Além do Horizonte

-Tema: MISSÃO


Isaías 54.2,10 e 17

-Introdução: A visão determina o que vemos e somos. Muito do que fazemos é apenas uma reprodução de coisas que vimos anteriormente. Só conseguimos ir até onde nossa visão alcança. Por isso existem pessoas que se limitam que veem diante de si. Suas atitudes e sentimentos são determinados pelo que presenciam no momento. Contudo é preciso romper com tudo isso para ir mais além do horizonte.
Este texto traz três versículos que chamam atenção para mais longe do que os olhos podem ver. O profeta Isaías está sendo usado para consolar o povo de suas perdas e sofrimento.  Então desafia o povo de Deus para olhar mais adiante e enxergar com os olhos da fé.

Como ver além do horizonte?

Vamos refletir nas palavras do profeta para ir mais além:

1- Além dos LIMITES 

v.2 “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas

O primeiro avanço que devemos dar com nossa visão espiritual e missionária é aprender a ver Além dos Limites. O limite de nossa visão é onde conseguimos enxergar. Contudo muitas coisas se põem diante de nossos olhos para chamar nossa atenção, nos distraindo para não enxergar mais adiante.
O profeta Isaías fala para o povo que estava sofrendo no exílio que deveriam se preparar para um crescimento. Não poderiam mais ficar limitados ao espaço que tinham, pois seriam abençoados por Deus. Os termos ‘alarga’, ‘estenda’ e ‘alonga’ deixam bem claro que é preciso avançar.
Não fique limitado ao que está diante de seus olhos. Muito além de tudo que você vê, há bênçãos grandiosas do Senhor para sua vida. Se você não consegue ver uma solução, então feche os seus olhos e enxergue com os olhos da fé (II Coríntios 5.7). Assim como Abraão foi chamado para sair da tenda e contar as estrelas (Gênesis 15.5), você também pode contar muitas bênçãos.
Veja além dos limites!

2- Além das BARREIRAS

v.10 “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o SENHOR, que se compadece de ti

O segundo avanço que precisamos dar em nossa visão espiritual é conseguir enxergar Além das Barreiras. Existem obstáculos que se colocam diante de nós para serem quebrados. Nunca podemos pensar que chegamos ao fim da linha e não há como passar adiante.
O profeta Isaías deixa claro para o povo de Deus que os montes e obstáculos seriam removidos, contudo as promessas do Senhor não podem falhar. Deus garante ao seu povo ‘misericórdia’, ‘paz’ e se ‘compadece’ daqueles que ama.
Quando surgir um obstáculo em sua vida, não desista porque “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito(Romanos 8.28). Se você ama a Deus e sabe que tem um propósito em sua vida, não precisa temer obstáculos que surgirem. Faça com Josué diante das muralhas de Jericó e declare sua fé para que as muralhas sejam derrubadas (Josué 6). As barreiras podem ser oportunidades para você crescer e se fortalecer.
Creia além dos obstáculos!

3- Além das DIFICULDADES

v.17 “Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e o seu direito que de mim procede, diz o SENHOR

A terceira coisa que precisamos para alargar nossa visão Além do Horizonte é aprender a enxergar Além das Dificuldades. Existem situações que são embaraçosas e são armadilhas para tentar perturbar sua fé. Quando você está de cabeça quente. Não consegue pensar, nem acreditar ou imaginar uma possibilidade. Então sua visão fica limitada.
O profeta Isaías ensina o povo que têm uma ‘herança’ e um ‘direito’ da parte de Deus. Contudo deveriam saber que o inimigo tenta roubar as bênçãos com ‘arma forjada’ ou ‘língua que ousar contra ti em juízo’ para dificultar que receba a bênção. Mas nada disso pode fazer você desistir. Não deixe uma dificuldade impedir sua visão de fé.
Quando surgirem dificuldades para que se realizem seus sonhos, faça como aqueles quatro homens que foram levar um amigo paralítico para Jesus curar e quando chegaram à casa, não conseguiam entrar. A solução foi ‘passar por cima’ e abriram uma parte do telhado para poderem ‘ver’ Jesus e mesmo com dificuldade descer o paralítico até o Senhor (Marcos 2.1-10). Mesmo depois de fazerem isso tudo, os fariseus ainda tentaram atrapalhar ou dificultar mais ainda. Mas Jesus mostrou seu poder e valeu a pena a dificuldade que enfrentaram.  Se o seu problema é difícil, lembre que Jesus gosta de coisas difíceis.
Veja além das dificuldades!

Abra seu horizonte!

-CONCLUSÃO: “...até os confins da terra” Atos 1.8

Não há limites, barreiras ou dificuldades que possam impedir sua fé. Creia que cada situação que você enfrentar será para te dar mais experiência (Romanos 5.3,4). Quando Deus tem um propósito em nossas vidas, mesmo assim acontecem coisas para provar nossa fé. Contudo quando a fé é aprovada, a vitória é garantida, pois “bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tiago 1.12).
Não deixe sua visão espiritual ser limitada por situações ou palavras que sejam contrárias ao que você crê. Se você quiser ver o que há atrás de uma montanha ou muro, deverá subir para conseguir enxergar lá do alto. Quando chega lá em cima, então pode ver claramente o que há além do que via antes. Deste modo devemos subir mais alto na presença de Deus para ver o seu propósito para nossas vidas.
Você pode ir Além do Horizonte!


eBook: Evangelização, Missão e Discipulado


Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp