O que a Bíblia diz sobre Corrupção

Tema: ESTUDOS BÍBLICOS


homem mão estendida dinheiro

“Dois pesos e duas medidas, uns e outras são abomináveis ao SENHOR” Provérbios 20.10

Introdução: Tudo o que se corrompe é corrupto. Quando falamos em corrupção, logos pensamos em política, mas a corrupção vai muito além da vida política, pois antes de ser um político a pessoa é um cidadão comum e como cidadãos muitas vezes nos deixamos corromper.
Desde uma fila que é cortada, compra de produtos piratas até um imposto sonegado são formas de corrupção.

Você já se corrompeu?

Vamos estudar sobre alguns aspectos da corrupção que as Escrituras nos orientam, a partir de três níveis: a sociedade em geral, o comércio e a política:

1- A Corrupção na Sociedade

Miquéias 7.2,3 “Pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja reto. Todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores”.

A sociedade capitalista muitas vezes valoriza mais o dinheiro do que as pessoas. Este pensamento utilitarista abre brechas para ações corruptas como:

a) SUBORNO

Êxodo 23.8 “Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”.

O suborno é uma troca de favores remunerada, quando “o ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça” (Provérbios 17.23). Mas a Palavra de Deus condena o suborno, pois “ai dos que...justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça” (Isaías 5.22,23).

b) PROPINA

Lucas 3.12-13 “Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado”

A propina é um valor à parte recebido pela pessoa, mas que Jesus condenou dizendo que não deveria ser feito.

A corrupção está presente na sociedade, pois muitas pessoas praticam suborno comprando o ‘silêncio’ de outra pessoa, achando que podem pagar para ficar certos. Outros já vivem da chamada propina, vendendo seus serviços e recebendo dinheiro ilícito.
Alguns exemplos de corrupção na sociedade são: quando uma pessoa rouba o sinal de wifi, colar na prova da escola, comprar produtos piratas, rouba assinatura de TV a cabo, faz gato para roubar energia elétrica, tentar subornar o guarda para não levar multa, furar fila, etc.
Vamos lutar contra a corrupção na sociedade!

2- A Corrupção no Comércio

Miquéias 6.11 “Poderei eu inocentar balanças falsas, com um saco de pesos enganosos?”.

A corrupção está presente no comércio, que visa o lucro a qualquer preço. 

Alguns tipos de corrupção comercial são:

a) PREÇOS INJUSTOS

Provérbios 11.1 “Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer”. 

A balança enganosa é quando mostra um peso errado para entregar menos produto ao consumidor e com isso, fazer que pague mais por menos. O diabo que é ladrão e rouba, mas “o peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa” (Provérbios 16.11). Quando uma pessoa supervaloriza um produto, está cometendo corrupção.

b) DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS

Deuteronômio 25.13-16 “Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. Não terás duas medidas em tua casa, uma grande uma pequena. Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Pois o Senhor teu Deus abomina todo aquele que pratica tal injustiça”. 

Os dois pesos e duas medidas servem para vender sob uma medida menor e comprar exigindo uma quantia maior. Ou seja, quando a pessoa vai comprar algo quer pagar menos do que vale e quando vai vender exige um preço abusivo. Também existem aqueles que cobram de acordo com o freguês, se aparenta ser uma pessoa mais rica, cobram mais.

A corrupção comercial chega a um ponto que as pessoas desvinculam o dinheiro do pecado, achando que ser for pago, logo pode fazer tudo. Mas Deus se entristece e não quer que nos vendamos, pois fomos comprados por Cristo (I Coríntios 6.20).
Alguns exemplos de corrupção no comércio são: não dar nota fiscal, não pagar imposto, não declarar Imposto de Renda, dar ou aceitar troco errado, superfaturar nota de lanche para receber o dinheiro do patrão, bater o ponto para o colega, etc.
Vamos lutar contra a corrupção no comércio!

3- A Corrupção na Política

Deuteronômio 16.19-20 “Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o suborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”.

Finalmente, a corrupção também chega à política. A palavra política vem do grego polyticos, que significa cidadão da polys, que é a cidade. Então todos nós somos políticos, quando exercemos nossa cidadania.

Duas formas de corrupção na política são:

a) LEIS INJUSTAS

Salmos 82.2-5ª “Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”

Infelizmente, muitas pessoas quando chegam a um cargo ou função pública, acaba se corrompendo e usando os recursos para benefício pessoal e legislando em causa própria.

b) POLÍTICOS INJUSTOS 

Isaías 10.1,2 “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos!”

Precisamos saber o que as pessoas fazem quando chegam ao poder e lutar contra a injustiça. “Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas” (Isaías 1.23). Se um político não defende os direitos do povo, não está cumprindo o seu papel.

Os políticos estão muito envolvidos com corrupção devido ao sistema corrupto que foi instaurado no meio em que atuam. Além disso, as pessoas já veem de uma sociedade corrompida e de um comércio onde a corrupção toma conta para a busca do lucro a qualquer preço.
Alguns exemplos de corrupção na política são: quando o legislador cria uma lei para beneficiar um setor em troca de apoio político, superfaturamento de obras, cobrança de serviços que deveriam ser gratuitos, etc.
Vamos lutar contra a corrupção na política!

Não se deixe corromper!

CONCLUSÃO

Mateus 6.20 “ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”.

Deus vê tudo o que é feito em secreto (Provérbios 15.3) e um dia toda corrupção será desmascarada (Marcos 4.22). Precisamos mudar os valores mundanos ensinando os princípios do evangelho para criar uma nova mentalidade (Romanos 12.1,2). Como cristãos devemos dar exemplo de uma vida diferente e honesta (I Pedro 3.2).
O mundo só pode ser mudado se o ser humano for transformado. Somente o “novo homem” (Efésios 4.24), restaurado à imagem e semelhança do Criador, pode vencer a corrupção.

A corrupção pode ser vencida com a verdade!

____________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp