Liderança Saudável

Tema: LIDERANÇA

coração pintado com mãos

Marcos 8.14-21

Introdução: Um bom líder deve saber usar bem as mãos a cabeça e o coração. As mãos significam ser ativo, a cabeça o ser pensativo e o coração ser sensível.
A lição dada por Jesus nos capítulos 6 a 8 de Marcos explica isso. Jesus começa realizando grandes milagres e usando seus discípulos para fazer estes sinais, mostrando-lhes o seu poder através de cinco pães e dois peixes um grande milagre aconteceu para ensinar a suficiência de Deus sobre a carência humana, contudo os discípulos não entenderam que Jesus não falava de pão ou fome material, mas sim de coração e carência espiritual.

Como sarar a liderança?

Vamos refletir alguns ensinamentos de Jesus sobre uma liderança saudável:

1- Mãos = ATITUDE: v.14-16

Após a segunda multiplicação de pães e peixes, os discípulos pareciam estar se acostumando com a provisão do Mestre e ninguém se preocupou em levar os pães que sobraram. Talvez um tenha pensado que o outro levaria e apenas um pão havia com eles (v.14), o que poderiam supor ser o suficiente para Jesus multiplicar novamente. Os discípulos olharam para as mãos um do outro e viram que tinham se esquecido de levar pão. Mas Jesus lhes ensinou que liderança é marcada por atitudes e não apenas opiniões como faziam os fariseus (v.15).
As pessoas olham para as mãos do líder e veem o que está fazendo. O caráter do líder é observado por todos, por isso precisa trabalhar seu caráter, sendo humilde, pedindo ajuda e melhorando a cada dia. Conquistar a confiança dos seus liderados conduz o líder a ser competente no que faz em seus relacionamentos, no serviço e na administração. Algumas ações como ser pontual, cumprir promessas, concluir o que começou, ser gentil e generoso dizendo um simples ‘por favor’ e ‘obrigado’, passando tempo junto com as pessoas, atos que conquistam as pessoas.
O caráter do líder confirma a sua autoridade. As pessoas precisam sentir a presença de Jesus na vida do líder. Através do que o líder faz ele conquista autoridade. Pelo modo de agir, trabalhar, conversar, planejar e organizar, com o tempo a autoridade vai sendo estabelecida.
Seja um líder proativo!

2- Cabeça = INTELIGÊNCIA: v.18-21

Jesus fez uma prova de matemática com seus discípulos, testando sua capacidade intelectual para compreender o que fazia. Perguntou os números de pães, pessoas e as sobras das duas multiplicações (v.19,20). Com isso Jesus ensina que a liderança precisa estar atenta a tudo que acontece (v.18). Um líder deve ver, ouvir e lembrar as coisas, além de ser compreensivo, tentando tirar proveito para edificação de todos (v.21).
A mente de um líder precisa ser renovada (Romanos 12.1,2) para exercer uma liderança inteligente. Uma mentalidade deficitária não consegue reconhecer o pecado que mina a vida espiritual e limita a visão do Reino de Deus. Uma mentalidade abundante deve ser buscada por líderes muito mais do que o sucesso na realização de programações. A dependência unicamente de Cristo para tudo é a principal base e sustento de uma pessoa com mentalidade abundante. Nesta ampla visão o sucesso torna-se apenas uma consequência da vida com Cristo e por isso tudo se torna para a glória de Deus (Filipenses 4.8).
Seja um líder inteligente!

3- Coração > SENSIBILIDADE: v.17

Jesus perguntou aos discípulos: “tendes o coração endurecido?” (v.17). De nada adiantaria ver tantos milagres e não estar sensível ao poder de Deus. Por isso, o Mestre quis despertá-los para sentir o que estava acontecendo. Jesus conquistou seus discípulos porque falava ao seu coração e também sabia o que se passava em suas emoções.
Um grande risco que atinge muitos líderes é o endurecimento do coração, como uma doença que o impede de sentir (Ezequiel 11.19) e frutificar (Marcos 4.16,17). Os sintomas são conhecidos quando o líder passa a confiar em seus recursos e opiniões mais do que depender de Deus.

A doença do líder pode ser descoberta por não usar o coração e os sintomas são quatro:
a) ARREIRISMO marcado por ambição egoísta e competição vergonhosa. Isso aconteceu com os discípulos quando disputavam quem seria o primeiro no Reino dos céus (Mateus 18.1).
b) AUTORITARISMO, uso desavergonhado do poder. Uma tentação para o líder diante das suas decisões e desejo de ser o melhor destacado como os discípulos que pediram para se assentar à direita e à esquerda no Reino dos céus (Mateus 20.20-23).
c) ARROGÂNCIA insensível, como diante da ceia os discípulos não pareciam entender ou estar preocupados com o significado do que estava sendo realizado com tamanha dor pelo mestre (Mateus 26.20-25). Assim também o líder com coração endurecido muitas vezes não se compadece diante de momentos cruciais de seu ministério.
d) AUTOCONFIANÇA cega. Como Pedro confiava em si de não trair Jesus (Mateus 26.31-35), também o líder que se baseia em seu querer e opinião nega a Cristo embora não veja o que de tão sério está fazendo.

Esta lição mostra aos líderes que embora vendo as maravilhas de Deus, são suscetíveis ao endurecimento do coração, caso não percebam sua dependência Divina diante dos desafios da vida.
Seja um líder sensível!

Deus quer curar sua liderança!

CONCLUSÃO

Como poderia um líder querer que as pessoas tenham atitude se ele mesmo não agir dando exemplo? Como os liderados seriam compreensivos se a liderança não for inteligente? Como sensibilizar as pessoas se o líder for insensível? Por isso, uma liderança saudável é marcada por mãos ativas, mentalidade abundante e coração sensível.
Marcos ao escrever o evangelho ensinava os cristãos perseguidos de Roma a confiar em Jesus, mesmo se precisar enfrentar a cruz, porém crendo na ressurreição (Marcos 8.34-38). Este é o remédio para curar a dureza de coração do líder. Enfrentar a cruz leva a crer na vida eterna em Cristo e não confiar em si mesmo. Diante da cruz somos impotentes e precisamos apenas depender do poder de Deus.
Não deixe sua liderança adoecer!
______________________________
LAURENCE, William. Autoridade Pastoral: Servindo a Deus Liderando o Rebanho. São Paulo: Editora Vida, 2002.

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Como ser um líder espiritual? A Bíblia exemplifica a administração desde a criação quando Deus fez tudo em seu devido lugar e na hora certa. Neste estudo vamos falar de paradigmas administrativos no Antigo Testamento, no Novo Testamento e na Igreja Primitiva, apresentando quatro exemplos de liderança em cada um destes.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp