Ferramentas Espirituais

Tema:

pregação espiritual estudo bíblico

“O que tens na mão?” Êxodo 4.2

Introdução: Deus usa coisas e situações inesperadas para provocar milagres. Algo que seja realmente improvável para que o mérito seja apenas da fé. Um grave erro seria o uso de objetos como amuletos mágicos. Este tipo de crendice, chamada ‘animismo’ porque atribui vida a coisas inanimadas.
A fé verdadeira não tem idolatria em nada material porque é invisível (II Coríntios 5.7), mas tem poder de remover montanhas (Mateus 21.21). O propósito de Deus em utilizar o que chamamos de ferramentas para realizar milagres é nos mostrar que temos condições de vencer as dificuldades com aquilo que está em nossas mãos.


Você precisa de um milagre?

Vamos refletir sobre alguns momentos quem Deu usou o que seus servos tinham nas mãos:

1- Cajado (Moisés): Êxodo 4.2-5

A ferramenta de trabalho de um pastor é o cajado ou bordão. Moisés aprendeu a usar este pedaço de madeira para se apoiar na caminhada pelas montanhas rochosas, para guiar o rebanho e defender de lobos. Mas agora Deus o manda lançar seu bordão no chão e este se tornou numa serpente. O Senhor lhe disse “Toma, pois, este bordão na mão, com o qual hás de fazer os sinais (Êxodo 4.17). Este bordão foi usado tantas vezes para operar milagres que foi chamado de “bordão de Deus (Êxodo 4.20).
Com esta vara Moisés mostrou o poder de Deus quando seu bordão em forma de serpente devorou os bordões dos magos egípcios (Êxodo 7.9-15). Ao levantar este cajado, as águas se tornaram em sangue (Êxodo 7.17 e 19,20), surgiram rãs que infestaram a terra (Êxodo 8.5). Tocou com o bordão na areia e piolhos se espalharam por todo o Egito (Êxodo 8.16,17). Houve chuva de pedras (Êxodo 9.23) e uma praga de gafanhotos (Êxodo 10.13). Com esta vara o mar se abriu para o povo passar (Êxodo 14.16). Água brotou da rocha quando Moisés apenas tocou com este cajado (Êxodo 17.5,6). Uma batalha foi vencida apenas com este bordão erguido (Êxodo 17.9).
Este bordão representa a liderança. A vara era um símbolo de pastoreio. Moisés deixou de ser pastor de ovelhas para cuidar de vidas guiando seu povo. Assim como Moisés tinha apenas seu bordão em mãos, também temos condições de receber milagres de Deus com a capacidade que o Senhor nos dá de liderar o seu povo.
Erga o seu cajado de líder e veja milagres no meio do povo!

2- Trombeta (Josué): Josué 6.16 e 20

O povo de Deus estava conquistando a terra prometida e precisavam vencer uma grande fortaleza da cidade de Jericó. Aos olhos humanos aquela cidade era instransponível. Sua muralha era imensa. Precisariam de muitas armas poderosas para derrubar aquele muro. Mas Deus manda o povo apenas rodear a cidade por fora dos seus muros por sete dias. No sétimo dia fizeram isso por sete vezes e nesta última ao tocar as trombetas o povo gritou fortemente e as muralhas caíram.
As trombetas são um símbolo de louvor. Quando adoramos a Deus, as fortalezas do inferno se abalam. Tudo que parece inalcançável pode ser conquistado em adoração. Quando fazemos isso estamos declarando que acreditamos de tal forma que já agradecemos ao Senhor. Antes de vencer qualquer barreira, precisamos louvar ao Senhor.
O Louvor é uma ferramenta poderosa!

3- Manto (Elias e Eliseu): II Reis 2.8 e 14

O manto de Elias foi a única herança deixada para seu sucessor Eliseu. Na verdade esta foi uma poderosa ferramenta de milagres. Com este manto Elias ouviu a voz de Deus quando cobria seu rosto (I Reis 19.13). Elias escolheu Eliseu para ser seu discípulo lançando o manto sobre este (I Reis 19.19). Com este manto Elias fez parar as águas do Jordão para passar (II Reis 2.8) e com ele Eliseu fez o mesmo ao voltar (II Reis 2.14).
Este manto pode representar a responsabilidade do ministério profético. Ao transferir seu manto, Elias estava colocando sobre Eliseu a tarefa de dar continuidade ao seu trabalho como profeta em Israel. Com isso, aprendemos que nossas tarefas são compromissos importantes que devemos levar. Quando nos dispomos para exercer o serviço cristão, Deus opera milagres através de nossas vidas.
O Compromisso é uma ferramenta de milagres!

4- Pedra (Davi): I Samuel 17.49

O povo de Deus estava sendo afrontado por um gigante chamado Golias. Ninguém ousava enfrentar este homem com medo de sua grandeza. Maior ainda eram as blasfêmias proferidas por este homem que falava de Deus e do seu povo. Mas Davi sentiu uma força enorme dentro de si ao se oferecer para combater com Golias. Mesmo depois de tentar usar armas humanas, Davi preferiu lutar como já estava acostumado, apenas com sua funda de pastor. Bastou uma pedrinha só e o gigante foi derrotado.
Esta pedrinha lisa de ribeiro simboliza o nome do Senhor. Davi declarou que estaria enfrentando o gigante “em nome do Senhor” (I Samuel 17.45). A arma mais poderosa que podemos usar hoje é o nome de Jesus, porque não existe poder superior ao seu nome (Atos 4.12). Através do nome de Jesus nossas orações são respondidas e milagres acontecem (João 14.13,14). Antes de enfrentar qualquer problema, por maior que seja devemos clamar ao nome de Jesus.
O nome de Jesus é uma ferramenta poderosa!      
     

5- Figos (Isaías): Isaías 38.21

O rei Ezequias estava à beira da morte e ficou pior ainda quando recebeu a notícia por meio do profeta Isaías, de que morreria. Mesmo assim Ezequias orou a Deus clamando sua misericórdia. O Senhor ouviu sua oração e mandou o profeta Isaías voltar e dar a boa notícia de que seria curado. Mas Isaías mandou que fizessem uma pasta de figos e colocassem sobre o local onde estava a úlcera no rei (II Reis 20.7).
A pasta de figos na verdade é um doce, algo delicioso de se comer. Aquela pasta cobriu e tapou o local de sua ferida. Na verdade o figo não tem característica curativa. Este ato simbolizou que os frutos da vida de Ezequias eram maiores que seus erros. O rei havia orado pedindo que o Senhor se lembrasse de tudo que fez (Isaías 38.3). Deus aceitou os frutos da vida de Ezequias. Do mesmo modo os frutos da vida Cristã são verdadeiros milagres que glorificam a Deus (João 15.8). Todo cristão que tem em si os frutos do Espírito presencia coisas grandiosas da parte de Deus (Gálatas 5.22,23).
Os frutos do Espírito são ferramentas de milagres!

6- Farinha (Eliseu): II Reis 4.41

O povo estava com fome por falta de mantimentos e alguém pegou uma erva que depois de preparada descobriram que era venenosa (II Reis 4.40). Eliseu pediu apenas para misturar farinha na panela e a comida ficou saudável. Todos comeram satisfazendo sua fome.
Percebe-se que “havia fome naquela terra” (v.38) e quando Eliseu pediu para darem a farinha que tinham para ser misturada a algo venenoso estava provando sua fé. Aquele ato poderia ser interpretado como desperdício porque humanamente falando, toda a farinha se estragaria. Ao entregar a farinha para o profeta o povo acreditou que um milagre aconteceria. Logo em seguida terem gastado seu resto de farinha, Deus manda um homem trazer vinte pães que satisfizeram cem homens mostrando o poder de Deus (II Reis 4.42-44).
Esta farinha representa a generosidade. Quando somos generosos Deus multiplica tudo o que há e nossas mãos. Jesus mostrou isso quando multiplicou os pães e peixes além de ensinar que quem doa recebe muito mais (Lucas 6.38).
A generosidade é uma ferramenta poderosa!

7- Barro (Jesus): João 9.6

O próprio Jesus mostrou seu poder sobre a matéria física quando transformou água em vinho (João 2.1-8), quando mandou secar a figueira estéril (Mateus 21.19), quando multiplicou os pães (Lucas 9.16) e quando transpôs as paredes do Cenáculo após sua ressurreição (João 20.26). Agora diante de um cego Jesus fez lodo misturando saliva na areia e passou sobre os olhos do cego que após lavar-se no tanque de Siloé passou a enxergar (v.7).
Quando Deus criou o ser humano usou o barro (Gênesis 2.7). Este mesmo material para criar agora usa para consertar como um oleiro que corrige sua obra (Jeremias 18.1-6). Este barro representa o perdão de Deus, pois antes de fazer isso Jesus estava sendo interrogado sobre os pecados daquele cego (João 9.2,3) e depois de dizer que a doença não seria resultado do pecado, Jesus aplicou o lodo sobre os olhos do cego para curá-lo. Aquele homem obedeceu a Jesus e descobriu que seus pecados estavam perdoados. Jesus tapou os olhos do cego com lodo para mostrar para os fariseus que seus julgamentos é que os impediam de enxergar o propósito de Deus para suas vidas.
Uma arma poderosa que opera milagres é o perdão. Quando alguém nos ofende precisamos lembrar que somos de barro também. Às vezes vemos a sujeira do outro e esquecemos que também somos pó (Salmo 103.14).
O perdão é uma arma poderosa de milagres!

Utilize as ferramentas que Deus te dá!

CONCLUSÃO

 II Coríntios 10.4 “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus”.

Deus sempre coloca algo em nossas mãos para usarmos na hora que precisamos. Tudo se transforma pela fé. As poucas condições que temos são potencializadas quando agimos espiritualmente. Um cajado abre o mar, um toque de trombeta derruba muralhas, um mando para o rio, uma pedra derruba gigantes, doce de figo cura enfermidades, farinha impede a ação de veneno e barro cura os olhos. Precisamos aprender a lutar espiritualmente e não contra as pessoas a quem Deus ama (Efésios 6.12). Diante de cada desafio Deus nos dá condições para vencer (II Coríntios 10.13).

Lute espiritualmente!

___________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


obras da carne e fruto do espírito
Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp