O Batismo da Cruz

-Tema: CONVERSÃO

“Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?”.
Marcos 10.35-40

-Introdução: O batismo é uma entrega total a Deus, como Jesus se entregou totalmente por nós na cruz. Um compromisso muito sério e que não podemos voltar atrás. É muito perigoso falar sem pensar. Por causa disso muitas pessoas assumem compromissos sem estar conscientes do que estão fazendo. 
Os filhos de Zebedeu, discípulos Tiago e João, com o apoio de sua mãe (Mateus 20.20-22) pediram a Jesus para sentar-se ao seu lado em seu trono de glória. Jesus já havia lhes prometido anteriormente que “quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis em doze tronos (Mateus 19.28). Mas eles queriam o privilégio de estar ao lado de Cristo, o que indicaria maior poder.
Diante de sua presunção, Jesus perguntou para Tiago e João se estariam dispostos a pagar o preço necessário para receber tal recompensa e mais uma vez eles se anteciparam assumindo o compromisso. De fato os dois experimentaram o que se propuseram passando pelo Batismo da Cruz.

Como é o Batismo da Cruz?

Vamos refletir sobre o Batismo da Cruz a partir do exemplo de Cristo para Tiago e João, bem como eles experimentaram este sacrifício:

1- Batismo de Lágrimas:

O Batismo da Cruz é através de lágrimas. Antes de se oferecer em sacrifício por nós, Jesus chorou por amor a cada uma das almas que salvaria. Foram tantas lágrimas que literalmente foi batizado por elas. Chegou ao ponto de chorar tanto que “estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o seu suor se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra (Lucas 22.44). Sem dúvida estas lágrimas aumentaram a cada passo em direção à cruz onde se derramou em lágrimas por nós.
Segundo a tradição histórica, o apóstolo João foi exilado na ilha de Patmos (Apocalipse 1.9), onde ficou escondido até poder voltar a Éfeso, morrendo de velhice com aproximadamente 100 anos de idade. Com isso podemos presumir que João passou por este Batismo de Lágrimas, sofrendo com suas ovelhas e sendo fiel até a morte.
O Batismo da Cruz é um Batismo de Lágrimas que acontece quando o cristão aceita crucificar-se com Cristo (Gálatas 2.20) e mesmo que precise chorar ou sofrer por isso, está disposto a levar sua cruz até o fim seguindo o exemplo de Cristo (Lucas 9.23). Para estes Jesus prometeu o consolo quando “Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Apocalipse 7.17).
Suas lágrimas não são em vão!        

2- Batismo de Sangue:

O Batismo da Cruz acontece pelo derramamento de sangue (Hebreus 9.22). Jesus derramou seu sangue em favor da humanidade pecadora. Ficou como um cordeiro ensanguentado ao ponto de estar desfigurado (Isaías 53.2-4). Sua entrega foi tão intensa que mesmo após tanta dor, o restante do sangue que havia em seu corpo saiu quando um soldado lhe perfurou o ventre (João 19.34). Jesus derramou até a última gota de seu sangue por nós.
Tiago experimentou este Batismo de Sangue como descreve o texto de Atos 12.1,2. Foi martirizado sob a perseguição do rei Herodes Agripa por volta do ano 40 d.C. Outros apóstolos também se tornaram mártires da Igreja Primitiva recebendo de fato o Batismo de Sangue.
O Batismo da Cruz é um Batismo de Sangue que acontece quando aceitamos o sacrifício de Jesus por nós “e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I João 1.7). Somente através do sangue de Jesus podemos entrar na presença de Deus (Hebreus 10.19). Também quando resistimos o pecado “até o sangue” (Hebreus 12.4), estamos passando por este Batismo de Sangue estando dispostos a morrer com Cristo jamais abandonando sua presença.
Seja fiel até a morte!

Tome a sua cruz!

-CONCLUSÃO: Lucas 12.50 “Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!”.
Os dois apóstolos passaram pelo Batismo da Cruz que Jesus lhes propôs. João através do Batismo de Lágrimas e Tiago através do Batismo de Sangue. Seu compromisso com Cristo foi até o fim de suas vidas.
Esta palavra não traz um novo ritual batismal e sim um desafio de total dedicação ao Senhor Jesus em gratidão ao que fez por nós. Muitas vezes queremos os privilégios das bênçãos de Cristo, mas não estamos dispostos a pelo menos entender o significado tão caro de tudo que recebemos gratuitamente.
Você está disposto a passar por este batismo?
Pense bem antes de responder!
______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp