Quando a Fé parece Fraca

Tema:

pregação sobre fé

“Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé!” Marcos 9.24

Introdução: A fé precisa ser alimentada a cada instante. Mas também precisa se exercitar para criar força, semelhante a um músculo que depende do alimento, mas se não tiver exercício, apenas engorda, ficando flácido e fraco.
Diante de uma situação em que os discípulos não souberam exercer sua fé, Jesus precisou repreender sua incredulidade (Marcos 9.19) e um homem que reconheceu sua fraqueza de fé, mas passou a crer e recebeu o milagre. Isso mostra que a fé não é uma posição ou palavras apenas, mas é algo sobrenatural.


Sua fé está fraca?

Vamos aprender algumas coisas que nos ajudam no fortalecimento da fé:

1- Busque fé na Palavra de Deus

Toda a nossa fé e as nossas orações devem ter base bíblica. Veja tudo o que a Palavra diz em contrapartida com o que o mundo diz. Devemos resistir aos pensamentos maus no primeiro momento.  Tenha certeza de que as promessas de Deus - as Escrituras - incluem coisas que você pede e que você está esperando com fé. Não podemos crer além da Palavra de Deus, porque “a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10.17). A falta de conhecimento das Escrituras provoca uma ‘anemia’ espiritual, pois o único alimento que Deus deu para seu povo foi a Sua Palavra. Por isso muitos cristãos não têm ânimo e estão desnutridos.
A Palavra de Deus é a fonte de poder da fé!

2- Arrependa-se de seus pecados

Reconheça que você é pecador, “porque se nos julgássemos a nós mesmos não seríamos julgados” (I Coríntios 11.31). O perdão vem através do arrependimento. O pecado é a fonte de toda fraqueza que luta contra sua fé te afastando de Deus (Romanos 3.23). Então se corrija antes que Deus faça isso (Deuteronômio 29.19).  Seja rápido para perdoar, para crer em Deus e para arrepender-se. Não demore em fazer isso. Quando você se arrepende de seus pecados, começa a acreditar na santidade de Deus reconhecendo que é pecador diante de um Deus Santo.
O pecado é o que enfraquece nossa fé!

3- Resista às dúvidas

Tenha certeza de que nenhuma dúvida no tocante às promessas de Deus seja permitida em sua vida (Hebreus 12.1). Peça com fé, em nada duvidando (Tiago 1.5-7), crendo que aquilo que você pediu já lhe pertence (Marcos 11.24). Permaneça inabalável e não vacile, “combate o bom combate da fé” (I Timóteo 6.12). Entregue suas fraquezas diante de Deus sabendo que “se o coração no nos acusar, temos confiança diante de Deus” (I João 3.21). Apesar de ser atacado por dúvidas na mente, devemos crer de todo coração porque o milagre só acontece “se não duvidares no seu coração” (Marcos 11.23). O autor F.F. Busworth ensina que ‘se é para você duvidar de alguma coisa, duvide das suas duvidas, não duvide da Palavra, não duvide da sua fé, duvide das suas duvidas e creia nas suas crenças’.
A dúvida não vem de Deus, mas a fé sim!

4- Identifique o mal

Entenda que a fonte da oposição está na pessoa de Satanás e resista com firmeza, pois “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Joao 10.10). Você deve combater o diabo com a fé e não com outras atitudes, pois protegido em Deus o diabo nada pode fazer. Cerque os seus problemas com o escudo da fé (Efésios 6.16). Satanás é o deus deste mundo. Tudo que de negativo neste mundo é porque Satanás é um deus negativo. Se eu for positivo e tiver fé, vencerei o diabo e o mundo. Resista a toda dúvida não a aceitando nada contrário à Palavra de Deus (II Coríntios 5.17) e não tenha medo do inimigo, mas “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7).
Não aceite nada maligno em sua vida!

5- Cuide de seus pensamentos

Pensar os pensamentos da fé, falando palavras de fé, levando o coração para fora da derrota e para dentro da vitória. Saiba a quem você pertence e a quem você serve: Deus (Mateus 7.24-27). Não tolere por um só momento um pensamento contrário de que a coisa pedida lhe pertence (II Coríntios 10.5).
Toda sugestão, visão, imagem, sonho, ou qualquer pensamento, que não contribui para a sua fé, deve ser completamente resistido. Guarde-se contra todo pensamento maligno que entrar na sua mente. Fique longe de todos os lugares e de todas as coisas que não apoiam a sua fé de que Deus já respondeu à oração (Filipenses 4.8). Pensar pensamentos da fé e falar palavras da fé que conduz o coração para fora da derrota e para dentro da vitória.
Edifique sua mente com pensamentos de fé!

6- Vença o medo

O medo é uma estratégia covarde e mentirosa de Satanás. O inimigo de nossas almas tenta o tempo todo nos enganar com alguma ameaça. Se não conseguir através da dúvida dentro do seu coração, então tentará te colocar algum temor. O medo funciona como um ímã que atrai problemas e exagera nas dificuldades da vida e as pessoas dizem que “aquilo que temo me sobrevém; e o que receio me acontece” (Jó 3.25). O medo não é de Deus (I João 4.18), “porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (II Timóteo l.7). Então o medo também deve ser enfrentado e resistido para fugir de nós como tudo que for do diabo (Tiago 4.7).
O contrario de crer é ter medo!

7- Veja tudo com os olhos da fé

Deseje sinceramente o beneficio que você pediu a Deus (Mateus 18.19). Depois, saiba que a Palavra de Deus é operante e te garante que “tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Marcos 11.24). A partir do momento que você orou, já pode contar como feita a coisa que você pediu a Deus (Hebreus 11.1). Mantenha firme sua confissão de fé chamando as coisas que não são como se já fossem. Para agradar a Deus não é preciso de obras, mas de fé (Hebreus 11.6). Aja como se já tivesse recebido aquilo que você pediu, “visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (II Coríntios 5.7). Glorifique a Deus antes mesmo de a bênção se manifestar (Romanos 4.19-21; Filipenses 4.6).
Veja as coisas espiritualmente!

Fortaleça sua fé!

CONCLUSÃO

A declaração de Jesus comparando a fé com uma semente de mostarda (Lucas 17.6) mostra que não importa o tamanho e sim a força. Mesmo uma semente pequena consegue se mover debaixo da terra e subir acima do solo. Além disso, a semente fica enterrada e não pode ser vista até brotar. Deste modo a fé não é pelas aparências e sim pelo poder de Deus que é o único que pode dar a vida e fazer milagres acontecer.

Abandone tudo o que enfraquece sua fé!


______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp