Carta à Igreja de Sardes no Apocalipse

Tema: APOCALIPSE

carta à igreja de sardes

Apocalipse 3.1-6

Introdução: A Igreja de Sardes representa igrejas e cristãos que morrem espiritualmente e não percebem. Infelizmente o número de evangélicos nominais tem crescido nos últimos tempos. Precisamos despertar a Igreja.
A cidade de Sardes foi construída sobre uma rocha (1150 a.C), ficava numa elevação de cerca de 500 metros. Era a capital do império da Lídia, um dos mais ricos do mundo antigo.
No rio próximo de Sardes foi encontrado outro que fez seus reis enriquecerem. A famosa "estrada real" conectava Sardes com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento Sardes foi parte da província Romana da Ásia. A moeda cunhada surgiu em Sardes.


Qual a mensagem da igreja de Sardes?

Vamos analisar a carta à Igreja de Sardes pelo método literal, histórico e moral:

1- Interpretação LITERAL

Analise literária

SARDES = Cântico de Alegria.
ELOGIO: Alguns não se contaminaram.
INSTRUÇÃO: Vigiar e consolidar o restante.
PROMESSA: Vestiduras brancas e o nome no livro da vida.
Muito pouco havia para ser elogiado. Viviam de aparência, do passado. Eram vivos mortos.

Palavras-chave do texto

- SETE ESPÍRITOS DE DEUS (v.1): As sete características do Espírito Santo segundo Isaías 11.2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR”. O número sete simboliza perfeição com sentido de totalidade, mostrando que o Espírito Santo é totalmente perfeito, completo. Leia mais a respeito no estudo OS SETE ESPÍRITOS DE DEUS.
- SETE ESTRELAS (v.1): simbolizam os sete pastores das Sete igrejas nas mãos de Jesus (Apocalipse 1.20).
- NOME DE QUE VIVES E ESTÁS MORTO (v.1): viviam de aparências. Um falso avivamento.
- VIREI COMO LADRÃO (v.3): de forma inesperada (Mateus 24.43).
- NÃO CONTAMINARAM SUAS VESTES (v.4): não se sujaram com o pecado (Apocalipse 7.14).
- ANDARÃO DE BRANCO (v.4) e VESTIDURAS BRANCAS (v.5): vida de santidade.
- LIVRO DA VIDA (v.5): onde estão registrados os nomes dos salvos (Apocalipse 13.7 e 22.19).

2- Interpretação HISTÓRICA

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da Catedral em Wittenberg, as 95 teses contra os erros da igreja romana1.
Passando o fervor da Reforma, os cristãos protestantes se esfriaram e passaram a viver do passado tornando-se tradicionalistas. Igrejas que se diziam protestantes cometeram os mesmos erros do catolicismo ao se unir ao estado, como por exemplo, a Luterana que se filiou ao estado Alemão e a Anglicana que se uniu ao reino Inglês.
Se paramos de protestar, deixamos de ser protestantes. Precisamos resgatar nossas raízes e levantar a bandeira do evangelho puro, denunciando os erros e heresias que estão em nosso meio.

3- Interpretação MORAL

Sardes representa igrejas e cristãos que que envelheceram na sua fé e deixaram morrer seu vigor com o tempo (Efésios 5.27). Se acomodaram até mesmo com sua prosperidade.
Em hebraico, o nome Sardes se parece com a palavra “sarid” שְׁאֵרִית, que significa ‘o que escapou’, ou seja, o remanescente2. Embora o nome original da cidade não tenha ligação direta com a língua hebraica, alguns escritores fazem um paralelo para dizer que esta é uma mensagem para “umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras (Apocalipse 3.4), aqueles fiéis que permaneceram fiéis3.
Uma Igreja morta, sem vida e sem alegria, não faz diferença na sociedade e não incomoda o inimigo. Vive de aparências repetindo rituais religiosos e tradições humanas.
EVANGÉLICOS NOMINAIS: Segundo o censo do IBGE, o número de pessoas desviadas das igrejas passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 20094, um salto de 4 milhões de desigrejados ou sem compromisso5.

Não deixe sua fé morrer!

CONCLUSÃO

A Igreja precisa se renovar a cada dia para não deixar morrer o seu amor. Do mesmo modo cada cristão precisa nutrir sua vida espiritual para não ficar morto espiritualmente.

Busque renovo espiritual!

livro sete igrejas do apocalipse

E-book: As 7 Igrejas do Apocalipse

As sete cartas às igrejas no Apocalipse trazem mensagens reveladoras à igreja atual. Neste livro apresentamos três tipos de interpretação para cada uma das cartas: 1) Interpretação LITERAL; 2) Interpretação HISTÓRICA; 3) Interpretação MORAL. Certamente a mensagem deste texto trará revelações importantes para sua vida como igreja de Cristo. As cartas às sete igrejas formam uma mensagem completa para toda a cristandade. Estas cartas foram escritas para você também e será bem-aventurado se ler e ouvir (Apocalipse 1.3).



Veja mais estudos sobre as 7 igrejas em:

______________________________

4 http://www.pavablog.com/2011/08/20/as-mudancas-de-religiao-no-brasil-crescem-os-evangelicos-nominais-e-os-adeptos-do-isla/
5 http://ateaosconfinseatequeelevenha.blogspot.com.br/2011/08/cresce-o-nominalismo-evangelico-no.html


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp