Mãe Esperança

-Tema: Dia das Mães


II Reis 4.8-37
-Introdução: Ser mãe é viver de esperança. A própria maternidade inicia com uma espera de nove meses pela chegada de um bebê. A partir de então a mãe vive da esperança no apego por seu filho. Esta esperança é o que faz a mãe sobreviver cada dia pensando que o amanhã pode ser melhor.
A mulher sunamita não tem seu nome citado na Bíblia, mas vamos chama-la de Esperança e aprender com seu exemplo e com a história de sua família.

Você precisa de esperança?

Vamos aprender com o exemplo desta mãe:

1- Esperança baseada na Palavra de Deus: v.8-10

A mulher sunamita queria ouvir a Palavra de Deus, por isso recebeu o profeta e pediu seu esposo para reservar um local para hospedar o homem de Deus sempre que viesse. Desde então aquela mulher sempre esperava o profeta para ouvir a mensagem de Deus. Esta era sua esperança, ouvir a voz do Senhor por meio do profeta.
Você mãe que precisa de esperança por seus filhos, busque a força que vem da Palavra de Deus para seu lar.
A esperança de seus filhos vem da Palavra de Deus!

2- Esperança na Provisão de Deus: v.11-17

Quando Eliseu percebeu a bondade da sunamita para com o seu ministério profético, logo quis fazer algo em gratidão. Pensou em pedir alguma coisa ao rei ou ao comandante do exército (v.13), mas ela não quis porque sabia que não precisava de nada além da bênção de Deus. Foi Geazi que deu a ideia de que a mulher deseja ser mãe (v.14) e ela mesma nem deu crédito de início (v.16).
Assim como todas as mulheres daquele tempo, a sunamita também tinha o sonho de ser mãe. Talvez devido a sua idade ela tenha esquecido com o tempo, mas no fundo do coração havia o desejo da maternidade. Foi este o sonho resgatado por Deus quando engravidou e teve seu filho um ano depois (v.17). Deus proveu para ela o filho.
Muitas mães estão cansadas de esperar e às vezes até esquecem de seus sonhos, mas a esperança nunca morre e Deus ressuscita estes sonhos para realizar.
Mãe: espere na provisão de Deus para seu sonho!

3- Esperança que bate nas portas certas: v.18-37

O filho da sunamita tinha nascido e crescido, então um dia ele passou mal e morreu em seu colo (v.20). A reação da mulher foi colocar o menino na cama reservada para Eliseu e fechar a porta do quarto (v.21), depois pediu ao marido para ir falar com o profeta sem dar mais explicações (v.22,23), não quis parar com ninguém (v.24), quando Geazi perguntou se estava tudo bem ela disse que sim (v.26) e mesmo que o profeta tenha mandado Geazi com seu bordão até o menino, ela não se conformou e exigiu sua presença (v.29-33). Sua esperança estava na ajuda do homem de Deus.
Muitas vezes quando estamos em desespero falamos muito nos queixando do que acontece, mas este é um grave erro. O exemplo da mulher sunamita nos ensina que não devemos falar nossos problemas para qualquer pessoa e sim para quem pode nos ajudar.
Você mãe que precisa ressuscitar seu filho que está morrendo por causa de tantas coisas do mundo, não fique falando dele ou sobre o que acontece com qualquer pessoa. Abra seu coração primeiramente a Deus batendo na porta do céu (Mateus 7.7,8) e também se abra com pessoas que realmente são usadas por Deus. Do contrário espere em silencio (Lamentações 3.27 e 29).
Bata nas portas certas e espere em Deus!

Mãe: não perca a Esperança!

CONCLUSÃO

A esperança de uma mãe é contínua. Sempre está esperando algo melhor por seus filhos e família. A esperança nunca é em vão. Baseie a sua esperança na Palavra de Deus que é a fonte da verdadeira fé (Romanos 10.17), espere pela Provisão do Senhor que pode resolver todas as coisas e bata nas portas certas pedindo a Deus sabedoria.
Por pior que seja sua situação e de seus filhos, nunca perca a esperança. Não deixe o desespero tomar conta de sua vida e de seu lar. Ministre esperança no coração de seus filhos e aprenda a olhar tudo esperando que vai melhorar com ajuda de Deus. Leve esperança para seu lar e seus filhos. Nunca desista, há esperança para seus filhos.
Seja uma mãe cheia de esperança!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp