Escrevendo uma nova história

Tema: MOTIVACIONAL

pregação motivacional

“Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; ele executará juízo e justiça na terra” Jeremias 33.15

Introdução: Jesus veio ao mundo para ser um renovo em nossas vidas. Somente em Cristo podemos nos tornar nova criatura (II Coríntios 5.17). Quando você pensa que fez tudo errado, saiba que Jesus é o único que pode executar a justiça, ou seja fazer o que é certo.
Se tudo que você escreveu em sua história está errado, saiba que Jesus é o “Autor da vida” (Atos 3.15), “Autor da Salvação” (Hebreus 2.10; 5.9) e também o “Autor da fé” (Hebreus 12.2), então deixe Jesus ser o Autor de sua história.


Gostaria de renovar sua vida?

Vamos aprender como Jesus nos traz este renovo para escrevermos uma nova história:

1- Apagando o passado

Colossenses 2.14 “tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz”.

A primeira coisa que precisamos para reescrever nossa história é apagar o passado. Contudo, isso é algo impossível para nós humanos. Somente Deus pode fazer isso. A boa notícia é que o Senhor faz, pois promete que “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar” (Miqueias 7.19). Quando Jesus perdoa nossos pecados, literalmente apaga o registro de nossa dívida (I João 1.7-9).
Quando olhamos para nossa história, muitas vezes vemos que as coisas travam em nossos erros e tropeços da vida. Mas assim como a história da humanidade está dividida em duas partes: a.C. – antes de Cristo e d.C. – depois de Cristo, também a nossa história de vida se divide entre antes e depois de encontrarmos Jesus.
Quando Jesus morreu na cruz, “o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo” (Marcos 15.38), mostrando que do céu até a terra, Deus quer rasgar a velha história para reiniciar um novo tempo de uma nova vida com Deus (Gálatas 2.20). Somente Deus sabe o futuro (Isaías 44.7), então não há ninguém melhor para consultarmos do que o Senhor da história.
Deus pode apagar o seu passado!

2- Reescrevendo o futuro

Provérbios 23.18 “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança”.

O segundo passo para reescrever uma nova história em nossas vidas é começar a escrever o futuro. O que fazemos hoje determina o nosso amanhã. Por isso, o futuro começa agora. Se você crê que Jesus apaga os seus pecados e te dá uma nova chance, então você está como um caderno limpo, sem páginas escritas e pronto para ser preenchido com uma linda história.
O Senhor promete que abrirá os caminhos para seus sonhos (Isaías 35.1-10), pois Jesus é o Caminho, a direção, a vida e a verdade que precisamos para continuar (João 14.6). Deus também declara que “Há esperança para o teu futuro, diz o SENHOR...” (Jeremias 31.17). Por isso podemos continuar e sonhar que o amanhã será muito melhor. 
O seu futuro está nas mãos de Deus!

Deus tem uma nova história pra você!

CONCLUSÃO 

Jeremias 29.11-14ª “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte...”

Saiba que Deus tem pensamentos de paz para sua vida (v.11) e quer realizar os seus sonhos (Salmo 37.4), mas tudo começa quando começamos a orar (v.12), de todo o nosso coração (v.13), então o Senhor muda a nossa sorte (v.14ª). A partir de então, onde tudo dava errado, vai começar a dar certo, pois você estará fazendo a coisa certa da forma certa (Salmo 37.3).

Deus tem uma nova história para você!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp