Vencendo os maus pensamentos

-Tema: VIDA CRISTÃ
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. Filipenses 4.8
-Introdução: Certa vez ouvi que os maus pensamentos são como os pássaros, que voam sobre nós, mas não podemos deixar que façam um ninho em nossa cabeça. Esta simples ilustração revela uma profunda verdade. Literalmente precisamos ‘espantar’ qualquer pensamento ruim e não permitir que se aninhem sobre nós.

Como vencer os maus pensamentos?

Vamos aprender o que a Palavra de Deus nos instrui sobre os pensamentos:


1- O que não fazer:

Eclesiastes 10.20 “Nem no teu pensamento amaldiçoes o rei, nem tampouco no mais interior do teu quarto, o rico; porque as aves dos céus poderiam levar a tua voz, e o que tem asas daria notícia das tuas palavras”.
A primeira coisa que devemos nos preocupar é o que não convém fazer para que os maus pensamentos não permaneçam em nossas mentes. Alguns conselhos:

a) Não alimentar os maus pensamentos: 

Jesus disse que os nossos olhos são a lâmpada do corpo (Mateus 6.22), servindo como ‘dispositivos de entrada’ para nossa memória. Por isso, o inimigo investe tanto na imagem, desde o Éden, quando a fruta era “agradável aos olhos” (Gênesis 3.6). Evite assistir ou ver coisas que não são boas para você.

b) Não ficar em companhias que não edificam: 

O cristão não deve se assentar na “roda de escarnecedores” (Salmos 1.1), pois surgem muitos conselhos que não agradam a Deus (I Coríntios 15.33). Procure pessoas que possam abençoar sua vida.

c) Não ficar ocioso

O tempo é precioso e precisa ser bem aproveitado (Efésios 5.16). Como diz o ditado popular: ‘cabeça vazia é oficina do diabo’. Preencha sua mente e seu tempo e sua mente com coisas que sejam úteis para sua vida.

Procure se policiar para não deixar que maus pensamentos sejam alimentados, não participar de conversas desnecessárias, nem ficar à toa.
Não descuide de sua mente!

2- O que fazer:

Romanos 12.1,2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Uma atitude indispensável é assumir o controle da sua própria mente não a deixando vagar desordenadamente. Isso é possível se você:

a) Preencher sua mente

Podemos dizer que nossa mente é como um grande depósito que pode guardar tanto coisas boas como ruins. Cabe a nós escolher o que será armazenado (Mateus 13.44). Duas ferramentas poderosas para preencher a mente são o estudo da Palavra, que gera fé (Romanos 10.17) e o louvor a Deus (Filipenses 4.8). Procure estudar a Bíblia e também louvar a Deus, ouvindo louvores e mensagens bíblicas.

b) Entregar-se à obediência de Cristo

Peça a Deus que encha sua mente com Sua presença e entregue toda sua mente a Deus "levando cativo todo o pensamento à obediência de Cristo" (II Coríntios 10.5). Para isso é preciso “resisti ao diabo e ele fugirá de vós” (Tiago 4.7), pois existem pensamentos que são de origem maligna e devem ser combatidos espiritualmente (Efésios 6.12).

c) Buscar a Mente de Cristo

Busque a "mente de Cristo" (I Coríntios 2.16). Quando nos entregamos a Cristo, devemos deixar que seja Senhor de tudo em nossas vidas. Precisamos aprender a amar a Deus “de todo o teu entendimento” (Marcos 12.30). Também é importante buscar o fruto do Espírito do “domínio próprio” (Gálatas 5.23) e tomar o “capacete da salvação” (Efésios) para proteger nossas cabeças.

Um cristão não pode pensar como o mundo pensa (Isaías 8.12), então precisa preencher sua mente com coisas que vêm de Deus, entregando seus pensamentos ao senhorio de Cristo e buscando ter a mente de Cristo.
Cuide bem de sua mente!

Você pode vencer os maus pensamentos!

-CONCLUSÃO: Salmos 139.23 “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos”.
Um exemplo bíblico de pessoa que venceu os maus pensamentos, foi José, pai adotivo de Jesus, quando soube que Maria, sua noiva estava grávida e pensou em deixa-la secretamente, mas um anjo de Deus lhe apareceu em sonho para o instruir (Mateus 1.18-20). Como José, devemos buscar intimidade com Deus de forma que o Senhor nos mostre seus pensamentos que são “mais altos” (Isaías 55.9) e nos impeça de fazer coisas erradas.
Nossa mente não tem a tecla ‘detete’ ou a função ‘ctrl Z’ para apagar ou desfazer coisas erradas que pensamos, mas temos à nossa disposição o sangue de Jesus que apaga todo pecado (I João 1.7-9). Por isso é importante confessar a Deus os pecados em pensamento (Salmos 19.12).

Deus perdoa seus maus pensamentos!

______________________________

Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

10 comentários:

  1. Obrigado Deus usou o irmão com este estudo Deus abençoe

    ResponderExcluir
  2. Forte me fortaleço sempre com seus estudos

    ResponderExcluir
  3. gosto muito das suas meditações!

    ResponderExcluir
  4. Miuto bom gostei muito.precizamos vigiar em tudo Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amei o sermão eu preciso me policiar sou bastante maldosa...Q Deus me ajude

    ResponderExcluir
  6. Seu amo ler estudo e maravilhoso mim incina muito obrigado que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  7. AMÉM,amado irmão Pastor, amo suas ministrações tem sido benção para minha vida, e esta nem se fala vou aplicar na minha vida cotidiana pois minha mente é terrivel e acusadora

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pelo aprendizado sou faminta da palavra. DEUS o abençoe grandemente

    ResponderExcluir

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.