O que eu não devo temer

Tema: MEDO

cabeça com prisioneiro dentro

“não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. 
Isaías 41.10

Introdução: O medo paralisa as pessoas. Muitas pessoas vivem presas em fobias e pânico porque se sentem desprotegidas. Parece que o que tememos nos persegue (Jó 3.25). Não é preciso ter medo quando estamos bem acompanhados. A presença de Jesus nos garante a proteção.
Vários servos de Deus enfrentaram perigos e tiveram coragem. Isaque quando Abraão foi oferecê-lo em sacrifício (Gênesis 22.7), Elias (I Reis 18.22), Misael, Ananias e Azarias na fornalha (Daniel 3.17), Davi muitas vezes (Salmo 18.4). Jesus venceu o medo na cruz (Hebreus 12.2).

O que você tem medo?

Podemos fazer uma lista de coisas que temos medo, mas antes vamos ver uma lista de coisas que a Bíblia diz que não precisamos temer quando Jesus está conosco:

1- Medo de Más notícias

Salmos 112.7 “Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR”.

Não tenha medo do que pode acontecer. Jesus disse que não devemos nos preocupar com o futuro (Mateus 6.34). O futuro pertence a Deus.

2- Medo dos Fenômenos naturais

Salmos 46.2,3 “Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam”.

Sua vida está nas mãos de Deus. Embora estejamos sujeitos a consequências de fenômenos naturais, o mais importante é confiar que Deus está conosco.

3- Medo de Calúnias

Salmos 31.13 “Pois tenho ouvido a murmuração de muitos, terror por todos os lados; conspirando contra mim, tramam tirar-me a vida”.

Uma das piores coisas que alguém pode suportar é a calúnia. Mas Deus é o Juiz que julgará quem falar de seus servos (Tiago 4.11). Deus está vendo tudo e a verdade prevalecerá (Isaías 54.17).

4- Medo do Ser humano

Salmo 108.12,13 “Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro do homem. Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários”.

Ninguém pode tocar em você se Deus não permitir. Embora precisamos tomar precauções quanto à violência, devemos confiar na proteção do Senhor.

5- Medo de Inimigos

Salmo 27.3 “Ainda que um exército se acampe contra mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra, ainda assim terei confiança”.

Nossa guerra é contra o mal e não contra pessoas (Efésios 6.12). Seu verdadeiro inimigo é o diabo que já foi vencido por Jesus. Apenas resista-o que ele fugirá de você (Tiago 4.7).

6- Medo da Noite

Salmo 91.5 “Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia”.

Até enquanto dorme, Deus cuida de você (Salmo 121.3,4). Deus vê todas as coisas, até mesmo na escuridão (Salmo 139.11,12). Ore antes de dormir e peça Deus que te dê sono (Salmo 4.8).

7- Medo da Morte

Salmos 23.4 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.

Se você foi salvo, vai morar no céu, porque Jesus venceu a morte (Hebreus 2.14). O mais importante é ter certeza de salvação (Filipenses 1.21).

Jesus está contigo, não tenha medo!

Conclusão

II Timóteo 1.7 “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

Se a Palavra de Deus diz para não amedrontarmos, então o medo se baseia em falta de fé. O medo não vem de Deus (João 4.18). Então peça ao Senhor que te encha de coragem para vencer tudo.
Faça um propósito de oração pedindo ao Senhor para vencer seus temores (Salmos 34.4). Nada pode te separa o amor de Deus, então não há mais nada a temer (Romanos 8.31-37).

Não temas!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp