Os ídolos do lar

Tema: FAMÍLIA

tenda de labão e Raquel

Gênesis 31.19 "Enquanto Labão tinha ido fazer a tosquia das ovelhas, Raquel roubou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai."
 
-Introdução: Raquel servia ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó seu esposo, mas ainda acreditava em ídolos do lar que seu pai tinha guardado. Estes ídolos representam pecados, costumes, e heranças espirituais das famílias, que os filhos aprendem de seus pais.
Muitos crentes servem a dois senhores (Mateus 6.24) e por isso desagradam a Deus. Guardam pecados ocultos (Salmos 19.12) e fazem coisas escondidas pensando que ninguém vê, mas que Deus sabe (Marcos 4.22).

Para saber mais sobre o assunto leia o estudo: IDOLATRIA.

Como retirar os ídolos do lar?

Vamos meditar sobre o significado, como descobrir e retirar os ídolos do lar:

1- O que são os ídolos do lar? Gênesis 31.30-35

Os Terafins¹, ou ídolos do lar eram imagens de ídolos que eram carregados como amuletos para cura e prosperidade. Este ídolo acompanhava as famílias por gerações e representava as terras da família como um protetor espiritual. Quem detivesse o ídolo da família teria direito à maior parte da herança.
Jacó amaldiçoou quem tivesse ocultado estes ídolos (Mateus 6.24) e certamente não aprovaria de forma alguma se soubesse que Raquel teria feito isso, o que a motivou fazer escondido.
Ídolo significa coisa vã ou inútil (I Coríntios 10.19). Idolatria é colocar qualquer outra coisa no lugar de Deus e supervalorizar algo de forma espiritual. Os demônios usam a idolatria para enganar as pessoas (I Coríntios 10.20).
Os ídolos do lar hoje são: superstições, misticismo, simpatias, o dinheiro que é um deus deste mundo (I Timóteo 6.10), o prazer da carne, mentiras, coisas que se fazem em oculto (Efésios 5.12), o fanatismo por futebol ou política, tradições familiares e a internet que tem dominado muitas pessoas.
Peça ao Espírito Santo que te mostre se há ídolos em seu lar!

2- Consequências dos ídolos no lar: Gênesis 35.1-5 e 16-19

Jacó mandou tirar os ídolos do lar que houve no meio de seu povo (v.2). A partir daquele momento Jacó determinou que não aceitaria nenhum mal no meio de sua família. Precisava se purificar para receber a promessa de Deus.
Quando Jacó se desfez dos ídolos enterrando-os debaixo de uma árvore em Siquém, veio “o terror de Deus” (v.5) sobre os povos da região, mostrando que Deus não se agrada da idolatria.
Aqueles ídolos do lar estavam atrasando a bênção sobre a família de Jacó. Raquel sofreu com a esterilidade e com muito sofrimento conseguiu ter seu filho José e depois morreu ao dar a luz para Benjamim.
Algumas consequências dos ídolos do lar são a ira de Deus (v.5), sofrimento (v.16) e a morte (v.18) que é consequência do pecado (Romanos 6.23).
Em muitas famílias as pessoas trocam o cuidado com os filhos por prazeres e vaidades, fazendo destas coisas seus ídolos e por isso perdem os filhos, deixando de educa-los no caminho do Senhor (Provérbios 6.22).
Não permita que o sofrimento e o pecado entrem em sua casa!

Retire os ídolos de seu lar!

CONCLUSÃO 

I Coríntios 10.14 “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”.

Deus abomina a idolatria (I Samuel 15.22), que é uma obra da carne (Gálatas 5.20). Quando a pessoa se entrega à idolatria está abandonando a Deus em troca de coisas vãs (Jonas 2.8). Não podemos usar como desculpas questões familiares para abandonar ao Senhor (Lucas 14.16-24).
Se você descobrir qualquer coisas que é abominável em seu lar você deve destruir (Deuteronômio 7.25,26), mas primeiramente precisa que em seu coração esteja a confiança plena em Deus acima de todas as coisas (Marcos 12.30).
Quando Deus for o único Senhor de sua casa tudo o mais tomará seu devido lugar e as coisas estarão em ordem (Salmo 37.5 e Mateus 6.33).

Retire todos os ídolos de seu lar!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

¹ STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Página s 2011 e 2012, verbete 8655.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp