Nascido para lutar

Tema: MOTIVACIONAL

Jacó lutando com anjo

“E os filhos lutavam no ventre dela; então ela disse: Por que estou eu assim? E foi consultar ao Senhor” Gênesis 25.22

Introdução: A vida de Jacó foi marcada por lutas desde o ventre de sua mãe, quando ali lutava com seu irmão (Gênesis 25.20-27). Rebeca não sabia que estava grávida de gêmeos, mas sentia que havia um combate em seu ventre e como não tinha um médico, “foi consultar ao Senhor” e Deus lhe disse que haviam duas nações em seu ventre (Gênesis 25.23).
Talvez você também tem uma vida marcada por lutas em toda sua história e parece que você nasceu para lutar. Tudo o que faz é marcado por combates e perseguições e nada é fácil pra você. Esta palavra é para sua vida, lutador/a e guerreiro/a.

Você nasceu para lutar?

Vamos refletir sobre as lutas na vida aprendendo com o exemplo de Jacó:

1- Lutas na família

Gênesis 27.41 “Esaú, pois, odiava a Jacó por causa da bênção com que seu pai o tinha abençoado, e disse consigo: Vêm chegando os dias de luto por meu pai; então hei de matar Jacó, meu irmão”.

A família de Isaque e Rebeca tinha muitas lutas e estava dividida porque o pai preferia Esaú e a mãe gostava mais de Jacó (Gênesis 25.28). Também havia uma disputa entre os irmãos por causa de suas diferenças e também pelo direito da primogenitura (Gênesis 25.29-34). Rebeca não gostava das esposas de Esaú (Gênesis 26.34,35). Jacó enganou seu pai Isaque com ajuda da mãe Rebeca e tomou o direito da primogenitura de seu irmão Esaú (Gênesis 27.1-42). Com isso Jacó teve que fugir de seu irmão Esaú que o odiava e a família ficou dividida por muito tempo (Gênesis 27.43-45).
Quando Jacó se casou também teve lutas para conseguir se casar com Raquel e trabalhou quatorze anos por ela (Gênesis 31.41). Seus filhos odiavam ao irmão José e lhe venderam como escravo (Gênesis 37.28).
Quando enfrentamos lutas na família precisamos pedir a Deus que nos dê sabedoria para reedificar nosso lar (Mateus 7.24-27). Não podemos aceitar divisão na família porque as consequências são desastrosas (Mateus 12.25). Lute a favor da união de sua família e não contra seus familiares (Mateus 10.36).
Você tem enfrentado lutas na família?
Nas lutas familiares a família precisa vencer unida!

2- Lutas no trabalho

Gênesis 31.41 “Estive vinte anos em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes mudaste o meu salário”.

Jacó era pastor de ovelhas (Gênesis 25.27) e quando foi morar com seu sogro Labão, fez um trato de ficar com a parte do rebanho malhada e então Deus fazia com que se aumentasse mais os nascimentos de ovelhas malhadas. Jacó tinha sabedoria e colocava o rebanho diante de galhos onde as sombras serviam de camuflagem para as ovelhas malhadas (Gênesis 30.37).
Mas seu sogro mudou o trato dez vezes, mas “Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todo o rebanho dava salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todo o rebanho dava listrados” (Gênesis 31.8). Jacó era abençoado porque era dizimista e tinha uma aliança com Deus (Gênesis 28.22).
Se você enfrenta lutas no trabalho e vida profissional, peça ao Senhor que abra as portas para sua vida, mas para isso é preciso que seja fiel a Deus como dizimista (Malaquias 3.10). Quando honramos a Deus com nossas primícias, o Senhor também nos dá abundância (Provérbios 3.9). Tudo isso deve ser feito por fé e amor ao Senhor, com gratidão e nunca como troca ou barganha.
Você está passando por lutas no trabalho?
Seja fiel a Deus e o Senhor te ajudará!

3- Lutas espirituais

Gênesis 32.24 “Jacó, porém, ficou só; e lutava com ele um homem até o romper do dia”.

Uma cena que marcou a vida foi quando resolveu retornar ao encontro de sua família, especialmente para se reconciliar com seu irmão Esaú. No meio do caminho, quando passou na parte rasa do rio Jordão, local chamado ‘vau de Jaboque’ se encontrou com um anjo do Senhor que o detinha, mas Jacó estava determinado a seguir e lutou pedindo a bênção Divina (Gênesis 32.26).
A partir deste momento Jacó aprendeu a lutar com Deus e pedir a ajuda do Senhor para tudo em sua vida. Se tornou um verdadeiro homem de fé marcado pelo seus encontro com o Senhor.
Também enfrentamos lutas espirituais em nossas vidas. Lutamos com poderes invisíveis (Efésios 6.12), mas quando aprendemos a lutar com a ajuda de Deus, temos a certeza da vitória porque passamos alutar com as armas e a maneira correta (II Coríntios 10.3,4). Antes, quando lutávamos na carne, combatíamos com as pessoas e não contra o mal que os aflige. Hoje podemos vencer tudo com o poder que vem de Deus.
Você está lutando espiritualmente?
Não lute na carne, mas no Espírito!

Não desista de lutar!

CONCLUSÃO

Gênesis 32.28 “Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido”.

Deus falou com Jacó que seu nome seria mudado para Israel que significa príncipe de Deus ou ‘aquele que reina com Deus’1. Este nome marcou sua vida para se tornar um vencedor.
Se você é um lutador e guerreiro, saiba que Deus tem vitória pra você e te faz um príncipe ou princesa para ser “mais que vencedores por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

Deus tem vitória pra sua vida!

______________________________
STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página 1697, verbete 3478.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp