Missão Visionária

COMPARTILHE:

8 comentários

-Tema: MISSÃO 
Gênesis 13.14-18
-Introdução: Ouvimos muito falar de Visão Missionária, mas antes de ver a missão é preciso que alguém com uma larga visão sobre missões nos abra os olhos.
A visão leva a lutar contra o vácuo de viver sem propósito e buscar um projeto de Deus. A visão é uma imagem do futuro que guia para um propósito. Se o visionário quiser que as pessoas vejam o que está visualizando, precisa ser comunicativo, persistente, fortalecedor e organizador até que outros enxerguem.
Abraão estava vendo coisas que ninguém tinha visto e sua missão seria mostrar para todos o que só poderia ser contemplado pela fé.

Você vê sua missão?

Vamos refletir sobre a questão da visão missionária a partir do exemplo de Abraão:

1- VISÃO:

Gênesis 13.14,15 “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre”.
A visão de Deus estava declarada sobre a vida de Abraão através da promessa de que “farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência” (v.16). Era isso que ele visualizava em sua mente o tempo todo. Sabia que sua vida estava protegida por Deus, que receberia uma terra abençoada e teria uma descendência (v.15).
As características da visão são enxergar o futuro, centrada no propósito, impulsionada pela necessidade. O visionário embora seja realista à luz dos recursos disponíveis, motiva os outros e capacita os seguidores (Romanos 4.18,19). Um visionário é alguém que fala sobre a visão e a realiza. Um líder visionário é o iniciador e fomentador da visão de Deus à luz de sua Palavra.
A visão produz resultados. Fornece o foco e direção para o ministério, motiva as pessoas a confiar em Deus, unifica o grupo, mede o progresso e ajuda a tomar decisões.
A visão responde a algumas perguntas:
-para onde se está indo?
-quem está guiando?
-como chegar lá?
A visão é desenvolvida primeiramente com oração, leitura da Bíblia, ver a circunstâncias ao redor, analisar os recursos, olhar para si mesmo e especialmente olhar para Deus. Então a visão pode ser desenvolvida, mas a antes deve ser definida, as pessoas devem se apossar da visão. O pastor declara a visão de forma planejada, comunicando-a com oração, de forma estruturada com avaliações e atualização contínua.
Busque a visão de Deus para sua vida!        

2- AÇÃO:

Gênesis 13.17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei”.
Abraão aprendeu a agir pela fé deixando tudo para trás e indo a busca da promessa de Deus para sua vida (Gênesis 12.1,2). Tudo que Abraão fazia seguia este projeto ou plano de Deus para sua vida. Não teve medo de mudar e enfrentar dificuldades porque sabia que tudo fazia parte da vontade de Deus (v.18).
Esta ação missionária precisa saber qual é o projeto Divino e estar disposta a mudanças.
a) PROJETO: Deus tem um plano para sua igreja e o líder deve descobrir investindo para que todos sigam este propósito. Há vários exemplos Bíblicos para isso. As pessoas não planejam porque não sabem para aonde vão e nem onde estão no caminho, iniciam muitas tarefas e concluem poucas. Não se comprometem, não estão dispostas a pagar o preço e têm deficiências de caráter porque lhes falta um objetivo na vida.
b) MUDANÇAS: As mudanças são importantes e necessárias ao realizar a obra de Deus. Contudo representam riscos se não for bem administrada. O líder se prepara para a mudança a ser estabelecida primeiramente em oração, depois sabendo para onde quer ir, porque é melhor ir do que ficar onde está, como vai chegar ao estado almejado e quem irá conduzir o plano. Antes de começar uma mudança é preciso saber o tempo oportuno ou necessário para não parar o processo ou atrapalhar outros projetos ferindo pessoas. Um novo desafio não deve ser proposto antes de alcançar a confiança das pessoas, especialmente dos líderes que precisam ser valorizados.
A ação precisa ser corajosa sem medo de enfrentar as dificuldades e nunca olhar para trás (Lucas 9.62). Precisamos passar a agir em obediência a Deus e não ficar apenas falando (Tiago 1.22). Quando sabemos que Deus tem um projeto para nossas vidas, logo temos paz no coração e não tememos as mudanças (Jeremias 29.11).
Não tenha medo de agir em obediência a Deus!

3- CONSAGRAÇÃO:

Gênesis 13.18 “E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR”.
Abraão não perdeu tempo. Logo que enfrentou as mudanças necessárias, a primeira coisa que fez foi um altar de adoração ao Senhor. Sua caminhada era marcada pela presença de Deus em oração e busca da sua presença em consagração ao Senhor.
Muitas pessoas perdem tempo esperando as coisas acontecer e não se preparam para receber sua promessa.
a) Aproveitar o tempo: é uma solução para evitar problemas “remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16). Uma liderança que se ocupa apenas com emergências e incêndios não tem tempo para planejar, estudar e orar sob o propósito de Deus. Para isso é preciso organização focada no propósito e não apenas no que é importante e urgente ou não.
b) Propósito: agir com um propósito leva a igreja a não só aproveitar como multiplicar tempo. Os ministérios e lideranças têm um só objetivo que os faz se unirem em torno de um valor central baseado na Palavra de Deus. A visão dada por Deus à igreja deve ser esclarecida e vivida por seus ministérios efetivos e a liderança estar unida e centrada num propósito estabelecido, tendo discernimento e base bíblica.
Como um atleta consagrado, que se dedica intensamente, assim devemos nos consagrar a Deus (I Coríntios 9.14 e 25). Se ainda não chegamos aonde queremos precisamos nos preparar através da consagração a Deus sem perder tempo e buscando um propósito estabelecido por Deus para nós.
Consagre-se ao propósito de Deus o tempo todo!

Visualize sua missão!

-CONCLUSÃO:
Abraão viu sua missão, agiu em direção a este plano Divino e se consagrou para viver o propósito de Deus para sua vida. Muitas pessoas não se consagram a Deus porque não têm um propósito em que possam dedicar suas vidas e não trabalham na obra de Deus porque não visualizam seu chamado pela fé (II Coríntios 5.7).
A visão da missão precisa ser buscada em profunda dependência de Deus para aprender a obedecer a Deus. A visão sempre vai ser maior que nossas dificuldades e por isso nos desafia continuar indo em busca de novos desafios (Isaías 55.8,9). Além de ver a missão que temos devemos abrir os olhos das pessoas para que sejam despertadas.
Abra os olhos e veja sua missão!
______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

eBook: Evangelização, Missão e Discipulado

Você está preparado para evangelizar?
Você sabe qual o seu chamado missionário?
Você tem discipulado vidas?
Já se fez estas pergunta? Está preparado?
O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.
Adquira impresso ou eBook: 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

8 comentários:

  1. Adoro ler suas pregaçoes aprendo muito,sou nova convertida e tenho muitas duvidas.
    Gostaria de saber como me consagrar.como devo fazer. Me chamo Antonia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jejum , c objetivos de limpeza interna.dps 2cron. 7.14..ai vem Jeremias. 33.3

      Excluir
  2. Missão primeiramente está no coração de Deus e como explicou o irmão e tbm nos nossos corações com determinação e coragem confiança vontade força. Visualizando as coisas espiritualmente fazendo a vontade de Deus.como convém acho uma grande responsabilidade ir para o campo missionário temos que enfrentar coisas boas e tbm as ruins sermos corajosos não olhar para trás seguir sem medo confiar que Deus tá no controle de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bem, eu queria saber se eu posso subir ao monte para falar com Deus sózinha, e tambem queria saber , eu sonho com varias coisas e algumas acontecem outras eu sonho com mar de fogo ja sonhei com o Céu se abrindo muitas coisas lindas e nenhuma me atacavam... eu queria saber se é revelação ou Deus querendo falar comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendamos você ir ao monte orar sozinha. Vá sempre acompanhada de uma outra irmã ou de preferência com um grupo maior por questões de segurança. Você pode orar sozinha no seu quarto como Jesus ensinou (Mt. 6.6).
      Certamente Deus tem revelado coisas profundas ao seu coração, mas você precisa se apegar à maior de todas as revelações que é a Palavra de Deus e se basear nela para interpretar as visões.

      Excluir
  4. Oii meu nome é Viviane... a Paz do Senhor entao eu tenho muitos sonhos incriveis.... e alguns acontecem eu queria saver se é Dom De Revelação outra coisa....
    Eu tinha sonhado que a minha ex-pastora vinha na minha casa me chamr de volta para o ministério dela e quando passou umas duas semanas ela veio na minha casa e pediu pra voltar..aibeu queria saber se é um Dom?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maior prova de que um sonho é de Deus é que esteja baseado na Palavra do Senhor e se for cumprido realmente. No seu caso está de acordo com a Palavra que você volte para a Igreja e como se cumpriu de fato, então entendemos que Deus está revelando sua vontade para vc. Mas o dom não é seu propriamente, o dom pertence a Deus que lhe concede a visão quando for necessário.

      Excluir
  5. Paz, bom eu fechei os olhos para dormir e direpente fui para em lugar , em campo bem verde fiquei bem no meio, não tinha ninguém , ai apareceu um cachorro Grande e mendeu os braços, eu sentir medo porque uma força maligna tava de longe , falei assim meu Deus não quero ver demônio, ai voltei o normal abrir meu olhos, não estava dormindo, ate agora não sei o significa mim ajudar

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.