A Manjedoura do Coração

COMPARTILHE:

Sem comentários

-Tema: NATAL
“e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedariaLucas 2.7
-Introdução: Quando chega este período natalino, parece que algo incomoda os corações das pessoas. Alguns ficam agitados sem entender, procurando ajudar pessoas e presentear. Outros sentem uma estranheza no peito e repensam sua vida. Talvez este sentimento seja fruto de uma obra do Espírito Santo para quebrantar os corações.
Quando Jesus nasceu, foi colocado numa manjedoura, abrigado em um estábulo (curral), porque as hospedarias estavam cheias. Da mesma forma hoje existem mesas cheias e fartas, sem muitas vezes convidar Jesus para entrar (Apocalipse 3.20). Jesus quer nascer na manjedoura de cada coração.

Tem um lugar para Jesus?

Vamos refletir sobre os preparativos de um pai e uma mãe que esperam uma criança e comparar com a situação vivida por Maria e José ao receber Jesus:

1- O Berço x o cocho:

José era carpinteiro (Mateus 13.55) e por isso podemos imaginar que provavelmente teria preparado um berço para o bebê tão esperado. Contudo, foi convocado para voltar às terras de sua família em Belém para estar presente no recenseamento (Lucas 2.1-4). Por isso, José não poderia levar um berço consigo. Então preparou como pôde um lugar para a primeira noite da criança.
O cocho é um lugar para alimentar animais com capim ou ração. Este foi o primeiro lugar que Jesus encontrou na terra. Um local que já estava usado, sujo e com mal cheiro. Da mesma forma nossos corações muitas vezes está assim, sujo por causa do pecado (Marcos 7.21-23). Mesmo assim é neste lugar que Jesus quer ficar para nos fazer nascer de novo (João 3.7).
Embora pensamos que Jesus merece um ‘berço de ouro’ por ser o Rei do reis, muitas vezes só temos um cocho para lhe oferecer. Mas o importante aqui não é o lugar e sim a Pessoa de Cristo. Um berço de ouro não é nada sem Jesus, mas até um cocho se torna um trono para o grade Rei.
Faça de seu coração um berço para Jesus!

ASSISTA:
2- O Enxoval x as faixas:

Maria, como qualquer mulher, certamente preparou seu enxoval, por mais simples que fosse, mas podemos entender que alguma coisa ela pode ter preparado ou ganhado de presente para seu filho esperado. Entretanto, por causa da viagem, não deve ter podido levar muita coisa ou talvez não imaginasse que o bebê não esperaria o retorno a Nazaré onde moravam (Lucas 2.4).
O fato é que Maria envolveu o menino em faixas (Lucas 2.7), o que foi notado pelos anjos (Lucas 2.12) e confirmado pelos pastores (Lucas 2.16). Estas faixas (ἐσπαργάνωσεν = esparganōsen), podem ser traduzidas por ‘tiras de pano’1, ou pedaços de pano. Era um costume oriental enfaixar recém-nascidos. Contudo, estes panos ou faixas, são considerados como trapos ou restos de tecido aproveitados, revelando a situação de improviso em que estavam.
Como um filho que esperamos, também pensamos que Jesus merece o melhor, mas muitas vezes só deixamos restos ou trapos para Ele. Somente depois de pisados e rasgados é que nós voltamos ao Senhor (Oseias 6.1). Estes trapos muitas vezes são “as nossas justiças, como trapo da imundícia (Isaías 64.6), pois quando pensamos que somos justos, isso não tem valor algum para Deus. Contudo, mesmo assim, sabendo que não somos nada, Jesus quer ser envolvido por nós e ser acolhido em nossos corações.
Deixe Jesus envolver o seu coração!

O seu coração é uma manjedoura para Jesus!

-CONCLUSÃO:
A beleza daquela manjedoura não era o luxo de um berço bem feito ou de um enxoval bem preparado e cheiroso, mas sim a luz de uma linda estrela que brilhava (Mateus 2.2) e de anjos que cantavam (Lucas 2.13,14). Assim também quando Jesus nasce em nossos corações, a luz de Deus brilha em nossas vidas (João 8.12) e os anjos nos céus festejam pelo arrependimento de um pecador (Lucas 15.10).
Mesmo que nossos corações sejam como um cocho e restos de pano, ainda assim Jesus prefere ficar em nossas vidas. Você pode passar o natal sem qualquer coisa, mas só não pode ficar sem Jesus em momento algum de sua vida.
Deixe Jesus nascer em seu coração!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

1 STRONG, James. Dicionário Grego do Novo Testamento. Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico. Grego. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Corrigida. Rio de Janeiro: CPAD, 2011. Páginas 2398 e 2399, verbete 4683.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.