Graça: Dom de Deus

-Tema: GRAÇA


"Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna" Hebreus 4.16

-Introdução: O mundo cristão de forma geral tem se preocupado muito com coisas seculares e materiais, se ocupando demais com o que não é prioridade. Urge cumprir a palavra de Jesus: “Buscai em primeiro lugar o seu Reino e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6.33).
O mundo tem sofrido mudanças rápidas e frequentes e nós como igreja, temos que nos atualizar para transmitir o evangelho de forma compreensível à sociedade. O Espírito Santo nos dá a sensibilidade necessária para saber quais são as necessidades e prioridades do mundo atual, definindo a identidade da igreja de acordo com os desafios da comunidade a que está inserida.

O que é Dom e Graça?

Vamos refletir sobre Dom e Graça:

1- O Dom da Graça 

Mateus 10.8 "Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Dom é uma capacidade específica. Existem dons que são talentos naturais que cada pessoa tem. Os dons podem ser desenvolvidos com experiência e ser descobertos com o tempo. O Dom sempre será algo gratuito, ou de graça. Por mais que se pague para aprender algo, seu não tiver o dom não vai fluir. É pela Graça de Deus que recebemos a capacidade de fazer qualquer coisa.
Em toda a Bíblia vemos que homens e mulheres chamados por Deus receberam o dom do Espírito, um carisma especial para exercer seu chamado. Hoje a Igreja, trabalha pelo Reino de Deus, sendo embaixadores de Cristo. Deus chama e capacita e nós como igreja, somos um instrumento usado para chamar e capacitar outras vidas.
A Igreja é “cheia de graça”, sua doutrina, experiência, tradição e prática estão totalmente fundamentadas na graça de Cristo que “é melhor que a vida” (Salmo 63.3). E através dessa graça recebe o dom supremo: o amor, o mesmo amor que fez com que Deus criasse o mundo, desse seu Filho para redimir a humanidade e que hoje nos move como filhos de Deus. A missão da Igreja deve ser amar gratuitamente como Jesus “nos amou primeiro” (I João 4.19).
O Dom vem da Graça de Deus!

2- A Graça do Dom

Lucas 22.17 "E, tomando um cálice, havendo dado graças, disse: recebei e reparti entre vós"

Sem o Dom do Espírito Santo, tudo o que fazemos não tem Graça, literalmente. Eu posso cantar ou pregar maravilhosamente, mas nada vai acontecer se não tiver a unção espiritual que só Deus pode dar. O Dom é combustível que faz as coisas funcionarem. Quando fazemos algo por nós mesmos isso não engrandece a Deus. Contudo quando somos movidos pela obediência ao chamado Divino, tudo que fazemos é confirmado pela Palavra de Deus.
Como consequência da fé na graça e amor de Jesus Cristo, recebemos em nossos corações os dons do Espírito Santo. A doutrina do Sacerdócio Universal de todos os crentes (II Pedro 2.9) ensina que todas as pessoas têm talentos. A cada cristão são destinados dons e ministérios, através dos quais, juntos formam um corpo de membros diferentes com funções diversas, mas dependentes um do outro e a consequência disso é a união na prática do melhor dom: o amor.
A Igreja tem sido um instrumento usado por Deus para proclamar libertação aos cativos, anunciar as boas novas e proclamar o ano aceitável do Senhor para a salvação de todo o que crê (Isaías 61.1-3).
A Graça nos capacita a fazer a vontade de Deus!

Você tem um Dom da Graça de Deus!

CONCLUSÃO

O dom supremo de Deus nos foi dado através da morte e ressurreição de Jesus Cristo, (João 3.16) e não há amor maior do que esse, pois “a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (Tito 2.11).
O objetivo da existência da Igreja é mostrar ao mundo a Graça e o Dom de Deus. Para que sejamos eficientes e eficazes em nossa Missão, Deus também nos capacita para a realização da missão. Quando cremos na Graça de Deus, recebemos Dons. Mas quando não assumimos nossos Dons, estamos negando a Graça de Deus em nossas vidas (II Coríntios 6.1).
A Igreja é conduzida pelo Espírito Santo a deixar as “demais coisas” e buscar o que é mais importante: o Reino de Deus e a sua justiça, proclamando a este mundo injusto a participação pelo sangue do cordeiro e chamando a todos para fazer parte do Reino de Deus.
Busque o Dom da Graça de Deus!

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp