Missão Visionária

Tema: MISSÃO 

olho mapa mundi

Gênesis 13.14-18

Introdução: Ouvimos muito falar de Visão Missionária, mas antes de ver a missão é preciso que alguém com uma larga visão sobre missões nos abra os olhos.
A visão leva a lutar contra o vácuo de viver sem propósito e buscar um projeto de Deus. A visão é uma imagem do futuro que guia para um propósito. Se o visionário quiser que as pessoas vejam o que está visualizando, precisa ser comunicativo, persistente, fortalecedor e organizador até que outros enxerguem.
Abraão estava vendo coisas que ninguém tinha visto e sua missão seria mostrar para todos o que só poderia ser contemplado pela fé.

Você vê sua missão?

Vamos refletir sobre a questão da visão missionária a partir do exemplo de Abraão:

1- VISÃO

Gênesis 13.14,15 “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre”.

A visão de Deus estava declarada sobre a vida de Abraão através da promessa de que “farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência” (v.16). Era isso que ele visualizava em sua mente o tempo todo. Sabia que sua vida estava protegida por Deus, que receberia uma terra abençoada e teria uma descendência (v.15).
As características da visão são enxergar o futuro, centrada no propósito, impulsionada pela necessidade. O visionário embora seja realista à luz dos recursos disponíveis, motiva os outros e capacita os seguidores (Romanos 4.18,19). Um visionário é alguém que fala sobre a visão e a realiza. Um líder visionário é o iniciador e fomentador da visão de Deus à luz de sua Palavra.
A visão produz resultados. Fornece o foco e direção para o ministério, motiva as pessoas a confiar em Deus, unifica o grupo, mede o progresso e ajuda a tomar decisões.

A visão responde a algumas perguntas:
-para onde se está indo?
-quem está guiando?
-como chegar lá?

A visão é desenvolvida primeiramente com oração, leitura da Bíblia, ver a circunstâncias ao redor, analisar os recursos, olhar para si mesmo e especialmente olhar para Deus. Então a visão pode ser desenvolvida, mas a antes deve ser definida, as pessoas devem se apossar da visão. O pastor declara a visão de forma planejada, comunicando-a com oração, de forma estruturada com avaliações e atualização contínua.
Busque a visão de Deus para sua vida! 

2- AÇÃO

Gênesis 13.17 Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei”.

Abraão aprendeu a agir pela fé deixando tudo para trás e indo a busca da promessa de Deus para sua vida (Gênesis 12.1,2). Tudo que Abraão fazia seguia este projeto ou plano de Deus para sua vida. Não teve medo de mudar e enfrentar dificuldades porque sabia que tudo fazia parte da vontade de Deus (v.18).

Esta ação missionária precisa saber qual é o projeto Divino e estar disposta a mudanças.
a) PROJETO: Deus tem um plano para sua igreja e o líder deve descobrir investindo para que todos sigam este propósito. Há vários exemplos Bíblicos para isso. As pessoas não planejam porque não sabem para aonde vão e nem onde estão no caminho, iniciam muitas tarefas e concluem poucas. Não se comprometem, não estão dispostas a pagar o preço e têm deficiências de caráter porque lhes falta um objetivo na vida.
b) MUDANÇAS: As mudanças são importantes e necessárias ao realizar a obra de Deus. Contudo representam riscos se não for bem administrada. O líder se prepara para a mudança a ser estabelecida primeiramente em oração, depois sabendo para onde quer ir, porque é melhor ir do que ficar onde está, como vai chegar ao estado almejado e quem irá conduzir o plano. Antes de começar uma mudança é preciso saber o tempo oportuno ou necessário para não parar o processo ou atrapalhar outros projetos ferindo pessoas. Um novo desafio não deve ser proposto antes de alcançar a confiança das pessoas, especialmente dos líderes que precisam ser valorizados.

A ação precisa ser corajosa sem medo de enfrentar as dificuldades e nunca olhar para trás (Lucas 9.62). Precisamos passar a agir em obediência a Deus e não ficar apenas falando (Tiago 1.22). Quando sabemos que Deus tem um projeto para nossas vidas, logo temos paz no coração e não tememos as mudanças (Jeremias 29.11).
Não tenha medo de agir em obediência a Deus!

3- CONSAGRAÇÃO

Gênesis 13.18 “E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR”.

Abraão não perdeu tempo. Logo que enfrentou as mudanças necessárias, a primeira coisa que fez foi um altar de adoração ao Senhor. Sua caminhada era marcada pela presença de Deus em oração e busca da sua presença em consagração ao Senhor.

Muitas pessoas perdem tempo esperando as coisas acontecer e não se preparam para receber sua promessa.
a) Aproveitar o tempo: é uma solução para evitar problemas “remindo o tempo, porquanto os dias são maus” (Efésios 5.16). Uma liderança que se ocupa apenas com emergências e incêndios não tem tempo para planejar, estudar e orar sob o propósito de Deus. Para isso é preciso organização focada no propósito e não apenas no que é importante e urgente ou não.
b) Propósito: agir com um propósito leva a igreja a não só aproveitar como multiplicar tempo. Os ministérios e lideranças têm um só objetivo que os faz se unirem em torno de um valor central baseado na Palavra de Deus. A visão dada por Deus à igreja deve ser esclarecida e vivida por seus ministérios efetivos e a liderança estar unida e centrada num propósito estabelecido, tendo discernimento e base bíblica.

Como um atleta consagrado, que se dedica intensamente, assim devemos nos consagrar a Deus (I Coríntios 9.14 e 25). Se ainda não chegamos aonde queremos precisamos nos preparar através da consagração a Deus sem perder tempo e buscando um propósito estabelecido por Deus para nós.
Consagre-se ao propósito de Deus o tempo todo!

Visualize sua missão!

CONCLUSÃO

Abraão viu sua missão, agiu em direção a este plano Divino e se consagrou para viver o propósito de Deus para sua vida. Muitas pessoas não se consagram a Deus porque não têm um propósito em que possam dedicar suas vidas e não trabalham na obra de Deus porque não visualizam seu chamado pela fé (II Coríntios 5.7).
A visão da missão precisa ser buscada em profunda dependência de Deus para aprender a obedecer a Deus. A visão sempre vai ser maior que nossas dificuldades e por isso nos desafia continuar indo em busca de novos desafios (Isaías 55.8,9). Além de ver a missão que temos devemos abrir os olhos das pessoas para que sejam despertadas.
Abra os olhos e veja sua missão!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Você está preparado para evangelizar? Você sabe qual o seu chamado missionário? Você tem discipulado vidas? Já se fez estas pergunta? Está preparado? O Objetivo deste livro é induzir a ação evangelizadora e não somente apresentar novas teorias. Vamos tratar sobre a Missão de forma geral e concluir com o Discipulado que é a forma mais completa de evangelizar.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp