Obras da Carne: INVEJA

Tema: OBRAS DA CARNE  

pregação sobre inveja

“Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros” Gálatas 5.26

Introdução: A inveja é uma obra da carne (Gálatas 5.21). Jesus advertiu que este sentimento vem de dentro do coração humano (Marcos 7.21-23). O mundo está “cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja” (Romanos 1.29).
Homens de Deus também sofreram inveja, como Isaque por causa de sua prosperidade (Gênesis 26.14) e Moisés porá causa de sua autoridade (Salmo 106.16). O próprio Jesus sentiu na pele a consequência deste sentimento, “pois ele bem percebia que por inveja os principais sacerdotes lho haviam entregado” (Marcos 15.10). A inveja parece ser um sentimento que movia os judeus contra os servos de Deus (Atos 5.17, 13.45 e 17.5). Por isso o apóstolo Paulo trabalha muito sobre isto com as igrejas (Filipenses 1.15).

Leia mais sobre o assunto nos estudos: AS OBRAS DA CARNE.

Como vencer a inveja?

Vamos aprender o que a Palavra de Deus fala sobre a inveja:

1- A Inveja é Maligna

Tito 3.3 “Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros”.

A primeira afirmação a respeito da inveja é sua origem maligna. O próprio Satanás teve inveja de Deus e por isso deixou de ser um anjo de luz, sendo lançado fora do paraíso (Ezequiel 28.16).
A Palavra de Deus sempre alerta para “não tenhas inveja” (Provérbios 3.31; 14.30; 23.17; 24.1 e 19), principalmente direcionada a pessoas erradas, que demonstram ser melhores para atrair a inveja dos outros. Muitas pessoas são motivadas pela inveja (Eclesiastes 4.4), mas não sabem que “cruel é o furor, e impetuosa, a ira, mas quem pode resistir à inveja?” (Provérbios 27.4).
A inveja não é de Deus!

2- A Inveja é Enganosa

Tiago 3.14 e 16 “Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins”.

O invejoso só consegue ver o que é do outro. Como diz o ditado popular: ‘galinha do vizinho é mais gorda’. Mas este é um engano nos olhos de quem sente inveja, porque “aquele que tem olhos invejosos corre atrás das riquezas, mas não sabe que há de vir sobre ele a penúria’ (Provérbios 28.22).
Quem serve a Deus sabe que tudo o que temos vem do Senhor e ninguém pode nos tirar. Então não é preciso invejar ninguém, mas trabalhar e lutar para conquistar todos os nossos sonhos com a bênção de Deus (Salmos 37.4).
A inveja engana os olhos!

3- A Inveja não leva a Nada

Tiago 4.2 “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres”.

A cobiça ou inveja é um dos pecados condenados nos dez mandamentos, dizendo para “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Êxodo 20.17), ou seja, não devemos ter inveja de nada nem de ninguém.
Quem perde tempo sentindo inveja dos outros, deveria estar lutando por seus próprios sonhos. Deus tem coisas maravilhosas para cada um de nós. Não podemos desejar o que já é dos outros, pois assim estaríamos deixando o que o Senhor preparou para nós (I Coríntios 2.9).
A melhor forma de vencer a inveja é o trabalho!

Vença a inveja!

CONCLUSÃO

I Pedro 2.1 “despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências”.

Quando nos convertemos precisamos deixar tudo o que não é de Deus e buscar nos encher da presença do Senhor. O velho homem deve ser transformado, para ser uma “nova criatura” (II Coríntios 5.17).
O servo do Senhor não precisa ter medo de inveja porque sabe que sua vida está nas mãos de Deus e ninguém pode tomar o que Deus te dá e nos promete: “ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?” (Isaías 43.13).

Não tenha medo da inveja!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.


obras da carne e fruto do espírito

E-book: Obras da Carne e Fruto do Espírito

Um estudo completo sobre cada uma das obras da carne e as características do fruto do Espírito. A vida cristã tem desafios muito importantes tanto na questão física como espiritual. Por isso é importante ter a compreensão a respeito dos limites entre o que é carnal e o espiritual. Este estudo pode fortalecer sua vida espiritual e ajudar a vencer os desejos da carne.

Adquira o E-Book


Veja mais estudos 

As obras da carne 

Obras da carne: PROSTITUIÇÃO 

Obras da carne: IMPUREZA 

Obras da carne: LASCÍVIA 

Obras da carne: IDOLATRIA 

Obras da carne: FEITIÇARIAS 

Obras da carne: INIMIZADES 

Obras da carne: PORFIA 

Obras da carne: CIÚMES 

Obras da Carne: IRA 

Obras da Carne: EGOÍSMO 

Obras da Carne: DISSENSÕES 

Obras da Carne: INVEJA 

Obras da Carne: HERESIAS 

Obras da Carne: GLUTONARIA 

Obras da Carne: BEBEDICES 


Rev. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista, professor e escritor. 44 anos. Casado com Ássima, pai de Heitor e Hadassa. Natural de Muriaé MG. Bacharel em Teologia pela UMESP.

Postagem Anterior Próxima Postagem

 pregações no whatsapp