O coração Dividido

Tema: VIDA CRISTÃ

coração partido

“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” Jeremias 29.13

Introdução: Quando o coração está dividido, existe uma dor enorme no peito. Esta dor é de um coração que está partido em duas direções, entre sentimentos ou situações que o dividem. Muitas pessoas sofrem sem saber que este é o verdadeiro mal dentro do seu coração. Por isso Deus deseja que o sirvamos de “todo o coração” (Deuteronômio 4.29).

Seu coração está partido?

Vamos refletir em dois exemplos de pessoas que tiveram seu coração dividido:

1- O jovem rico – Coração dividido entre o mundo e Deus: Mateus 19.16-22

A história do jovem rico foi um forte exemplo de pessoa com o coração dividido. Percebe-se que era um bom rapaz, que desejava servir a Deus, mas estava apegado às coisas do mundo, principalmente aos bens materiais. Mesmo preocupado em alcançar a Vida eterna (v.16) e seu empenho em praticar as Escrituras (v.20), não estava disposto a abrir mão do que tinha para herdar a salvação. Por isso aquele jovem continuou sofrendo com suas dúvidas e permaneceu triste (v.22).

Outros exemplos de pessoas com o coração dividido entre Deus e o mundo são:
- as amizades do mundo (Tiago 4.4);
- os prazeres da carne (Gálatas 5.19,20);
- as filosofias do mundo (Colossenses 2.8).

Quem tem o coração dividido entre o mundo e Deus, sofre porque tenta servir a dois senhores (Mateus 6.24). Sendo assim está sempre insatisfeito e sempre faltando alguma coisa.
Não fique dividido entre Deus e o mundo!

2- Maria, mãe de Jesus – o Coração partido entre o propósito de Deus e a família: Lucas 2.35

Simeão disse profeticamente à Maria: “uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações (Lucas 2.35), mostrando a dor que sofreria ao ver seu filho morrendo na cruz. Como serva de Deus, Maria sabia do propósito de Deus através de Jesus como Filho de Deus (Lucas 1.31-33), mas como mulher e mãe certamente sofreu muito ao ver seu filho sofrendo na cruz (João 19.25).
Maria é um exemplo de pessoas que têm o coração transpassado por problemas familiares. Como disse Simeão, nestes momentos se manifestam “os pensamentos de muitos corações, pois em meio aos conflitos surgem muitas coisas antes escondidas. Mas como fez Maria devemos nos sujeitar totalmente a Deus em nosso coração entregando também a família nas mãos do Senhor.
Outros exemplos de coração dividido entre o propósito de Deus e a família:
- o jugo desigual (II Coríntios 6.14);
- pessoas que querem fazer a obra, mas estão presos na família (Lucas 9.59-61);
- conflitos familiares de modo geral, que atrapalham o testemunho cristão (Mateus 10.36 e I Timóteo 5.8).
Muitos cristãos sofrem na família estando sempre divididos entre fazer a obra de Deus ou agradar aos familiares. Em algumas situações a Palavra nos orienta a deixar tudo para não perder a fé (Mateus 19.29), mas também somos desafiados a dar testemunho de vida primeiro em nosso lar (I Timóteo 3.5).
Entregue seu lar e seu coração nas mãos do Senhor!

Deus restaura o seu coração!

CONCLUSÃO

Provérbios 23.26 “Filho meu, dá-me o teu coração; e deleitem-se os teus olhos nos meus caminhos”.

O principal sintoma de um coração dividido é a dor. Mas o remédio essencial consiste na entrega total do coração nas mãos do Senhor, que nos cura e restaura.
Se o seu coração está partido por causa das coisas do mundo ou da família, então se entregue totalmente a Deus que te restaura e cura todas as feridas. Deus quer que nosso coração seja íntegro, ou inteiro em sua presença. Somente assim Ele ouvirá nossas orações e nos abençoará. Deixe Deus reunir os pedaços de seu coração e te renovar como um vaso nas mãos do Oleiro (Jeremias 18.1-10) e te dar um novo coração (Ezequiel 36.26).
Receba um novo coração inteiro!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp