Fé e Graça

Tema: DEVOCIONAL

mãos estendidas pomba Espírito Santo

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; 
e isto não vem de vós; é dom de Deus” Efésios 2.8

Introdução: Existe uma forte ligação entre a Fé e a Graça. Estas são duas virtudes misteriosas que só podem ser constatadas por quem conhece verdadeiramente a Deus. Mesmo o maior estudioso é apenas um especulador diante destas infinitas verdades. Contudo, a pessoa mais simples e inculta, mas fiel é vertida de sabedoria inexplicável através de sua experiência com Deus.

Qual a diferença entre Fé e Graça?

Vamos refletir sobre a Fé a e Graça:

1- Ter FÉ é o que nós podemos fazer: “mediante a fé”

A Fé é a condição para conhecer a Deus, pois “de fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam (Hebreus 11.6). Crer é a atitude esperada pelo Senhor para nos abençoar (João 11.40).
Tanto a salvação como as bênçãos são alcançadas “mediante a fé”, sendo esta a única condicional imposta por Deus para nos abençoar. A fé precisa ser expressa verbalmente, “se disserdes... e não duvidares no coração” (Marcos 11.23) em concordância com o coração (Romanos 10.9). A fé também precisa ser praticada dando legalidade espiritual para que se realize (Tiago 1.22). Além disso, a verdadeira fé não é visível (II Coríntios 5.7). Jesus é o “Autor e Consumador da fé” (Hebreus 12.2), abrindo o caminho para que andemos na luz da Palavra de Deus que gera a fé (Romanos 10.17).
A fé é o que podemos fazer porque Deus já fez tudo por nós através do sacrifício de Jesus na cruz e então nossa parte é acreditar, buscar o crescimento na fé. Expressar aquilo que cremos e praticar o que aprendemos. A fé é como uma pequena chave que abre sem muito esforço uma grande porta.
A Fé é a chave para a Vitória!

2- GRAÇA é o que só Deus pode fazer: “pela graça... é dom de Deus”

O sacrifício de Jesus na cruz foi pleno e completo. Ali na cruz Jesus morreu por nós apagando todos os nossos pecados e conquistando tudo que precisamos para ser felizes para sempre (Tito 3.7). Este amor incondicional de Deus é o que chamamos de Graça (João 1.16).
Como descrever a Graça de Deus? Em primeiro lugar, a graça é gratuita (Romanos 3.24). Estende-se a todos os seres humanos indistintamente (Tito 2.11). A graça se manifesta de formas diferentes dependendo da pessoa ou situação (I Pedro 4.10). A graça de Deus é suficiente para tudo que precisamos (II Coríntios 12.9). Em cada luta ou desafio que enfrentamos a graça se torna cada vez mais forte e maior de forma “superabundante” (II Coríntios 9.8 e 14).
Muitas pessoas vivem uma vida sem graça porque não conhecem o mistério da Graça de Deus, que nos ama de forma nova a cada dia (Lamentações 3.21). Quando conhecemos o amor de Deus sabemos que “a tua Graça é melhor que a vida” (Salmos 63.3)  e então somos libertos de todo mal porque “o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça” (Romanos 6.14). Tudo muda em nossa vida quando passamos a olhar sob a dimensão da Graça Divina. Esta grande obra da Graça somente Deus pode fazer por nós, que pelas obras jamais alcançaríamos.
A Graça é o amor incondicional de Deus!

Creia na Graça de Deus!

CONCLUSÃO

A Fé se direciona a Deus e a Graça vem diretamente de Deus para nós. Quando conhecemos o amor de Deus então só temos uma resposta a dar que é crer. Tudo que Deus fez por nós tanto na criação como na salvação foi de graça e a única coisa que espera de seus filhos é que acreditem. Não existe força mais poderosa na terra do que a fé. E não existe força mais poderosa nos céus do que a Graça.

Quando agimos pela Fé, Deus derrama a sua Graça!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp