Vida de Profeta

-Tema: MINISTÉRIO
“voz do que clama em meio ao deserto”
Mateus 3.1-8
-Introdução: A vida de um verdadeiro profeta não é nada fácil. Muitas pessoas se autodenominam profetas ou profetizas, mas quais seriam os requisitos para ser um profeta de Deus? O ministério profético é constituído pela vontade de Deus e não pelo homem. O sacerdócio e o ministério levítico eram hereditários e constituídos pela família de Arão e Levi, sendo consagrados e escalados pelas autoridades religiosas. Já o ministério profético sempre foi levantado pelo próprio Deus usando quem menos se esperava.
João Batista era filho do sacerdote Zacarias e poderia ser também um sacerdote (Lucas 1.8). Entretanto, João foi o último dos profetas, preparando o início do tempo da Graça. Jesus disse que “dentre os nascido de mulher, não há maior profeta do que João Batista, mas o menor no reino dos céus e maior do que ele" (Lucas 7.28). Por isso podemos refletir na vida de João Batista como exemplo de ministério profético e descobrir quais os critérios para ser um verdadeiro profeta de Deus.
Você é profeta?
Baseado na vida de João Batista, vejamos como é a vida de um profeta:

1-SOLIDÃO: v.1“naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia”
João Batista vivia no deserto, solitário e pregava a todos que passavam por ali. Quando um viajante andava pelas estradas já sabia que ouviria uma ‘voz que clama no deserto’. Depois que todos iam embora, João ficava ali sozinho no deserto.
A solidão faz parte da vida de um profeta por dois motivos:
a) Incompreensão por parte das pessoas: o profeta não fala o que quer e muito menos o que as pessoas gostariam de ouvir, mas sim o que Deus manda dizer. Por isso o profeta muitas vezes é desprezado pelas pessoas que estão ao seu redor. Faltam amigos que estejam dispostos a entender a seriedade do ministério profético.
b) Vida de Oração a sós com Deus: o profeta ás vezes fica sozinho porque precisa se retirar para vida de oração. Sua intimidade com Deus é tão forte que depende de tempo em consagração e jejum, muitas vezes solitária, onde o Senhor possa falar mais intensamente com seu servo.
A maior parte dos profetas da Bíblia eram solitários. O próprio Senhor Jesus, que tinha seus discípulos, era seguido por uma multidão e perseguido pelos fariseus, também ficava sozinho muitas vezes (Mateus 14.23). Cristo se retirava de tempo em tempo para oração no monte (Marcos 6.46; Lucas 6.12) e de vez em quando levava alguns de seus discípulos (Lucas 9.28). No momento mais difícil quando o Senhor assumiu seu ministério profético, chamou seus discípulos para ajudá-lo em oração, mas eles não conseguiram (Mateus 26.40) então teve que lutar sozinho desde o Getsêmani até a cruz.
Se você está sozinho, lembre que é um profeta de Deus. Muitas vezes as pessoas não vão te compreender e você vai sentir-se desprezado. Mesmo assim, invista tempo em oração buscando forças espirituais. Você é um canal de Deus para falar com as pessoas e deve estar em sintonia com o Senhor.As decepções e a solidão podem ser ferramentas para que o profeta aprenda a confiar somente em Deus.Às vezes parece que você está clamando no deserto, mas sua voz ecoará até onde Deus quer te usar.
Você não está sozinho, pois é um profeta de Deus!
2-MENSAGEM: v.2“dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”                                                                                                            
A mensagem de João era muito clara. Anunciava o arrependimento e a vinda do Reino de Deus. Estas duas palavras eram muito fortes para o povo. Arrepender significa deixar os erros do passado e receber o Reino de Deus representa uma nova vida para o futuro. Todos que já tinham visto e ouvido João Batista, sabiam o conteúdo de sua mensagem. A própria vida de João Batista já era uma mensagem de Deus.
A vida de um profeta é levar uma mensagem de Deus. Na verdade o profeta é a boca de Deus para falar com o mundo. Cada profeta da Bíblia trouxe um anúncio especial da parte do Senhor. Assim o ministério profético é orientado por uma pregação específica, algo muito claro e revelado por Deus.
Se você tem um chamado de profeta de Deus, dedique-se à pregação da Palavra. Busque direto na fonte do Senhor o que deve transmitir ao povo. Seja um canal de Deus para se comunicar com o mundo. Para falar de Deus é preciso primeiro ouvir a voz do Senhor. Santifique sua vida de maneira que o seu testemunho seja uma mensagem de Deus para as pessoas e todos recebam suas palavras como revelação de Deus.
Se você tem uma mensagem de Deus, então é um profeta!
3-PROPÓSITO:v.3“Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas”
O propósito de Deus para a vida de João Batista já tinha sido anunciado por outro profeta, Isaías (Isaías 40.3). O ministério de João era fruto de uma profecia. João sabia que havia um propósito para sua vida e isso o fortalecia diante das dificuldades. Também reconhecia que ele mesmo não seria nada mais do que um precursor de alguém muito maior(Mateus 3.11).
A estratégia Divina ao levantar João Batista foi restaurar o ministério profético que há muito tempo estava parado. Através de João, multidões se aglomeravam e foram preparadas para receber Jesus. João deu testemunho a respeito de Jesus para seus seguidores que passaram a ser discípulos de Cristo (João 1.35,36).
Um profeta é formado pela profecia. A realização da vontade de Deus é o objetivo da vida do profeta. Um verdadeiro profeta nunca fala de si mesmo e sim do propósito de Deus que é muito maior do que ele próprio. Saber que há um propósito específico de Deus para sua vida é a base onde o profeta se apoia para orientar seu ministério.
Se você já conhece o propósito de Deus para sua vida então viva o que o Senhor tem pra você. Cumpra o seu chamado sabendo que está fazendo não a sua vontade e sim o propósito Divino.
Deus tem um propósito para sua vida como profeta!
4-SIMPLICIDADE: v.4“João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos; e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre”
A vida de João Batista era muito simples. Vivia no deserto da Judéia, vestia-se de peles de camelo com um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. As suas vestes eram resistentes ao calor do sol no deserto. Sua comida era algo natural no ambiente em que morava. Qualquer pessoa que já tivesse visto João, jamais se esqueceria de sua figura exótica, mesmo para aquela época.
Talvez João fosse tão diferente e simples ao mesmo tempo para que ninguém tentasse compra-lo com vestes ou alimentos. Por isso vestia-se e comia de maneira que ninguém pudesse conseguir. Ele mesmo trazia suas roupas e buscava seu alimento.Além disso, não bebia vinho ou qualquer bebida forte (Lucas 1.15).
Muitos profetas perdem seu ministério se envolvendo com aparências se vendendo por festas ou comida como Esaú (Gênesis 25.29-34) e por presentes ou roupas como Geazi (II Reis 5.20-27). Às vezes um profeta chega a determinado lugar e rapidamente é envolvido por um grupo de pessoas que o conquistam com presentes, refeições e depois querem influenciar seu ministério. O profeta não pode vender seu ministério deixando sua simplicidade por causa de vaidades. Por isso muitos homens de Deus começam bem com humildade e depois caem porque se exaltaram.
A vida de um profeta deve ser simples. O profeta não precisa ser sofisticado para que as pessoas acreditem nele. Pelo contrário, as pessoas estão em busca de alguém que possam olhar nos olhos sem máscaras ou aparências. Grandes profetas foram pessoas comuns no meio de seu povo. O próprio Senhor Jesus era tão parecido com seus discípulos que Judas precisou dar um sinal aos guardas para diferenciá-lo (Marcos 14.44).  A simplicidade é uma forma de o profeta depender somente de Deus.
Seja simples como um profeta de Deus!
5-ATRAÇÃO: v.5,6“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados”                                                                           
João foi um estrategista. O rio Jordão era a maior fonte de água da região e todos precisam de água. Centenas de mulheres iam ao rio lavar suas roupas, banhar as crianças e buscar água para cozinhar. Escravos, viajantes e até os poderosos tinham que ir ao rio pelo menos de vez em quando. Desta forma João alcançava todos porque todo mundo precisava da água do Jordão.
O poder de Deus era tão forte na vida de João Batista que as pessoas vinham de longe para ouvir sua mensagem e serem batizadas. Até os soldados romanos se interessavam por sua mensagem (Lucas 3.14). Onde João estava havia um tumulto de gente em volta porque era um verdadeiro profeta de Deus.
A vida de profeta é uma atração para pessoas. Embora o profeta seja em si uma pessoa solitária, o povo sente a presença de Deus em sua vida e o procura para buscar orientação espiritual. Onde há um verdadeiro profeta de Deus sempre haverá uma convergência de gente sedentaespiritualmente.
Quando o profeta Elias pensava que estava sozinho na caverna, Deus lhe disse para sair e cumprir seu ministério ungindo reis e profetas, que o Senhor mesmo enviaria uma multidão de “sete mil joelhos” de pessoas que acompanhavam seu trabalho (I Reis 19.15-18).
Se você é um profeta ou profetiza de Deus, saiba que o Senhor levantará uma multidão de pessoas para seguir seu ministério. Como João estava no deserto, mas ali o povo ia buscando a presença de Deus, mesmo que você esteja no lugar mais difícil, seu trabalho não será em vão.
Deus enviará pessoas para te procurar como profeta de Deus!
6-CONFRONTO:v.7“vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?”
João Batista não parecia ser muito simpático. Era muito sério e rígido com o que acreditava. Quando via algo de errado não se calava. Os fariseus e saduceus eram repreendidos por João por causa de sua hipocrisia.Repreendeu o próprio rei Herodes por causa de seu pecado de adultério (Lucas 3.19). Por isso João foi perseguido e odiado até a morte (Marcos 6.15-22).
A vida de um profeta é comprometida com a verdade da Palavra de Deus. Então o profeta não aceita mentiras e falsidade. Por causa de falar a verdade o profeta sempre coloca sua cabeça em risco. O ministério profético denuncia todo erro, pois “o que profetiza fala aos homens,edificando, exortando e consolando”(I Coríntios 14.3).
Infelizmente muitos que se dizem profetas só falam coisas boas profetizando o que as pessoas querem ouvir e não o que precisam. Com isso “curam superficialmente a ferida da filha do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz”(Jeremias 6.14). Um verdadeiro profeta de Deus não se conforma com o mundo (Romanos 12.2) e nem aceita o pecado, mas anuncia o arrependimento e reconciliação.
Muitas injustiças no meio das igrejas organizadas institucionalmente são barreiras para o ministério profético. Quando alguém é levantado por Deus para falar a verdade e confrontar o erro, então logo pedem a sua cabeça para que se cale. Contudo ainda que o profeta seja calado pela ‘execução’ do mundo, sua mensagem permanece como uma luz em meio à escuridão. Se você é um profeta de Deus e está sendo perseguido, “não temas, mas fala e não te cales” (Atos 18.9).
Não tenha medo de falar a verdade como profeta de Deus!
7-FRUTOS: v.8“Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”
João Batista sempre falava sobre frutos e alertava que “também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo” (Mateus 3.10). Embora João não tenha visto o resultado de seu trabalho, seus frutos foram colhidos pelo Senhor Jesus que arrebanhou a multidão que o seguia levando a salvação de suas vidas.
Os frutos são o resultado de nossas ações. Jesus ensinou a descobrir se um profeta é de Deus ou não através de seus frutos, pois “toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus” (Mateus 7.17). Se quiser descobrir um falso profeta, basta pesquisar de que árvore veio (sua origem) e os seus frutos (testemunho) para confirmar. O machado de Deus corta todo aquele que não produz fruto sendo um falso profeta.
A vida de um verdadeiro profeta é medida pelos seus frutos. A consagração é a fonte de onde o profeta busca o resultado de seu trabalho. Mesmo que as pessoas não reconheçam seu esforço ou até você mesmo não consiga perceber os seus frutos, ainda assim eles estão lá, como uma semente que fica escondida debaixo do solo e no tempo certo brota, “assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei” (Isaías 55.11). Consagre a sua vida como profeta de Deus e deixe que o Senhor fará surgir o resultado de seu trabalho (Isaías 53.11). Se o homem não reconhece seus frutos agora, Deus o reconhecerá e confirmará seu ministério diante de todos.
Produza frutos como profeta de Deus!
Seja um profeta de Deus!
-CONCLUSÃO:Mateus 3.11“eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo”
João Batista era um profeta de Deus “cheio do Espírito Santo desde o ventre materno” (Lucas 1.15) era uma pessoa tão espiritual que até na barriga de sua mãe sentia a presença de Deus (Lucas 1.41-44). Esta força do Espírito Santo é o que guia o ministério profético. Nada disso seria possível se João não fosse um homem totalmente consagrado a Deus.
Para ser um verdadeiro profeta de Deus é preciso de santificação acima de tudo. Depois é necessário estar preparado para enfrentar a solidão, anunciar a mensagem que Deus manda, viver com um propósito específico de obedecer a vontade de Deus, ser simples e desprovido de vaidades, estar preparado para receber o povo quando lhe procurar em busca da Palavra, suportar perseguições confrontando tudo que estiver errado e saber que seus frutos serão reconhecidos por Deus e não pelo homem.
Depois de tudo o que foi falado, parece que ser profeta não é algo tão bonito assim como pensávamos. Na verdade é algo maravilhoso, mas não é fácil. É preciso muita renúncia para ser realmente um profeta. Quando vemos alguém sendo usado por Deus com autoridade, às vezes não sabemos as lutas que enfrenta.
Você quer ser um profeta de Deus?
Deixe Deus te usar como profeta!

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

11 comentários:

  1. Obg por Deus te usar para consolar os coraçoes...Deus te abençoe em nome de jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu me senti impactado pois tenho certeza da vontade de DEUS na minha vida pois já passei muitos maus pedaços pois fui criado até aos 13 anos na presença do senhor e quando resolvi a me batizar logo após eu me desviei e vim lutando tenho 70 anos voltei aos 50e me firmei aos 60 e a fúria conta a carne era muito grande só DEUS sabe das lutas pois com 1 ano de idade tive morto só batia o coração nada mais funcionava até o médico não dava mais nada por mim mais pela misericórdia do senhor estou vivo foi muitas coisa drogas em fim sempre lutando contra as trevas tive até na lixeira de madrugada mais mais UMA VÊZ O SENHOR ME DEU LIVRAMENTO E DEPOIS DESSA MENSAGEM TENHO VISTO O QUE SENHOR TEM FEITO NA MINHA VIDA E CREIO QUE SOU VERDADEIRAMENTE UMESCOLHIDO POIS ESTOU SÓ SEM AMIGOS E SÓ JESUS

      Excluir
  2. ESSA MENSAGEM É MUITO MARAVILHOSA DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  3. PASTOR JOSÉ DEUS É CONTIGO ENVIADO DE DEUS MUITAS OVELHAS ESTÃO ESPERANDO POR SEUS CUIDADOS CONTINUE SENDO ESTE VASO E TRANSBORDANDO ..

    ResponderExcluir
  4. Um profeta nao escolhe seu ministerio mais mais obedece a vontade daque que enviou

    ResponderExcluir
  5. SIM, EU QUERO SER UMA PROFETA DE DEUS.

    ResponderExcluir
  6. Sim eu quero ser um profeta! Deus continue te usando vasa de honra. A paz do Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  7. ESTA MENSAGEM NOS ENSINA MUITO AGRADEÇO A DEUS POR DAR SABEDORIA, E QUI O ESPIRITO DO SENHOR CONTINUE ABENÇOANDO CADA VEZ MAIS SUAS VIDAS

    ResponderExcluir
  8. Descreveu minha vida toda!!!
    o Senhor ja me falou que me levantou como profetisa, mas tava me sentindo mal, to no "deserto", ai resolvi pesquisar sobre vida de um profeta, Deus é Fiel!!!
    A parte que mais me chamou atenção, foi... que nossos frutos serão reconhecidos por Deus e não pelo homem.
    4 Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra, entre seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não tem honra".
    Marcos 6.4
    o que me conforta é isso!!!
    que mesmo no deserto Deus esta comigo!

    E em relação a vaidade falou tudo tbm, o Senhor chamou minha atenção em relação a isso. Não me quer vaidosa...
    vou deixar um versiculo que Deus tem falado comigo ultimamente.

    4 E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.
    Apocalipse 18.4

    Fala sobre a queda da grande cidade, a queda da Babilônia.
    É tempo de povo de Deus definitivamente se separar do mundo!!
    Porque na palavra do Senhor Ele fala, em apocalipse 3.16
    Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
    Seja quente!!! Deixa quem quiser te chamar de louco(a) ou de fanatico(a)!!!!
    #Anne

    ResponderExcluir
  9. o que bom e deixar ser usado pelo todo poderoso aquele que capacita e não chama os capacitados pois ele que com ele os verdadeiros adoradores que o adoram em Espirito e em verdade POIS E SE ENTERGANDO SE DEDICANDO E QUE ALCANSAMOS A PLENITUDE DA SANTIDADE POIS SEM ELA NÃO VEREMOS A DEUS E NEM ALCANSAREMOS O OBJETIVO QUE E A SALVAÇÃO DEIXA DEUS TE USAR POIS EU ESTOU ME ESFORÇANDO PARA TALDEUS ABENÇOE A TODOS QUE LEREM ESSA HUMILDE MENSAGEM E SINTAM A PRESENÇA DO SEU ESPIRITO EM CADA UM DE VOS EM NOME DE JESUS

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.