O que a Bíblia diz sobre o Halloween

Tema: HERESIAS

estudo bíblico sobre o dia das Bruxas

Deuteronômio 18.9-14
Introdução: A festa do dia das bruxas é comemorada na véspera do dia de todos os santos (01/11) e antevéspera do dia de finados (02/11). Este período é dedicado a rituais macabros e práticas de coisas ocultas. Na verdade, o dia 31 de outubro é a data que marcou a Reforma Protestante. Mas durante a inquisição, os protestantes foram queimados e julgados como bruxos. Então esta festa é um deboche contra o povo evangélico. Por isso não podemos nos conformar com isso (Romanos 12.1,2).

Leia a mensagem ‘Os cinco pilares da Igreja’. 

Embora a palavra Halloween ou a expressão 'dia das bruxas' não sejam citadas na Bíblia, as Escrituras condenas práticas ocultistas que são relacionadas a esta comemoração. As fantasias de monstros, bruxas e caveiras são usadas como uma brincadeira. Contudo o diabo não brinca (Provérbios 26.18,19). Deus também não brinca (Gálatas 6.7). As práticas envolvidas com esta festa são condenadas pela palavra de Deus “porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha” (Efésios 5.12). A fé cristã se baseia na luz e não nas trevas (Efésios 5.8). 

O que há de errado no dia das bruxas?

Vamos refletir sobre algumas práticas ocultas que Deus não se agrada e que estão ligadas ao dia das bruxas:

1- Feitiçaria

Gálatas 5.20 “idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções”.
A feitiçaria se baseia no sentimento de querer dominar a vida do próximo. É uma obra da carne associada a outros pecados como a inveja, idolatria, inimizade, ciúmes, discórdia e outras. Por causa destes sentimentos pecaminosos as pessoas procuram feiticeiros que façam simpatias e qualquer outro tipo de mandinga, macumba ou vodu. Não devemos dar ouvidos a estas coisas (Jeremias 27.9). Também não precisamos ter medo disso porque somos protegidos por Deus e contra nossa vida “não vale encantamento” (Números 23.23), desde que estejamos na presença de Jesus. 
Quem já participou de qualquer tipo de feitiçaria, precisa se arrepender e pedir perdão ao Senhor que anula todas as obras malignas (Apocalipse 9.21). A feitiçaria é uma rebelião contra Deus (I Samuel 15.23) porque o Senhor é quem controla a nossa vida e devemos aceitar a sua vontade.
A feitiçaria se baseia em dominar as pessoas!

2- Necromancia

Isaías 8.19 “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?”.
A necromancia é o culto aos mortos. Esta prática é condenada pela palavra de Deus, pois somente o Senhor merece a nossa adoração (Levítico 19.31). Quando o povo de Israel saiu do Egito, foram avisados para não praticar este tipo de culto, sob pena de ser eliminado do meio do povo (Levítico 20.6 e 27). Os reis que cederam a este tipo de prática perderam o seu trono e terminaram em ruína (I Crônicas 10.13 e II Crônicas 33.6). Nosso Deus “não é Deus de mortos, e sim de vivos” (Marcos 12.27) e o Senhor é o Juiz “que há de julgar vivos e mortos” (II Timóteo 4.1). Precisamos tomar cuidado com celebrações que homenageiam pessoas que já morreram, pois pode ser um culto aos mortos, porém disfarçado. O propósito do inimigo em celebrar a morte é fazer com que as pessoas se conformem com sua obra assassina e se tornem insensíveis (João 10.10).
Não devemos cultuar aos mortos!

3- Magia

Atos 19.19 “Também muitos dos que haviam praticado artes mágicas, reunindo os seus livros, os queimaram diante de todos. Calculados os seus preços, achou-se que montavam a cinquenta mil denários”.
A prática de mágicas foi condenada no Antigo Testamento (Deuteronômio 18.11) por ser usada para trapacear as pessoas (Provérbios 17.8). Os povos antigos praticavam “ciências ocultas” (Êxodo 7.11). No Novo Testamento a magia também é combatida porque ilude as pessoas (Atos 8.9-11) e se baseia no engano (Atos 13.6-8). Toda mentira é obra do diabo (João 8.44), que tenta convencer as pessoas de seu poder. Jesus operava milagres, mas não precisava encantar ninguém, nem queria aparecer, antes fazia tudo em serviço àqueles que precisavam de ajuda. A mágica se baseia na trapaça para iludir as pessoas e isso é mentira, coisa que não provém de Deus e sim do diabo (João 8.44).
Não precisamos de magia em nossa fé!

4- Adivinhação

Deuteronômio 18.10 “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro”.
Tudo o que envolve adivinhação de um modo geral a partir curiosidade de saber o futuro (Ezequiel 13.6,7). Práticas como a leitura de mão, de vasilha com água (Hidromancia), tarô, búzios, cartas e estrelas fazem parte da adivinhação (II Reis 21.6). Os agoureiros tentam dizer o futuro usando técnicas de subjeção ou inspirados por demônios (Jeremias 29.7). Deus disse em sua Palavra que não aceita estas práticas e que quem faz isso não entra no Reino de Deus (Apocalipse 21.8 e 15). A origem de toda adivinhação é a mentira (Zacarias 10.2) e os demônios que usam as pessoas para adivinhar e enganar outros (Atos 16.16). Jesus avisou que no fim dos tempos haveriam muitos falsos profetas que enganariam a muitos fazendo coisas miraculosas e adivinhando o futuro (Marcos 13.22).
Não acredite em adivinhações!

Deus é luz e não trevas!

CONCLUSÃO

Apocalipse 22.15 “Fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira”.

Nosso Deus é da verdade e tudo que se baseia em mentira não provém dele, “pois nada há encoberto, que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido (Mateus 10.26). Portanto as práticas ocultistas celebradas no dia das bruxas são opostas à fé cristã. Impressionante a sagacidade de satanás nos últimos tempos para enganas as pessoas de que não seja tão mal assim (II Coríntios 11.14).
A feitiçaria, a necromancia, a mágica e a adivinhação são práticas claramente condenadas na Bíblia, que estão associadas ao Halloween, por isso concluímos que um cristão não precisa fazer parte disso. Caso seja requerida participação em um colégio, por exemplo, você pode usar como argumento a sua liberdade religiosa, baseado no artigo 5° da Constituição Federal e pedir liberação do mesmo. Peça a Deus que te dê sabedoria com deu a Daniel quando teve que comparecer diante dos magos e encantadores do rei (Daniel 2.2 e 27).
Você é filho da luz e não do ocultismo!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp