa e deixa alcança misericórdia” (Provérbios 28.13). O orgulho no coração humano o endurece para não aceitar reconhecer seus erros abandonando o pecado.
Confesse seus pecados a Deus todos os dias!

Condição > Falar MENTIRA 

I João 1.10 se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós”

A quinta condição imposta pelo pecado é falar mentira.
O inimigo é “mentiroso e pai da mentira”, então quem mente se torna um ‘filho do diabo’ (João 8.44). A mentira distancia o homem de Deus porque Jesus é “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6). Para não confessar um pecado, a pessoa fala uma mentira para esconder seu erro e o torna pior do que antes. Existem pessoas que se envolvem com mentiras ao ponto de acreditar que seja verdade.
Fuja de toda mentira se alimentando da verdade!

Condição > Não se DESCULPAR 

I João 2.1 “filhinhos, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo”

A sexta condição imposta pelo pecado é não se desculpar.
O inimigo é acusador de nossas vidas (Apocalipse 12.10) e não quer que sejamos desculpados por nossos erros. Mas Jesus e o Advogado que nos defende diante de Deus. Contudo se não nos arrependermos e não aceitarmos Jesus, ficamos sem a defesa do Advogado diante do grande Juiz que é Deus.
Peça ao Advogado Jesus que te defenda!

7 ª Condição > Continuar na DESOBEDIÊNCIA 

I João 2.3 “ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos

A sétima condição imposta pelo pecado é continuar na desobediência.
O que o inimigo mais quer de um pecador é que continue desobedecendo a Deus. Sendo assim a pessoa ficará condicionada às consequências do pecado até a morte (Romanos 3.23). Quem é filho de Deus deseja obedecer ao Senhor, mas por causa do pecado “vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência” (Efésios 5.6).
Busque obedecer a vontade de Deus!

Não aceite as condições do pecado sobre sua vida!


CONCLUSÃO

O propósito do inimigo é “roubar, matar e destruir” (João10.10) vidas e para isso quer conquistar o direito de fazer sua vontade entrando na vida da pessoa através do pecado. Somente desfazendo as condições do pecado é possível se livrar de suas consequências.

O que desfaz as condições do pecado é:
-buscar a Deus restaurando sua comunhão através de Jesus Cristo;
-voltar para a luz de Deus que prevalece sobre as trevas;
-reconhecer o pecado e deixar Deus desmascarar o inimigo;
-se arrependa e confessar seus pecados;
-fugir da mentira e aceitar a verdade de Deus;
-receber o Advogado Jesus Cristo que defende de toda acusação de satanás;
-voltar a obedecer a Deus;

O pecado impõe condições desastrosas!


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp