NATAL é tempo de Comunhão

Tema: NATAL

pregação sobre o natal

Lucas 2.8-20
Introdução: O propósito da vida de Jesus Cristo ao mundo é restabelecer a comunhão entre Deus e o homem, pois “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23). A partir do nascimento de Jesus, iniciou-se o processo de restauração da vida na terra. A comunhão foi restabelecida por Cristo desfazendo a inimizade através de seu sacrifício na cruz (Efésio 2.14-16).

Como você celebra o Natal?

Vamos refletir os níveis da comunhão trazidos pelo Natal:

1- Comunhão da NATUREZA: v.8

Dentre os privilegiados espectadores do nascimento de Jesus, havia um “rebanho” de ovelhas e provavelmente outros animais de carga. O ambiente era rural, então desde aves, animais domésticos e criações diversas poderiam ser encontrados ali. Até uma estrela apareceu para iluminar a noite de Belém (Mateus 2.2). Mesmo como um astro, inanimado, aquela estrela tinha um propósito de anunciar o tempo da manifestação do Messias.
O Deus Criador, agora está no meio de sua criação. Com isso, toda a desordem trazida pelo pecado, agora poderia ser renovada através de Cristo, pois “a ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus (Romanos 8.19). A comunhão de Deus com o mundo não se limita apenas ao ser humano, mas contempla toda a natureza. Devemos pensar como melhorar nossa relação com a natureza e não destruir o que Deus criou para nos abençoar.
Natal é tempo de Comunhão com a Natureza!

2- Comunhão ESPIRITUAL: v.9,10 e 13,14

Anjos aparecerem várias vezes para anunciar o Natal. Talvez nunca tenham se mostrado tanto ao ser humano como neste período em especial. A palavra anjo significa mensageiro. Quando sua grafia está com letras maiúsculas é porque no sentido original se refere à manifestação do próprio Deus.
Os anjos são “são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação (Hebreus 1.14). Sua presença significa que há temor de Deus, pois “anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem e os livra (Salmo 34.7). Por isso, os anjos são uma prova de uma verdadeira comunhão espiritual. O céu veio à terra literalmente para trazer de volta a comunhão de Deus com o homem.
Natal é tempo de Comunhão Espiritual!

3- Comunhão entre RICOS e POBRES: v.15 e 20

Os pastores de Belém representam a classe pobre da sociedade judaica. Além disso, também eram excluídos do culto no templo, por questões cerimoniais, devido eventualmente terem contato com animais mortos ou com sangue, o que os tornariam impuros segundo a lei (Levítico 5.2).
Os reis magos que seguiam a estrela representaram a classe mais rica do mundo (Mateus 2.1). Também dedicaram parte de seus bens ao Rei dos reis (Mateus 2.11).
Embora provavelmente os pastores e os reis não tenham se encontrado no mesmo momento, Jesus foi o elo entre eles, pois todos estavam em busca de um Rei. Isso mostra que no Reino de Deus todos são iguais e somente Cristo é superior.
Natal é tempo Comunhão e Igualdade!

4- Comunhão da FAMÍLIA: v.16 e 19

O ambiente escolhido por Deus para vir ao mundo foi a família. O casal Maria e José, se tornou o modelo de vida terrena para o menino Jesus. Mas a presença de Deus através de Cristo era o modelo de vida espiritual para José e Maria. Apresentaram Jesus no templo e fizeram tudo que era necessário para obedecer a Deus (Lucas 2.21-24).
Deus criou a família e que estar na casa de todos nós. Então o Natal é um momento especial para reunir os familiares na presença de Deus. O convidado principal para as festividades natalinas é o aniversariante Jesus Cristo. Quando Jesus está presente, a festa é melhor. Jesus traz reconciliação e amor para a família.
Natal é tempo de comunhão da Família!

Celebre o Natal em Comunhão!

CONCLUSÃO

Comunhão = comum + união.

A melhor forma de celebrar o Natal é buscando comunhão com Deus, com o próximo e em tudo na vida.  Sem comunhão não adianta preparar festas. Para ter comunhão é preciso ver o próximo como um ‘comum’ e não como diferente. Para ter comunhão é necessário se unir ou estar mais ‘próximo’ do nosso próximo. Deus tomou a iniciativa, vindo ao mundo para estar perto de nós e nos aproximar uns dos outros.

Natal é tempo de Comunhão!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp