Gerando filhos em Louvor

-Tema: MÃE


Gênesis 29.31-5

-Introdução: As crises da família de Jacó são reveladas neste texto. Um lar cheio de contradições e lutas. Jacó foi enganado pelo sogro que lhe deu como esposa Lia, a irmã mais velha de Raquel. Esta família foi formada com divisões, ciúmes e disputas entre Lia e Raquel. Jacó amava Raquel enquanto Lia, além de ser mais velha, tinha os olhos fracos e era desprezada (Gênesis 29.17). Em compensação, Lia tinha filhos, enquanto Raquel estava estéril (v.31). Através dos nomes de seus filhos, Lia mostrava o que estava acontecendo e o que sentia.
Esta história mostra como podemos encarar as crises da vida de forma diferente. Não adianta colocar expectativa nos outros. A única fonte de bênçãos vem de Deus. Quando vencemos as amarguras reagindo de forma positiva e louvando ao Senhor, conseguimos a vitória.

Como você encara seus problemas?

Vamos estudar os nomes dos filhos de Lia, diante das circunstâncias que vivia e como conseguiu superar seu sofrimento:

1- Ruben - FILHO

v.32 “Concebeu, pois, Lia e deu à luz um filho, a quem chamou Ruben, pois disse: O SENHOR atendeu à minha aflição. Por isso, agora me amará meu marido”.

A tradução do nome Rubem é ‘eis aqui um filho’. Lia queria conquistar Jacó através de seu filho. Rubem foi gerado de forma desconfortável, em um clima de competição, para salvar o casamento.
Enquanto vivemos em função dos outros não é possível ser feliz. Fingir ser o que não somos ou vivendo para mostrar aos outros uma máscara, não traz felicidade. Muitas pessoas querem mostrar seus frutos para atrair os outros, mas isso é inútil.
Deus quer te dar frutos para te fazer feliz!

2- Simeão - OUVIR

v.33 “Concebeu outra vez, e deu à luz um filho, e disse: Soube o SENHOR que era preterida e me deu mais este; chamou-lhe, pois, Simeão”.

O nome Simeão significa ‘o Senhor me ouviu’. O sentimento de Lia era de pena. Sente o desprezo de seu marido e pensa que tendo mais um filho conquistaria Jacó. Reconheceu que foi ouvida por Deus, mas queria ser ouvida por Jacó.
A autocompaixão é um sentimento que corrói a alma. Sentir tamanha solidão que não consegue se enxergar de outra maneira senão com dó de si mesmo. Muitas vezes, a revolta leva a tomar atitudes drásticas com o propósito de chamar atenção dos outros, mas isso não leva a lugar algum. Leve todos os seus problemas para Deus em oração sabendo que o Senhor ouve o seu clamor (Filipenses 4.6).
O mais importante é Deus ouvir sua oração!

3- Levi - UNIÃO

v.34 “Outra vez concebeu Lia, e deu à luz um filho, e disse: Agora, desta vez, se unirá mais a mim meu marido, porque lhe dei à luz três filhos; por isso, lhe chamou Levi”.

O nome de Levi revela a intenção de Lia, dando o sentido de ‘unido’, porque queria se unir mais a Jacó agora com um terceiro filho. Mas nada era capaz de atrair seu marido. Enquanto Lia queria algemar seu marido, vivia amargurada.
O melhor caminho para ser amada, para ser feliz não é prendendo quem queremos conquistar. Quando você estiver por cima, tenha compaixão de quem estiver por baixo. Seja humilde. Deus não se agrada de disputas pessoais baseadas no orgulho (Tiago 4.6).
Quanto mais difícil estiver, procure estar mais perto de Deus!

4- Judá - LOUVOR

v.35 “De novo concebeu e deu à luz um filho; então, disse: Esta vez louvarei o SENHOR. E por isso lhe chamou Judá; e cessou de dar à luz”.

Agora Lia tem um quarto filho, mas desiste de querer usar seus filhos para ganhar seu marido Jacó. O nome de Judá significa ‘louvor’. Este filho foi gerado com amor. Judá foi um ascendente de Jesus (Mateus 1.1-17). Lia conseguiu se libertar das amarguras e passou a viver com alegria. Judá foi gerado para o louvor de Deus.
Através do Louvor, Deus nos cura e nos faz ser feliz. O louvor é uma arma poderosa para vencer as afrontas da vida. Aprenda a gerar seus sonhos em um espírito de louvor e não de competição. Deus quer te dar um espírito de louvor para “em tudo dai graças” (I Tessalonicenses 5.18). Gere seus sonhos em louvor a Deus e adore ao Senhor em cada conquista.
Se você cansou de lutar, louve ao Senhor!

Louve ao Senhor!

CONCLUSÃO

Se você está cansado de lutar com suas forças e não tem gerado frutos, pare tudo e apenas louve ao Senhor. Depois de tentar de várias maneiras é hora de louvor a Deus e dar uma chance para Jesus operar em sua vida. Deus conhece o seu sofrimento e está pronto para te curar. Deus quer que você seja fértil e cheio de felicidade, com a vida abundante que Jesus te concede (João 10.10).
A melhor forma de reagir aos problemas é louvando a Deus e buscando forças espirituais no Senhor que nos fortalece (Filipenses 4.13). Não gere seus sonhos com disputas, tentando mostrar sua capacidade ou chamar atenção dos outros. Gere seus sonhos louvando a Deus acima de tudo e todos. Quando sonhamos para nós mesmos ou para os outros, sofremos muitas decepções, mas quando sonhamos para Deus somos realizados.

Nunca deixe de louvar a Deus!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp