Enche o teu vaso de azeite e vem

Tema: UNÇÃO

vaso de barro com azeite de unção

I Samuel 16.1 "enche o teu vaso de azeite e vem.."

Introdução: Quando parece que existe algo impedindo sua vida espiritual é o momento de uma decisão e uma mudança que te retorne ao progresso que Deus tem para você.
Algumas traduções traduzem por ‘chifre’ (ARA*) e outras trazem a expressão ‘vaso’ (ARC**) para se referir ao recipiente onde estaria o azeite da unção. Muitas vezes o chifre era usado para guardar líquidos (Gênesis 22.13) e outras um vaso de barro (I Reis 22.11).
O rei Saul tinha sido ungido por Deus para governar o povo do Senhor, mas abandonou a sua fé e perdeu sua unção (I Samuel 15.11 e 26). Por isso seria preciso buscar a unção do Senhor para um novo rei.
Deus quer fortalecer sua vida com a unção que te abençoa e te levanta para vencer. Não permita que Saul tire a bênção reservada para sua vida.

 

O que é Saul na sua vida?

Vamos meditar sobre o que aconteceu com Saul e sobre a unção de Deus:

1- O que te atrasa e impede de crescer

v.1ª “Disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás pena de Saul”.

Quando o profeta Samuel repreendeu Saul por causa de seu pecado (I Samuel 15.22), aconteceu que “virando-se Samuel para se ir, Saul o segurou pela orla do manto, e este se rasgou. Então, Samuel lhe disse: O SENHOR rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu” (I Samuel 15.27,28), foi por isso que Deus disse que não deveria ter pena de Saul.
Saul quis segurar o profeta Samuel e sua veste rasgou de forma que o profeta disse que também seria rasgado dele o reino que perderia a partir de então (I 15.28). Então Saul representa tudo o que te atrasa em sua vida espiritual. Todo impedimento como pecado ou problemas que travam seu crescimento.
Não deixe que nada, nem ninguém, te segure ou atrase a sua vida espiritual. Deus quer que você seja totalmente livre de todo engano (João 8.32). Deus quer rasgar de sua vida “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia” (Hebreus 12.1). Não podemos ter tolerância com o pecado (Apocalipse 2.20).
Não deixe Saul atrasar sua vida!

2- Deus tem um novo temo pra sua vida

v.1b “havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?”.

O profeta Samuel recebeu uma ordem clara de deixar Saul para trás e ungir um novo rei para o povo de Deus. Era chegado um novo tempo para Israel. Saul estava em decadência e Davi viria com uma unção de vitória.
Terminou o tempo da rebeldia, da vaidade, do orgulho e desobediência que Saul cometia. A partir de Davi seria o tempo de um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22).
Deus quer te dar uma nova oportunidade e um novo tempo para sua vida espiritual. Chega de carnalidade e pecado. É preciso se consagrar e buscar a presença do Espírito Santo que te conduz em triunfo.
Viva o novo tempo de Deus para você!

3- Busque a unção que te capacita

v.1c “Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque, dentre os seus filhos, me provi de um rei”.

A primeira atitude para mudar tudo seria o profeta encher o seu chifre ou vaso com azeite para ministrar a unção sobre um novo escolhido de Deus. Através desta unção Davi foi fortalecido por Deus para vencer todos os seus inimigos.
Somente através da unção de Deus somos capacitados para vencer. Sem a unção estamos fragilizados e desprotegidos. A unção de nos dá conhecimento (I João 2.20) e nos ensina o que precisamos saber (I João 2.27). Esta unção nos protege contra nossos inimigos espirituais (Salmos 23.5).
O poder do Espírito Santo é a força que precisamos para vencer todas as coisas. Por isso devemos buscar o poder de Deus que nos capacita espiritualmente (Efésios 5.18).
Busque a unção do Espírito Santo!

Receba a unção do Espírito Santo!

CONCLUSÃO

Não deixe que Saul segure você tente te atrasar espiritualmente. Rasgue de sua vida tudo que te impede de prosseguir para o projeto de Deus. Creia que Deus tem um novo tempo de vitórias para te levantar e abençoar tudo que tiver. Para isso você precisa buscar a unção do Senhor que te enche de poder.

Deus quer te encher do Espírito Santo!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp