Exemplos positivos para jovens

Tema: JUVENTUDE

pregação para jovens

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” Salmos 119.9

Introdução: Todo jovem precisa de referenciais para seguir. Havendo referências positivas, o jovem segue os exemplos que lhe apontam para a direção que deseja seguir. A Palavra de Deus traz vários exemplos de jovens que serviram a Deus de todo os seu coração. Da mesma forma que hoje, os jovens da Bíblia também enfrentaram muitos desafios.

Quais exemplos os jovens devem seguir?

Vamos refletir sobre alguns jovens da Bíblia que foram fiéis a Deus:

1- JOSÉ, o jovem que lutou por seus sonhos: Gênesis 37. 5

A vida de José era direcionada por seus sonhos, ao ponto de seus irmãos dizerem “um ao outro: Vem lá o tal sonhador!” (Gênesis 37.19). Por inveja os irmãos de José o lançaram num buraco e depois o venderam como escravo (Gênesis 37.24-28).
José prosperou como escravo no Egito e se tornou chefe da casa de Potifar (Gênesis 39.1-5), mas ali foi assediado e resistiu ao pecado (Gênesis 39.7-15), mesmo assim foi lançado na prisão (Gênesis 39.20). Mas até na prisão José prosperava se tronando responsável pelos prisioneiros (Gênesis 39.21-23). Ali no cárcere José foi usado por Deus para interpretar os sonhos do padeiro chefe e do copeiro real e sua revelação se cumpriu (Gênesis 40.5-23). Depois de algum tempo José foi levado para interpretar um sonho de Faraó (Gênesis 41.1-26), por isso José foi levantado como governador de todo o Egito (Gênesis 41. 38-44).
Todo jovem tem sonhos e deve lutar por seus ideais. Não desista mesmo que te humilhem e seja lançado em buracos ou se sinta aprisionado. Seja fiel a Deus e espere que o sonho de Deus há de se cumprir na sua vida.
Jovem: lute por seus sonhos!

2- SAMUEL, o jovem que ouvia a Deus: I Samuel 2.26

O jovem Samuel era filho de uma promessa de Deus a sua mãe Ana e por isso foi educado no templo servindo ao sacerdote Eli (I Samuel 2.18,19). Deus levantou Samuel como sacerdote e juiz de Israel (I Samuel 2.35). Desde novo Deus falava com Samuel que aprendeu a conhecer a voz do Senhor (I Samuel 3.1-10), e cresceu ouvindo e ministrando a Palavra do Senhor (I Samuel 3.19-21).
Como fez Samuel precisamos aprender a ouvir a Deus e servir ao Senhor de todo o nosso coração (Jeremias 29.13). Seja um jovem que busca ao Senhor e Deus vai te mostrar o que deve fazer. Antes de tomar uma decisão ore e peça a Deus que lhe mostre o que fazer.
Jovem: ouça a voz de Deus e sirva ao Senhor!

3- DAVI, um jovem corajoso: I Samuel 17.33-37

Uma das maiores qualidades de Davi quando jovem era sua coragem. Em sua caminhada como pastor de ovelhas enfrentou vários perigos e venceu com ajuda de Deus. Mesmo sendo pequeno não tinha medo porque confiava em Deus (I Samuel 17.38-40).
Davi ainda era jovem quando venceu um gigante pela fé no nome do Senhor (I Samuel 17.45). A partir de então Davi continuou lutando por seu povo e sempre vencia as batalhas (I Samuel 18.5-7), e “Davi lograva bom êxito em todos os seus empreendimentos, pois o SENHOR era com ele” (I Samuel 18.14).
A juventude é um tempo de descobertas e muitos desafios. Ás vezes enfrentamos situações ferozes como leões, somos surpreendidos por coisas inesperadas como ursos e desafiados por grandes lutas como gigantes diante de nós. Contudo devemos enfrentar tudo confiando no Senhor sem temer (Josué 1.8). Quando nossa coragem se baseia na fé em Deus, o Senhor nos dá a vitória.
Jovem: não tenha medo, seja corajoso através da fé!

4- JOSIAS, um jovem que que se voltou à Palavra de Deus: II Crônicas 34.1-3

O rei Josias começou a reinar ainda criança e cresceu como um jovem temente a Deus, promovendo uma reforma religiosa no meio do povo de Deus para tirar tudo o que estivesse de errado. Josias mandou restaurar a casa de Deus (II Crônicas 34.8). Nesta reforma encontraram o livro da Lei e levaram para ler diante do rei Josias (II Crônicas 34.14-19), que fez que o livro fosse lido para todo o povo (II Crônicas 34.30) e fez uma Aliança com Deus e o povo (II Crônicas 34.31,32).
Josias foi tão fiel à Palavra de Deus que “enquanto ele viveu, não se desviaram de seguir o SENHOR, Deus de seus pais” (II Crônicas 34.33). A celebração da Páscoa voltou a ser celebrada no tempo do rei Josias em obediência às Escrituras (II Crônicas 35.1).
Se você quiser ser um jovem bem sucedido em tudo, obedeça à Palavra de Deus (Josué 1.9) e o Senhor abençoará tudo o que você fizer. Seja fiel a Deus em cada decisão e não se desvie da verdade (Salmos 1.1,2).
Jovem: direcione sua vida pela Palavra de Deus!

5- ESTER, uma jovem modesta, mas ousada: Ester 2.7-9

Ester era uma jovem órfã, que por isso poderia pensar que seu futuro estaria prejudicado para sempre (Ester 2.7). Ela foi levada ao palácio real para servir ao rei Assuero, que havia se separado da rainha Vasti. Quando Ester foi se encontrar com o rei, embora tivesse direito de usar joias do tesouro real (Ester 2.13,14), mas Ester não quis nada além do que lhe foi recomendado (Ester 2.15).
Foi com a simplicidade e pureza de Ester que conquistaram o rei Assuero, que a amou e se casou com ela, tornando-a a nova rainha (Ester 2.17). Ester não quis falar de sua origem para ninguém, nem para o rei (Ester 2.10 e 20). Mesmo com sua modéstia, Ester foi se destacando por ajudar a defender o rei (Ester 2.21-23).
Quando aconteceu uma perseguição ao povo de Deus, numa trama que planejava dizimar os judeus do reino, então Ester convocou o povo para jejuar e orar por ela antes de intervir a favor do povo junto ao rei (Ester 4.16). Ela foi o instrumento de Deus para desmascarar um traidor e salvar o povo de Deus (Ester 7.1-10). Ao invés de serem massacrados, “para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra” (Ester 8.16). O dia em que seriam atacados se tornou um de festa comemorado até os dias atuais (Ester 9.19-21).
Com Ester aprendemos sobre modéstia e ousadia. Seja uma jovem simples e baseie sua beleza não em vaidades, mas em sua pureza. Seja fiel a Deus e firme sem aceitar coisas erradas. Espere em Deus confiando que o Senhor te exaltará.
Jovem: seja modesta e ousada!

6- DANIEL, um jovem que não se contaminou: Daniel 1.8

Daniel provavelmente teria ficado órfão quando o rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e a destruiu matando seu povo e deixando vivos jovens que seriam levados como escravos (Daniel 1.3,4). Estes jovens tinham um tratamento especial porque deveriam servir ao rei e comeriam de seus manjares de comidas sacrificadas a ídolos (Daniel 1.5). Mas Daniel não aceitou se contaminar (Daniel 1.8) e se tornou mais forte e sábio que outros jovens que comiam os manjares (Daniel 1.15), passando a servir diante do rei (Daniel 2.19,20).
A sabedoria de Daniel advinha de sua intimidade com Deus que lhe revelava seus mistérios. Duas vezes Daniel revelou o significado de sonhos do rei Nabucodonosor (Daniel 2.16-49 e 4.4-37). Também interpretou a escrita na parede para o rei Belsazar (Daniel 5.1-31). O livro de Daniel traz nos capítulos de sete até doze grandes revelações apocalípticas que Deus lhe deu a respeito da história da humanidade.
Daniel tinha uma vida de oração e consagração (Daniel 6.10), por isso Deus lhe usava e prosperava. Quando foi lançado numa cova de leões, orou a Deus que lhe protegeu (Daniel 6.22).
Para ser um jovem abençoado por Deus em tudo é preciso consagração, não se contaminar com as coisas imundas deste mundo (I João 2.15), viver uma vida de oração e buscar a direção de Deus que nos revela a sua vontade.
Jovem: não se contamine com coisas do mundo!

7- TIMÓTEO, um jovem discípulo dedicado: II Timóteo 3.14,15

Timóteo era filho de um homem grego com uma mulher judia (Atos 16.1). Se converteu e passou a seguir o apóstolo Paulo (Atos 17.15 e 20.4), que o treinou e enviou a pregar o evangelho (I Coríntios 4.17; Filipenses 2.19). Em várias cartas Paulo demonstra que está junto com Timóteo enquanto escreve (II Coríntios 1.1; Filipenses 1.1; Colossenses 1.1; I Tessalonicenses 1.1; Filemom 1.1). Isso comprova que Timóteo era um discípulo direto do apóstolo Paulo.
Paulo se dirige a Timóteo como ‘filho’ quatro vezes (I Timóteo 1.1 e 18 e II Timóteo 2.1; I Coríntios 4.17), mostrando seu tratamento discipulador e amável com seu discípulo. Seu mentor e discipulador, o apóstolo Paulo lhe escreve duas epístolas com orientações para sua vida cristã e para o ministério. Em todo tempo Timóteo demonstra ser um bom discípulo obediente e fiel.
Se você quer ser um jovem abençoado por Deus, seja discípulo e seguidor de servos de Deus, pessoas que possam te ensinar e cuidar de sua vida espiritual. Não fique sem uma liderança ou cobertura espiritual, mas seja obediente e ensinável.
Jovem: seja um discípulo dedicado!

Seja um jovem exemplar!

CONCLUSÃO

A Bíblia também apresenta vários outros jovens que foram um exemplo nos seus dias. Estes são uma verdadeira referência padrão para os jovens da atualidade.
O exemplo de José nos ensina a não desistir dos nossos sonhos, Samuel mostra que devemos ouvir a Deus antes de tudo, Davi nos motiva a ter coragem, Josias nos inspira a voltar para aprender a Palavra de Deus, Ester nos ensina a ser modestos e ousados, Daniel nos mostra que não devemos nos contaminar e buscar uma vida de santidade e Timóteo nos revela que devemos ser discípulos dedicados.

Jovem: siga bons exemplos!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp