Oração pela cidade

Tema: ORAÇÃO

homem de mãos levantadas orando pela cidade

“Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz” Jeremias 29.7

-Introdução: Nossas cidades estão sendo bombardeadas pela criminalidade, vícios e perdição moral. Como Igreja precisamos fazer alguma coisa. Tudo deve começar com a oração. Você tem orado por sua cidade? Como cristãos devemos ser intercessores de nosso povo.

Como interceder pela cidade?

Vamos refletir sobre a oração pela cidade:

1- Nossa missão é ABENÇOAR

Isaías 57.19 “Como fruto dos seus lábios criei a paz, paz para os que estão longe e para os que estão perto, diz o SENHOR, e eu o sararei”.

A primeira coisa que temos que fazer é tomar uma postura de abençoar nossa terra e nunca amaldiçoar. Quando ficamos reclamando e falando mal dos problemas de nossas cidades, devemos investir nosso tempo em abençoar. Isso não significa ignorar as dificuldades que existem em nosso meio e sim, reconhecendo os erros, confessar os pecados pedindo a Deus que abençoe o povo.

II Crônicas 30.27 “Então, os sacerdotes e os levitas se levantaram para abençoar o povo; a sua voz foi ouvida, e a sua oração chegou até à santa habitação de Deus, até aos céus”.

Vamos nos levantar como sacerdotes de Deus que somos (I Pedro 2.9) e nos levantar para abençoar o nosso povo. Não adianta orar na igreja e depois ficar reclamando (Tiago 3.11,12).
Abençoe sua cidade!

2- Faça um propósito de ORAÇÃO

Daniel 6.10 “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer”.

O profeta Daniel sabia que seu povo estava cativo e por isso, mesmo longe de sua cidade de Jerusalém, orava todos os dias três vezes. Ele se colocava diante de uma janela na direção de sua terra natal. Deste modo simbólico Daniel intercedia por sua cidade.

Daniel 9.7 “A ti, ó Senhor, pertence a justiça, mas a nós, o corar de vergonha, como hoje se vê; aos homens de Judá, os moradores de Jerusalém, todo o Israel, quer os de perto, quer os de longe, em todas as terras por onde os tens lançado, por causa das suas transgressões que cometeram contra ti”.

Daniel orava confessando os pecados do seu povo. Por isso se humilhava constantemente em jejum e oração. O propósito de oração de Daniel se intensificou quando fez um jejum por “três semanas” (Daniel 10.2,3). Durante estes “vinte e um dias” (Daniel 10.13) houve uma batalha espiritual nos céus pela terra de Jerusalém, mas os anjos de Deus venceram os demônios que prendiam aquela cidade (Daniel 10.12-21).
Como cristãos devemos orar por todas as pessoas e principalmente pelas autoridades (I Timóteo 2.1-4) e não somente por nós mesmos ou pela própria família, pois nossa missão é abençoar “todas as famílias da terra” (Gênesis 12.3).
Ore e jejue por sua cidade!

3- INTERCEDA publicamente

Salmos 122.6 “orai pela paz de Jerusalém! Sejam prósperos os que te amam”.

Além de orar pela cidade devemos orar em toda a cidade. Devemos ter mais ousadia e coragem de assumir nosso primeiro campo missionário, a nossa Jerusalém é a cidade onde moramos (Atos 1.8). Se somos profetas não podemos ficar calados, mas precisamos sair pelas ruas ministrando bênçãos sobre nossa terra. Não podemos ter vergonha do evangelho (Romanos 1.16).

Lucas 13.34 “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas, e vós não o quisestes!”.

Jesus clamou por Jerusalém e desejou abençoar a cidade, mesmo sabendo que ali serviria de espetáculo para o povo e morreria pelos seus pecados sem receber o seu reconhecimento. Mesmo assim Jesus lamentou em oração por Jerusalém.

Josué 1.3 “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés”.

Saia de sua casa e de dentro das quatro paredes da igreja e vá pelas ruas clamando pela paz da cidade. A maior manifestação pública que pode haver nas ruas da cidade é do povo de Deus que junto com os anjos nos céus, que estão em batalha, devemos orar por nossa terra. Quando ligarmos aqui na terra, Deus do céu confirmará a vitória (Mateus 16.19).
Ore pelas ruas da cidade!

Interceda por sua cidade!

CONCLUSÃO

II Crônicas 7.14 “se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra”.

Deus olha do céu e espera por um povo que clame para que venha e sare a nossa terra. Então devemos primeiro tomar uma posição diante de Deus para nunca mais falar coisas que não abençoam nossa cidade, depois devemos fazer propósitos firmes de oração e então sair pelas ruas da cidade tomando posse de nossa terra.

Ore por sua cidade!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp