Você está recalcitrando os aguilhões?

Tema: MOTIVACIONAL


pé pisnado prego perigo

“Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões”. Atos 26.14

Introdução: Ferir a si mesmo, este é o significado desta frase que foi dita por Jesus a Saulo quando ia para Damasco perseguir os cristãos. Com esta mensagem, Jesus disse que Saulo estava lutando contra algo mais forte do que ele, e que o máximo que conseguiria, além de prejudicar pessoas, seria atrair a ira de Deus sobre sua vida.
A expressão ‘recalcitrar os aguilhões’, muito famosa pela difusão das versões Revista e Atualizada e a Revista e Corrigida da Bíblia em português, que assim traduziu este texto. Já a Nova tradução na Linguagem de Hoje traz: “Não adianta você se revoltar contra mim” e a Nova Versão Internacional: “Resistir ao aguilhão só lhe trará dor!”.
A palavra recalcitrar, no original grego pode significar dar coices chutando a si mesmo várias vezes 1. Já a palavra aguilhão, se refere a algo que fere (Juízes 3.31), comumente usado como um ferrão para conduzir um rebanho e defender de perigos. Sendo assim, recalcitrar os aguilhões seria o mesmo que chutar algo pontiagudo propositalmente. O significado disso é a pessoa ter atitudes que lhe causam sofrimento.

O que é recalcitrar aguilhões?

Vamos refletir sobre duas atitudes que representam recalcitrar os aguilhões:

1- DESOBEDIÊNCIA

A primeira atitude que nos traz sofrimento é a desobediência. Quando obedecemos a Deus somos abençoados (Deuteronômio 28.13), mas quando desobedecemos, atraímos maldições sobre nós como consequência do pecado (Malaquias 2.2). Obedecer e ser abençoado é uma questão de escolha (Deuteronômio 11.26).
Saulo pensava que estava fazendo a vontade de Deus ao perseguir os cristãos, mas na verdade estava desobedecendo os princípios da lei de não prejudicar o seu próximo. Por isso, Saulo estava recalcitrando contra os aguilhões ao desobedecer a Deus.
Infelizmente muitas pessoas fazem escolhas erradas que lhe prejudicam em várias áreas de sua vida. Muitas vezes uma atitude que poderia ser evitada por um minuto, traz consequências demoradas ou permanentes sobre a pessoa.
Obedecer sempre é a melhor escolha. Embora pareça difícil na hora de exercer obediência, os resultados são gratificantes, pois “obedecer é melhor que sacrificar” (I Samuel 15.22). Por isso, quando escolhemos não obedecer estamos sacrificando nossas bênçãos. Existem pessoas que sacrificam suas famílias e sua comunhão com Deus por viver em desobediência.
Se você estiver sofrendo e recalcitrando aguilhões por alguma atitude que tomou, procure deixar e buscar uma nova vida. Mas se você demorar em tomar esta nova direção, verá que o sofrimento continua e que Deus está esperando uma atitude de fé de sua parte.
A obediência traz alívio do sofrimento!

2- TEIMOSIA

Outra atitude que provoca sofrimento é a teimosia. Muitas pessoas insistem em seus erros e não aceitam ser corrigidas. Não reconhecem suas falhas e por isso continuam errando. Esta teimosia não provém do Espírito Santo, nem é da vontade de Deus, pois a “porfia” é uma obra da carne que significa insistência numa discussão ou teimosia (Gálatas 5.20).
Saulo era teimoso e persistente nos seus propósitos. Sempre andava preparado para pegar algum cristão e só deixava quando este era condenado. Esta sua teimosia o fazia recalcitrar contra os aguilhões ao provocar o sofrimento de pessoas e ele mesmo não sendo uma pessoa feliz, pois todo este ódio o amargurava.
Muitas vezes colhemos coisas ruins porque foi isso que plantamos (Gálatas 6.5). Por outro lado, também podemos passar a plantar coisas boas e esperar a colheita no tempo de Deus (Salmos 126.5,6). Talvez você estava agindo errado porque não sabia ou não entendia, mas agora pode recomeçar porque “não levou Deus em conta os tempos da ignorância” (Atos 17.30).
Como diz o ditado popular ‘errar é humano, mas permanecer no erro não’. Por isso, precisamos reconhecer nossas falhas e deixar nossos erros há tempo de reverter suas consequências, pois “o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28.13).
Se você estiver sofrendo e recalcitrando aguilhões por causa de sua teimosia em não reconhecer seus erros ou mudar de forma de agir, então você pode mudar agora e recomeçar novamente. Deus é bondoso e te dará um tempo para se restaurar e reiniciar uma nova vida (II Coríntios 5.17).
Deixe seu orgulho e busque o que é melhor para você (I Samuel 2.3). Se o que você estivesse fazendo fosse bom pra sua vida não te traria sofrimento porque “a bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, ele não traz desgosto” (Provérbios 10.22). Recomece tudo agora buscando a vontade de Deus que é sempre o melhor (Romanos 12.1,2).
Deixe sua teimosia e pare de sofrer!

Pare de recalcitrar contra os aguilhões!

CONCLUSÃO

O sofrimento é fruto de nossos erros. Muitas pessoas sofrem até morrer porque não querem obedecer e não deixam sua teimosia em fazer o que é errado.
Saulo teve um maravilhoso encontro com Jesus e sua vida for transformada. Embora passou por muitas dificuldades, passou a ser um homem de Deus, realizado e abençoado pelo Senhor em tudo que fez.
As consequências do pecado é a morte (Romanos 6.23). A morte é o prior de todos aguilhões que fere ceifando vidas, pois “o aguilhão da morte é o pecado” (I Coríntios 15.56). Mas Jesus veio para tirar este aguilhão que nos fere, por isso a Palavra pergunta “onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Coríntios 15.55), pois cristo veio nos dar vida em abundância (João 10.10).
Talvez você esteja sofrendo por consequência de seus próprios erros, da desobediência a Deus e a insistência em fazer o que é errado. Mas isso pode mudar. Não é da vontade de Deus te ver sofrendo.

Não recalcitre os aguilhões!

______________________________
Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp