Nocauteando o inimigo

-Tema: IGREJA


“quando, pois, Jesus lhes disse: 
sou eu, recuaram e caíram por terra”
João 18.1-11

-Introdução: As lutas marciais têm ganhado destaque nos últimos tempos. Parece que os espectadores sentem necessidade de ver o inimigo ser derrotado, canalizando sua vontade de lutar e vencer para as cenas assistidas no combate. Esta é uma grande ilusão e um desvio de comportamento que só gera ira e violência, que são obras da carne (Gálatas 5.19,20).
Na verdade, vivemos grandes batalhas em nosso dia a dia. Porém a “nossa luta não é contra o sangue e a carne” (Efésios 6.12). Precisamos aprender a lutar como Jesus que não combateu as pessoas e sim ao verdadeiro inimigo espiritual. Quando foram prender Jesus no jardim do Getsêmani, com apenas uma palavra “eu sou”, que lembra o IHWH ou Jeová (Êxodo 3.14), os soldados caíram em terra como que nocauteados fortemente. Isso mostra o poder de Jesus para derrubar todo mal, bem como seu amor em se entregar por nós.

Como derrubar o inimigo?

Vamos utilizar a sigla UFC* para descrever três coisas que derrubam o inimigo:

1- UNIÃO 

v.2 “Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, porque Jesus ali estivera muitas vezes com seus discípulos

A primeira coisa que derruba o inimigo é a união.
Jesus sempre estava junto com seus discípulos. Sua união com eles era tão intensa que Judas precisou usar um beijo com código para mostrar quem era Jesus (Lucas 22.47-48), de tão parecido que estava com seus seguidores.
O diabo luta para enfraquecer uma família e a igreja, lançando confusão para ficarem divididos. Desta forma não têm condições de lutar juntos porque estão na carne (Gálatas 5.19). Então é preciso ter muita vigilância e discernimento.
Quando uma família é unida, consegue alcançar seu objetivo com maior facilidade. O mesmo se aplica à igreja, porque “se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir (Marcos 3.24). Por isso Jesus orou pelos seus discípulos pedindo que “sejam um ... para que o mundo creia (João 17.21).
A união derruba o inimigo!

2- FIDELIDADE 

v.4 e 9“Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e perguntou-lhes: A quem buscais?” “para se cumprir a palavra que dissera: Não perdi nenhum dos que me deste”

A segunda coisa que derruba o inimigo é a fidelidade.
Jesus não se preocupava muito com o que estava acontecendo porque conhecia a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas. Também tinha certeza que havia sido fiel até o fim e teria recompensa por isso.
A fidelidade de Deus é infalível porque “se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo (II Timóteo 2.13). Contudo, Deus só age com Sua fidelidade a nosso favor quando também somos fiéis para com Ele (Salmos 18.25,26) e Deus garante nos honrar.
A fidelidade traz força para derrotar o inimigo, mas “quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito (Lucas 16.10). Se não formos fiéis até nas pequenas coisas, perdemos forças e o inimigo se fortalece contra nós.
Um cristão fiel é como uma rocha que não se abala facilmente (Salmos 125.1). Já a pessoa infiel é como o homem que construiu sua casa na areia e foi derrubada pela primeira tempestade (Marcos 7.24-27).
Com a fidelidade o inimigo será derrotado!

3- CARÁTER 

v.11 “Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu?

A terceira coisa que derrota o inimigo é o caráter.
Pedro era impulsivo e tinha um caráter defensivo não aceitando afrontas. Jesus mostrou sua personalidade divina e autocontrole para ensinar que não adianta brigar ou defender a reputação diante de um inimigo desleal. A atitude de Jesus foi se entregar confiando na justiça de Deus porque sabia quem ele era e o propósito Divino para sua vida.
O nosso inimigo é “mentiroso e pai da mentira” (João 8.44) e suas estratégias de luta são desonestas. Por isso o que o diabo quer é que o cristão deixe sua posição de obediência e passe a lutar de maneira carnal, então devemos “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7). O diabo sabe que já foi derrotado na cruz e será exterminado no julgamento final, mas seu desejo é lutar contra vidas para causar o maior prejuízo de almas possível.
Quando o cristão tem o caráter de Cristo, o inimigo percebe que é semelhante a Jesus e cai por terra. Não se preocupe com o que estão falando ou fazendo contra você. Cuide de sua vida, como o apóstolo Paulo sempre orientava ao jovem Timóteo diante das circunstâncias, dizendo “tu porém” (II Timóteo 6.10,14 e 4.5). Não se rebaixe ao nível que o inimigo quer te humilhar, mas creia que “o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás(Romanos 16.20).
O caráter cristão lança por terra o inimigo!

Derrube o inimigo de uma vez por todas!

CONCLUSÃO

Toda vez que o diabo se levantar contra sua vida ele deve ser derrotado.
Muitas vezes estamos como os discípulos no jardim orando com Jesus e o inimigo vem com beijos e ataques contra nossas vidas. Mas com apenas uma palavra de Deus, o diabo cai por terra. Então procure manter a unidade com os irmãos, seja fiel em tudo e procure ter um caráter cristão.
Derrube todo mal em sua vida!
________________________________________
*UFC é a sigla de Ultimate Fighting Championship, uma organização americana de artes marciais mistas ou MMA - Mixed Martial Arts. As lutas envolvem uma mistura de estilos. FONTE: https://www.significados.com.br/ufc/

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp