Amor Integral

Tema: NAMORO


“tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”
I Coríntios 13.7

Introdução: O amor verdadeiro não é parcial, mas integral. Quem ama de verdade não tem reservas em seu coração que entrega totalmente por amor. Diante de uma entrega tão irrestrita, com tamanha exposição é inevitável que a pessoa não passe por dificuldades.
Em seu lindo poema do amor excelente, o apóstolo Paulo expressa 4 vezes a palavra ‘tudo’ (v.7) para mostrar a totalidade do amor. O que o texto bíblico ensina é que o verdadeiro amor não tem limites. Assim como o coração humano é subdividido em quatro partes¹, podemos falar destas quatro coisas que formam a totalidade do amor. 

O que é o Amor total?

Vamos aprender neste texto sobre os ‘4 todos’ que provam se o amor é verdadeiro:

1- SOFRIMENTO: “tudo sofre”

A primeira coisa que o amor é capaz de vencer totalmente é o sofrimento. Não existe dor tão forte que não seja vencida com amor. Até mesmo a dor da morte é superada quando se ama verdadeiramente. O maior exemplo de amor capaz de sofrer foi Jesus que morreu na cruz por amor (João 15.13). O amor é tão grande que consegue perdoar e vencer as decepções ou até traições. Se o amor não for verdadeiro, não resiste a sofrimentos. Mas quem ama sofre não apenas pela pessoa, mas também com a pessoa amada.
O amor verdadeiro tudo sofre!
        

2- FÉ: “tudo crê”

A segunda coisa que o amor é capaz de fazer totalmente é acreditar. Na verdade a “fé atua pelo amor” (Gálatas 5.6) e “ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei (I Coríntios 13.2). O amor traz uma certeza e convicção próprias da fé (Hebreus 11.1). Se o amor não for verdadeiro haverá dúvidas e desconfianças. Mas quem ama acredita mesmo que pareça algo impossível. Através do amor somos capazes de imaginar coisas nunca antes pensadas idealizando um futuro feliz.
O amor verdadeiro tudo crê!

3- PACIÊNCIA: “tudo espera”

A terceira coisa que o amor leva até o fim é a paciência. A esperança é companheira do amor “pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor (I Coríntios 13.13). Se o amor não for verdadeiro não saberá esperar, mas quem ama de verdade tem esperança e paciência que é fruto do Espírito Santo “longanimidade” (Gálatas 5.22). Se o amor é eterno não há porque ter pressa, por isso o verdadeiro amor sabe que “tudo tem o seu tempo determinado” (Eclesiastes 3.1).
O amor verdadeiro tudo espera!

4- SUPERAÇÃO: “tudo suporta”

A quarta força do amor é a capacidade de suportar tudo. O coração é um músculo e todo músculo se fortalece ao fazer exercícios. Assim a superação se torna mais forte à medida que surgem dificuldades. Se a pessoa se incomoda com coisas pequenas ou mesmo dizendo que ama, mas não consegue suportar quando vêm as dificuldades, então não é o amor verdadeiro (Colossenses 3.13). Quem ama de verdade sente mais forte ainda quando passa por lutas sempre com vontade de vencer.
O amor verdadeiro tudo suporta!

O amor não tem fim!

CONCLUSÃO

O amor de Deus por nós é integral e por isso o Senhor nos pede que também o amemos “de todo o coração” (Deuteronômio 6.5). Busque o verdadeiro amor que vem de Deus e aprenda a amar inteiramente. Não tenha medo de entregar seu coração totalmente ao amor.
Para saber se o amor é real precisa passar por estas quatro provas: do sofrimento, da fé, da paciência e da superação. Se o amor for sincero então será capaz de sofrer, acreditar, esperar e suportar tudo.
Deixe seu coração ser cheio totalmente de amor!
_________________________
¹ https://pt.wikipedia.org/wiki/Cora%C3%A7%C3%A3o_humano

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp