Sinais do Pentecostes

Tema: AVIVAMENTO

pregação atos 2 pentecostes

Atos 2.1-4
Introdução: O Pentecostes era o dia da festa da colheita. Uma data especial comemorada pelo povo para agradecer a Deus pelo fruto da terra. Acontecia cinquenta dias depois da páscoa. Foi neste dia que a Igreja nasceu revestida do poder do Espírito Santo. Deus mostrou seu plano redentor na páscoa e o estabelecimento de sua Igreja durante a celebração da colheita como símbolo dos frutos alcançados.


Quais são os sinais do Pentecostes?

Vamos refletir sobre três sinais evidentes no Pentecostes que também sinalizam a presença e poder do Espírito Santo na vida do cristão e da Igreja: 

1- VENTO: v.2

Os cento e vinte discípulos estavam com medo. Enquanto havia uma grande festa na cidade, eles estavam reunidos com portas e janelas fechadas. E mesmo trancados, um vento entrou ali soprando com um som forte enchendo a casa.
O vento é invisível, mas pode ser sentido. Assim também é a fé que não vemos, mas sentimos e temos certeza (Hebreus 11.1).

Este Vento nos lembra de:
-VIDA: quando Deus formou o homem do pó da terra, soprou sobre ele o fôlego de vida (Gênesis 2.7). Da mesma forma Ezequiel profetizou sobre os ossos secos e o vento do Espírito lhes fez reviver (Ezequiel 37.9,10).
-MUDANÇA: Jesus disse que o Espírito nos guia como um vento que não sabemos “de onde vem nem para onde vai” (João 3.8). O sopro do Espírito Santo conduz e muda as coisas.

Quando o Pentecostes vem, Espírito Santo traz vida e modifica tudo livremente com seu vento. Às vezes as coisas estão pesadas, mas o vento conduz de forma mansa e poderosa.
O Pentecostes traz o Vento do Espírito!

2- FOGO: v.3

Os discípulos estavam reunidos obedecendo a ordem de Jesus “ficais em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24.49). Enquanto oravam apareceram línguas de fogo, que eram labaredas sobre cada um dos presentes.
O fogo sempre foi símbolo da presença de “Deus é um fogo consumidor” (Hebreus 11.29). As línguas de fomo comprovaram que o próprio Deus estava presente ali da mesma forma que se manifestou na sarça ardente para Moisés (Êxodo 3.2-4).

Fogo representa:
-LUZ: que ilumina o caminho e dissipa as trevas (Salmo 105.39) fazendo cada um como “luz do mundo” (Mateus 5.14).
-CALOR: o fogo queima e purifica o interior do coração como João Batista profetizou (Lucas 3.16). Como Isaías foi purificado com uma brasa de fogo, assim o Espírito nos limpa (Isaías 6.6,7).

Quando o Pentecostes vem sobre a Igreja e o cristão, então o seu fogo nos ilumina e aquece limpando o interior do coração. Passamos a ter um coração ardente de amor pela Palavra de Deus e pelas almas (Lucas 24.32).
O Pentecostes traz o Fogo do Espírito!

3- LÍNGUAS: v.4

A festa do Pentecostes era tão conhecida que pessoas de outras nações iam comemorar. O texto de Atos descreve a presença de quinze nações diferentes representadas ali (Atos 2.9-11).
Todos os discípulos ali eram pessoas iletradas, sem estudos e não sabiam outros idiomas (Atos 4.13). Com o dom do Espírito Santo começaram a falar em outros idiomas das quinze nações das pessoas que vieram para a festa evangelizando e falando “das grandezas de Deus” (Atos 2.11) de forma que entendessem.

As Línguas significam:
-UNIÃO: antes os povos falavam um só idioma e na torre de Babel as línguas foram ‘confundidas’ (Gênesis 11.1-9). Através do Espírito Santo acontece a união das pessoas que não se entendiam acabando a confusão (Atos 2.6).
-MISSÃO: aqueles representantes das nações voltaram para suas terras levando a mensagem que ouviram acerca do evangelho. O propósito das línguas era a evangelização destes povos.

Quando o pentecostes vem sobre a Igreja, cada cristão assume seu papel missionário. Segundo John Wesley, “o milagre não estava nos ouvidos dos ouvintes, mas na boca dos falantes”1. Isso ensina que a Igreja precisa comunicar o evangelho de forma que o mundo possa compreender.
A Igreja antes do Pentecostes não há entendimento entre as pessoas, mas com o poder do Espírito começam a falar uma mesma linguagem e realizar sua missão. Lembrando que “a manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso” (I Coríntios 12.7). O objetivo maior que Deus nos reveste de poder é para salvar vidas.
O Pentecostes traz Línguas que promovem a comunicação!

A Igreja precisa do Pentecostes!

CONCLUSÃO

O verdadeiro Pentecostes traz o Vento do Espírito que dá vida e conduz todas as coisas. Também tem o Fogo do Espírito que ilumina e aquece purificando o interior. As Línguas Espirituais ajudam a comunicar de forma eficaz para unidade entre os irmãos e alcance de almas no mundo.
Busque o Vento, o Fogo e as Línguas do Pentecostes!

______________________________

livro a evangelização na igreja primitiva

Uma pesquisa histórica que analisa a prática da evangelização cristã até o final do segundo século, buscando descobrir elementos da organização da Igreja, dos modelos de discipulado e de capacitação dos novos convertidos e das lideranças cristãs. A questão de fundo é como se dava a evangelização e o crescimento da igreja a partir dos primeiros cristãos com reflexões para a Igreja contemporânea.
88 páginas 14x21

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp