Purificação Espiritual

"Contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo, tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água".
Números 31.22,23
-INTRODUÇÃO: Purificação é um processo de limpeza, onde se tira toda sujeira ou mistura de algum objeto deixando só uma substância em sua formação. Ex: um anel de prata pura é só prata e nenhum outro metal. O OBJETIVO DA PURIFICAÇÃO É LIMPAR.
COMO ERA O PROCESSO DE PURIFICAÇÃO?
A água lava e tira as impurezas exteriores e as impurezas mais profundas que a água não consegue limpar, são tiradas no fogo ao derreter.
Quando se queria consagrar algum objeto, este era lavado e apresentado no altar do Senhor. Mas quando se trata de um metal, QUE SUPORTA O FOGO, e se houvesse alguma mistura ou sujeira mais profunda, devia passar pelo fogo e então toda sujeira que saísse pelas beiradas do crisol era tirada até o metal brilhar e se tornar como um espelho. Depois de purificado pelo fogo tinha que passar pelas águas, e então era consagrado.
  Este texto nos fala sobre a purificação de metais, mas nós podemos tirar uma lição muito boa para as nossas vidas, quanto á nossa purificação.
Como Deus nos purifica?
Vejamos como Deus nos purifica usando os símbolos da água e do fogo:

I- Purificação através da ÁGUA: “tudo o que não pode suporta o fogo fareis passar pela água” (v.23b).
Os rituais de lavagem tinham ligação com o conceito de purificação (Marcos 7.4). Quando alguém pecava, imolava a um cordeiro, o queimava e depois lavava suas vestes, então estava purificado. Ninguém podia entrar na presença de Deus ou no templo sem se lavar (II Samuel 12.20).
A água molha, encharca e limpa, então pode simbolizar:
a)  Água da PALAVRA DE DEUS: Quando nós somos sensíveis á palavra de Deus, reconhecemos que somos fracos e não suportamos o fogo das provações e tentações. Então a palavra de Cristo nos serve como água (Efésios 5.26).
·         A palavra de Deus limpa: João 15.3 e Atos 22.16.
·         A voz de Cristo é como muitas águas: Apocalipse 1.15.
·         A voz do Senhor ouve-se nas águas: Salmo29.3.
·         A Palavra de Deus é como água porque limpa as nossas vidas do Pecado. Davi quando pecou, se viu como sujo e clamou ao Senhor que o lavasse (Salmo 51.2 e 7 ).
·         Em João 13.8, na cerimônia do lava-pés, Jesus disse a Pedro que “se eu não te lavar, não tens parte comigo”. Para estarmos junto com Jesus, precisamos ser lavados por Ele.
No momento do batismo, mostramos que aceitamos a palavra de Deus para limpar nossos pecados, então somos lavados com água.
Ao lermos a Bíblia ou ouvimos uma pregação, esta serve como água para limpar as nossas vidas e nos tirar o pecado. Por exemplo: quando lemos ou ouvimos alguém falar sobre mentira, aquela Palavra serve para nos limpar do pecado de mentir.
Quando alguém prega a palavra é como se estivesse aspergindo, lançando água sobre nós para lavar os nossos pecados (Ezequiel 36.25).
b)  Água da PROVAÇÃO: A provação também é como água porque somo purificados na hora da provação, que é a hora que a sujeira aparece. Primeiro Deus tenta nos lavar, aspergindo a água da sua palavra sobre nós, mas se nós não nos deixarmos limpar, então somos afundados em muitas águas para ver se a sujeira sai.
·         Antes do Dilúvio, Deus mandou sua palavra para limpar o pecado da terra, mas como não deixaram  limpar, Deus purificou a terra mandando águas que mataram todos os maus (escória).
·         Em vários Salmos, Davi fala das águas como provações. Nos Salmos 42.7 e 88.7, Davi se vê em situações que está debaixo da água e água  agitada por ondas. No Salmo 69.1-2, Davi se vê num momento em que está coberto de águas e aflito. Em outro momento em que se sente aliviado e não queria estar coberto de água novamente (Salmo 124.4-5).
·         Jonas primeiro ouviu a palavra, mas como não surtiu efeito (Jonas 2.5), Deus o fez estar sob as muitas águas, até que ele declara que agradece a Deus e oferecerá sacrifícios, então Deus o tirou da profundeza, quando ele aceitou a palavra (Jonas 2.9 e 10).
Quando vamos lavar uma roupa, se a sujeira não sair ao passar água e sabão, então se põe de molho. Mas se ficou de molho e a sujeira não saiu então agita a água e a roupa para sair toda sujeira.
A Palavra do Senhor vem para nos limpar do pecado e nos purificar (João 17.17), mas quando endurecemos o nosso coração e não deixamos a sujeira sair Deus purifica através das águas na provação.
 Deus nos lava com Água da Palavra ou Água das Provações!

II- Purificação no FOGO: “tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo” (v.23).
Muitas vezes a pessoa não aceita ser lavada pela água da Palavra, ou já passou pelas águas de tribulação, mas ainda existem coisas sujas no mais profundo do ser, que precisam sair e então passa pelo fogo. O fundidor lava, mas se estiver fosco ele queima.
O fogo queima, derrete, purifica e limpa, então pode simbolizar:
a) Fogo do ESPÍRITO SANTO:
Quando estamos na presença de Deus, estamos como no meio do fogo (Isaías 66.15-16). Moisés quando estava na presença de Deus, era avistado pelo povo somente o monte coberto de fogo (Êxodo 8.2-4). Deus é como “fogo consumidor” (Hebreus 12.29).
·         A palavra de Deus é como fogo que purifica e queima todo mal e pecado: Deuteronômio 4.33.
·         Quando ouvimos uma palavra que sentimos ir mais fundo do nosso coração e o sentimos arder, essa palavra é como fogo purificando o interior: Jeremias 23.29.
·         Quando passamos pelo fogo ouvindo a palavra de Deus, lembramos ou descobrimos erros e pecados. Isso é a escória aparecendo, então deixamos Deus tirar esta escória (sujeira) e ficamos puros. Quando nos expomos á palavra, estamos entrando no Crisol de Deus, (local onde o metal é aquecido e purificado): Malaquias 3.3.
·         A promessa do batismo “com o Espírito Santo e com fogo: Mateus 3.11.
·         O Espírito Santo veio como “línguas como de fogo” sobre a cabeça dos cristãos, no Pentecostes: Atos 2.3.
DEUS QUER OS SEUS FILHOS PUROS E SEM MISTURA DO MUNDO! Por isso, Deus nos faz ouvir sua palavra, para aquecer o nosso coração e tirar toda sujeira (I Coríntios 3.13 e 15).

a) Fogo na PROVAÇÃO:
A provação também é como fogo, porque purifica as vidas, diante do fogo e que reconhecemos nossos erros e dificuldades (Ezequiel 22.18-22). O fogo prova o mental para saber se ele é realmente puro. A purificação com fogo esteriliza o objeto a ser consagrado.
·         A terra foi purificada com fogo, (queimando a escória) quando Deus queimou Sodoma e Gomorra (Gênesis 19.24).
·         Deus purificou a boca de Isaías com brasa de fogo (Isaías 6.7).
·         Davi orou a Deus dizendo que estavam passando por provações no crisol (Salmo 66.10).
·         Ananias, Misael e Azarias, estiveram na fornalha de fogo e o Senhor veio estar junto com eles (Daniel 3.2-5).
·         Em II Pedro 3.7 Deus disse que purificará a terra queimando em fogo os maus (escória).
·         Jesus disse que purificará a seara queimando o Joio no fogo (Mateus 13.40).
·         Nossa fé também é provada pelo fogo (I Pedro 1.7), para que seja pura e cresça.
·         O fogo da provação nunca é maior do que podemos suportar: I Coríntios 10.13.
O acrisolador ou fundidor, sabe o quanto de calor (o ponto de ebulição de cada metal) e as qualidades dele : exemplo: (v.22) “contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo”.
OURO: metal precioso, amarelo e brilhante, o mais maleável. Ebulição: 2970 graus.
PRATA: metal precioso, branco, brilhoso e sonoro, também maleável. Ebulição 2.212 graus.
BRONZE: ou cobre também chamado na bíblia de latão ou metal, de cor amarela. Foi o primeiro metal a ser usado pelo homem. Ebulição: 2.595 graus.
FERRO: metal duro, cinzento azulado e maleável, mas não tem elasticidade. Ebulição: 3.000 graus.
ESTANHO: metal branco, muito brilhante, pouco resistente. Ebulição: 2.260 graus.
CHUMBO: metal azulado, flexível e muito pesado, conhecido desde a antiguidade. Ebulição: 1.744 graus.
O fundidor sabe o calor que o metal suporta e nunca deixa passar disso a chama de fogo porque não quer que o metal se queime e não sirva mais.
Deus conhece o nosso ponto de fervor (ebulição) que é a hora em sai a escória (sujeira) então nessa hora Deus nos limpa.
Quando chega o ponto de ebulição, e o fundidor vê a sujeira saindo pelas beiradas do crisol, ele tira a sujeira. O fundidor sabe quando o metal está puro, quando ele olha e vê sua imagem refletindo no metal. Então ele desliga o fogo, coloca na forma o metal derretido e o deixa endurecer. Quando endurece, mas ainda esta quente, o fundidor, joga com terra a peça na água e a refresca. E então é purificado e consagrado a Deus. Mesmo depois do fogo é lavado, pois, “tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo, todavia se purificará com água purificadora” (v.23).
Quando passamos por dificuldades e temos uma unção má esta reação é a escória do que esta dentro de nós. Isso mostra a sujeira que tem no interior. Quando a igreja é provada e muitos saem, é a escória que está saindo.
Deus nos purifica até poder ver nós a sua imagem. Então quando Deus olha para nós e vê a sua imagem, estamos puros. Porque fomos criados para a imagem de Deus (Gênesis 1.27) o motivo da nossa existência é sermos puros e semelhantes a Deus.
Deus disse que tudo o que suporta fogo, passa pelo fogo, se nós passamos pelo fogo é porque suportamos, somos fortes. Se passarmos pelo fogo é porque somos como metal precioso para Deus e Ele nos quer puro como ouro (Isaías 43.4).
Deus nos aquece com Fogo do Espírito ou Fogo das Provações!

Deus quer te purificar!
-CONCLUSÃO:
Em toda a Bíblia, Deus se manifesta em Água e em Fogo:
·         Deus guiou o povo de Israel com uma nuvem de água e uma coluna de fogo (Êxodo 13.21-22).
·         Deus como água e fogo (Malaquias 3.2).
·         Davi passou na água e no fogo, mas reconhecia que Deus estava junto o tempo todo (Salmo 66.10).
·         Deus passa na água e no fogo junto conosco (Isaías 43.2).
·         A grande promessa, Deus nos batiza com água na sua Palavra e depois com seu Espírito que é fogo (Mateus 3.11).
Deus quer purificar sua vida totalmente. Começando pela água da Palavra de Deus, então se não ficar limpo, precisa ser imerso em águas de Provações. Para uma purificação mais profunda, o Espírito Santo nos limpa com seu Fogo, mas quando não ficamos limpos, passamos pelo Fogo das Provações.
Deixe Deus purificar sua vida!
______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.