Esperança para a Família

Tema: FAMÍLIA

família andando no campo de mãos dadas 

“Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor; pois teus filhos voltarão para os seus termos”. Jeremias 31.17

Introdução: As terríveis notícias de destruição de famílias têm abalado a sociedade. Infelizmente muitos já perderam a esperança e se acomodam com divórcio, abandono dos filhos, distanciamento de familiares muitas outras coisas que são contra o propósito de Deus para a família.
Num tempo em que o povo de Israel estava desanimado por causa de seu cativeiro, Deus usa o profeta Jeremias para levar esperança aos que ficaram na terra santa esperando pelo retorno dos que foram levados cativos. A mensagem era que seus filhos voltariam. As famílias separadas seriam reunidas e os lares restaurados.
Do mesmo modo hoje precisamos levar esta notícia a tantos que perderam sua família e esperam restaurar o seu lar. O propósito de Deus é abençoar, cuidar e proteger a família (Gênesis 12.1-3).

Sua família está sem esperança?

Vamos refletir sobre a mensagem de Jeremias no capítulo 31 e aplicar para a família:

1- Através do Amor de Deus: Jeremias 31.1-3

A mensagem do profeta inicia com uma declaração de amor do Senhor para com seu povo:
“...com amor eterno eu te amei; por isso com benignidade te atraí” (v.3).
Somente com o amor de Deus que é eterno o amor da família pode ser restaurado e Deus pode atrair de volta os que se foram. Quando o amor humano se finda o amor de Deus, que jamais acaba nos renova em seu amor por nosso lar.
Busque o amor de Deus para sua família!

2- Com os Sonhos de Deus: Jeremias 31.4-6

O povo que vivia sem expectativa de fazer nada agora recebe uma mensagem de Deus que poderiam plantar e sonhar em colher e que voltariam ao monte Sião na casa de Deus.
Toda família é constituída de sonhos. Um casal se une sonhando em ser feliz, mas muitos perdem seus sonhos com o tempo. Quando buscamos os sonhos de Deus para a família, Deus restaura o ânimo para lutar e reconstruir o lar. Os planos antigos e talvez abandonados podem ser retomados para reconstruir uma nova história.
Busque os sonhos de Deus para sua família!

3- Na Alegria do Senhor: Jeremias 31.7-14

A nação de Israel tinha perdido seu brilho e seu povo estava entristecido pela opressão que sofria. Então Deus manda uma mensagem falando de alegria. O Senhor convida o povo a cantar (v.7), promete que voltarão à terra prometida (v.8), que seu choro cessaria sendo guiados pelo próprio Deus (v.9), como um pastor que guia seu rebanho (v.10). O Senhor diz que trará júbilo ao seu povo (v.12) e muita festa (v.13) e fartura (v.14).
A família precisa ser feliz. Somente a alegria que vem de Deus através do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5.22). Sempre que tiver oportunidade festeje com seus familiares pelas conquistas juntos (Lucas 15.6,9 e 23).
Alegre-se com sua família!

4- Pare de se queixar e ore: Jeremias 31.15,16

Deus disse que ouviu o choro das mães por seus filhos e diz para “reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos” (v.16), porque chegou o tempo da vitória. O Senhor promete o retorno dos filhos que é fruto da resposta de oração do povo por seus familiares.
A reclamação não traz nenhum benefício à família e para nada. Precisamos aprender a orar mais e confiar no Senhor. Então não fique lamentando ou culpando seus familiares por qualquer coisa, mas busque a Deus em oração.
Ore mais e reclame menos!

5- Busque a Conversão da Família: Jeremias 31.18-24

O Senhor exorta o povo a se voltar para Ele. Nada adiantaria retornarem para a terra de Israel e continuarem com seus velhos pecados. Por isso o povo clamava: “converte-me e serei convertido, pois tu és o Senhor, meu Deus” (v.18). Esta oração era fruto de arrependimento sincero do povo (v.19), que moveu o coração de Deus (v.20). Mas o Senhor chama atenção que marquem bem o caminho de volta para não errar novamente (v.21) e os abençoa (v.22).
A maior bênção que a família precisa não são os livramentos, prosperidade, relacionamentos bons ou qualquer outra coisa senão a conversão e salvação da família (Atos 16.31). A salvação da família não é apenas aqui na terra e sim para a eternidade (Josué 24.15).
Sua família precisa ser salva!

6- Faça uma Aliança com Deus: Jeremias 31.31-34

O povo havia quebrado sua aliança da lei com o Senhor (v.32) e por isso Deus lhes chama profeticamente bem antes da vinda de Jesus ao mundo, para que façam uma Nova Aliança com Deus. Esta Aliança seria no seu coração (v.33), com ajuda do Espírito Santo e sob a Graça de Deus (v.34).
Antes de querer que sua família mude, você precisa fazer uma Aliança com Deus para ser um servo ou serva de Deus verdadeiramente e então Deus há de abençoar seu lar para também viver sob a mesma Aliança.
Deus tem uma Aliança com sua Família!

7- Confie nas Promessas de Deus: Jeremias 31.35-40

Deus que estabeleceu as leis da natureza que nunca falham (v.35), nos garante que assim como estas leis são permanentes, também as suas promessas não hão de falhar (v.36). Assim como a profundidade dos céus e a imensidão da terra também o amor de Deus por nossas famílias é infinito (v.37). o Senhor prometeu que Jerusalém seria totalmente reedificada (v.38,39) e que jamais seria destruída novamente (v.40).
Por mais problemas que sua família tenha, as promessas de Deus são muito maiores, em número superior e capazes de transformar tudo. Busque fé na Palavra de Deus e se alimente de mensagens que te inspirem a crer nas promessas do Senhor para seu lar (Romanos 10.17).
Creia nas Promessas de Deus para sua família!

Não perca a Esperança por sua família!

CONCLUSÃO

Não se desespere! Deus tem uma mensagem de esperança para sua família. Sua esperança será renovada através do Amor de Deus, que renova os sonhos de sua família e traz alegria de volta ao seu lar. Tome uma postura de parar de reclamar e orar mais, busque  a conversão de seus familiares, faça uma Aliança com Deus e confie nas promessas do Senhor para seu lar.

Há esperança para sua família!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp