Obras da Carne: IRA

COMPARTILHE:

Sem comentários

-Tema: OBRAS DA CARNE   
Tiago 1.19,20 “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”.
-Introdução: A ira é uma obra da carne (Gálatas 5.20). Jesus disse que não devemos nos irar contra o nosso irmão (Mateus 5.22). Por isso precisamos cuidar melhor de nossas emoções e controlar a ira dentro de nós.
Como o apóstolo Tiago disse, devemos ser “tardio para se irar”, ou seja, se sentirmos a ira, devemos nos conter para não apressar em reagir, sendo também “tardio para falar”.

Como vencer a ira?

Vamos aprender mais sobre a ira e entender como vencer este sentimento:

1- Tipos de Ira:

Podemos entender a ira em dois tipos básicos que a motivem, para ajudar a definir a situação.
Tipos de ira:
a) JUSTA: A ira justa é quando a pessoa tem a razão por uma causa honesta. Mesmo assim não é necessário reagir de forma negativa. Em muitos casos a pessoa até tem razão, mas a perde por reagir de forma errada. Moisés se irou contra o povo de Israel justamente, pois o povo pecou contra o Senhor, mas Deus não se agradou da atitude de Moisés (Números 20.10 e 11). O Rei Assuero ficou irado com sua primeira esposa Vasti, por um motivo justo e a abandonou, mas sua intenção de se vigar de todas as outras mulheres estava errado (Ester 2.1).
b) INJUSTA: A ira injusta é por algo que não tem motivo para ficar nervoso, ou que não seja necessário se irar. Algumas pessoas nem sabem porque estão com raiva de alguma coisa. Penina irritava Ana provocando-a sem necessidade (I Samuel 1.6,7). Jonas ficou irado contra o povo de Nínive e até com a planta que morreu, por isso Deus lhe perguntou: “é razoável esta tua ira?” (Jonas 4.1-4). Sambalate e Tobias ficaram irados quando Neemias começou a restaurar os muros de Jerusalém e estavam motivados por razão injusta, pois não queriam o bem do povo (Neemias 4.7).
O primeiro desafio da pessoa irada é conseguir saber se a sua ira é justa ou injusta. Independente de ter ou não a razão da causa, não é preciso reagir de forma exaltada, que pode ter consequências ruins, porque “todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam” (I Coríntios 10.23).
Mesmo se a causa da ira for justa não faça injustiça!

2- Níveis da Ira:

Embora as palavras sejam sinônimas, podemos usá-las para definir alguns níveis da ira, para diagnosticar em que ponto a pessoa chega com este sentimento.
Níveis de ira:
a) RAIVA: a raiva é um sentimento ruim que vem sobre a pessoa repentinamente por causa de algo que lhe aborrece ou não concorda, causando irritação (Salmo 37.7). Saul passou a ter raiva da prosperidade e fama de Davi e um espírito mau o perturbava (I Samuel 18.10).
b) FÚRIA: a fúria acontece quando a ira se torna comum e a pessoa já se torna iracunda (Provérbios 29.22) e sai fora de si toda vez que algo lhe aborrece, estando sempre disposta a brigar “porque prepararam o coração como um forno, enquanto estão de espreita; toda a noite, dorme o seu furor, mas, pela manhã, arde como labaredas de fogo” (Oseias 7.6). Esaú teve um ataque de fúria quando soube que foi enganado por seu irmão Jacó (Gênesis 27.44).
c) CÓLERA: a cólera é uma ira já incontida, uma doença emocional que a pessoa não se domina mais, sendo capaz de fazer loucuras. Como Caim que ficou irado com Abel e o matou (Gênesis 4.5,6). O Faraó que sentiu cólera contra bebês recém nascidos (Hebreus 11.27), uma raiva tão grande e sem explicação (Salmos 106.23) e Herodes se irou contra os reis magos e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo que havia na cidade de Belém, querendo matar o Messias (Mateus 2.16). Nabucodonosor ficou irado contra os três jovens que não se prostraram diante da sua estátua e mandou acender a fornalha sete vezes mais, como estava também a sua ira acesa (Daniel 3.19).
Um segundo desafio é reconhecer em que nível está a ira da pessoa, se é apenas uma raiva, se já se tornou uma fúria incontrolada ou se tornou uma doença que faz a pessoa ser colérica diante qualquer situação.
Descubra em que nível está a sua ira!

3- O que provoca a Ira:

Descobrir as razões que provocam a ira é uma coisa muito importante. Uma vez que se sabe o que causa este sentimento, então é possível prever e se antecipar para não ser surpreendido.
Alguns textos bíblicos que citam sobre causas da ira são:
a) MÁS INFLUÊNCIAS: Provérbios 22.24 “Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico”. Provérbios 21.19 “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”. Uma pessoa com má influência pode provocar iras e vários problemas (I Coríntios 15.22).
b) FINGIMENTO: Provérbios 25.23 “O vento norte traz chuva, e a língua fingida, o rosto irado”. É muito triste conviver com pessoas fingidas e muitos não conseguem controlar sua ira diante disso.
c) IMPACIÊNCIA: Eclesiastes 7.9 “Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos”. Provérbios 11.23 “O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira”. A pressa causa ansiedade, que pode se tornar nervosa gerando a ira.
Tome cuidado se tem alguém que te provoca a ira. Aprenda a perdoar, mas se for preciso evite (Salmos 1.1 e Romanos 12.18). Em caso de fingimento, apenas espere em Deus que revela toda a verdade com o tempo (Marcos 4.22). Controle sua impaciência buscando ao Senhor em oração (Filipenses 4.6).
Descubra as causas de sua ira!

4- Consequências da Ira:

Salmos 37.8 “Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal”
O salmo acima declara que as consequências da ira sempre serão ruins. Por isso precisamos pensar que não vale a pena ficar irado e se desgastar. Quem é manso sabe que tem herança sobre a terra, então espera e depois consegue vencer tudo (Mateus 5.5).
Algumas consequências da ira são:
a) LOUCURAS: Provérbios 14.17 “O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado”. A pessoa irada não consegue pensar direito e faz besteiras, parecendo estar fora de si.
b) DANOS: Provérbios 19.19 “Homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque, se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo de novo”. Quando a pessoa está irada sempre perde alguma coisa. Tem pessoas que descontam sua raiva destruindo objetos e com isso fica no prejuízo.
c) CONTENDAS: Provérbios 15.18 “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta”. A pessoa iracunda é quem já tem o costume de se irar e por isso provoca confusão por onde passa.
d) AMBIENTE PESADO: Provérbios 27.3 “Pesada é a pedra, e a areia é uma carga; mas a ira do insensato é mais pesada do que uma e outra”. O ambiente onde há ira se torna um lugar pesado e difícil de se relacionar, parece que as coisas não fluem.
e) ATRAPALHA A COMUNHÃO COM DEUS: I Timóteo 2.8 “Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade”. A ira se torna um empecilho para a vida de oração e a vida devocional fica comprometida, bem como a comunhão com o próximo.
Visto que as consequências da ira são tão negativas, então não vale a pena se desgastar ficando irado com as pessoas. Precisamos pensar antes de reagir.
Cuidado com as consequências da ira!

5- Controlando o sentimento de ira:

A questão final é como controlar este sentimento de ira. Algumas dicas para reagir positivamente e vencer a ira são:
a) FALE BAIXO: Provérbios 15.1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita aira”. Mesmo que a pessoa fale com você em tom alto, evite responder no mesmo tom ou falar mais alto. Isso só provoca gritaria, que se torna confusão “longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia” (Efésios 4.32).
b) BUSQUE SABEDORIA: Provérbios 29.8 e 11 “Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira” ... “O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime”. A pessoa sábia também sente ira, mas sabe se conter e segurar-se para não reagir de forma errada.
C) DEIXE PASSAR: Efésios 4.26 “irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira”. A ira tem prazo de validade na vida do cristão. A cada dia a misericórdia do Senhor se renovam em nossas vidas (Lamentações 3.23). Não podemos guardar mágoas que se tornam “raiz de amargura” (Hebreus 12.15).
d) NÃO FALE NADA NA HORA DA RAIVA: Provérbios 12.16 “A ira do insensato num instante se conhece, mas o prudente oculta a afronta”. Às vezes é melhor não falar nada na hora e deixar para depois, quando tudo estiver calmo e os ânimos não estão exaltados.
d) DESCANSA: Salmo 4.4 “irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai”. O descanso e a reflexão sempre são positivos para a pessoa que foi provocada à ira. Não adianta apavorar.
A ira pode ser controlada na vida de um cristão que tem o fruto do Espírito da “mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5.23). Devemos aprender com Jesus que é “manso e humilde de coração” (Mateus 11.29). A ira não pode te dominar, mas você pode controlar ela (I Coríntios 6.12).
Você pode controlar a ira!

Vença a ira!

-CONCLUSÃO:
A ira pode ser vencida através do amor de Deus que encobre “multidão de pecados” (I Pedro 4.10). Busque a presença de Deus que te ajudará a superar tudo em sua vida.
Um conselho para aplacar a ira de uma pessoa é presenteá-la como fez Jacó quando foi reencontrar seu irmão Esaú, que há tanto tempo estava irado com ele. Jacó enviou sete grupos à sua frente com presentes (Gênesis 32.1-19), mas um abraço foi o suficiente para resolver tudo (Gênesis 33.4). Por isso o sábio disse que “o presente que se dá em segredo abate a ira, e a dádiva em sigilo, uma forte indignação” (Provérbios 21.14). Mas acima de tudo a humildade pode ser uma ferramenta para demonstrar amor à pessoa irada com uma única palavra ‘mágica’: perdão!

A ira pode ser vencida com o amor!

______________________________
Citações Bíblicas: Bíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues Publicado por Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Pastor Metodista e pregador do evangelho. Escritor de esboços e sermões. Formação: Bacharel em Teologia pela UMESP - Universidade Metodsita de São Paulo.
Siga Google+.

0 COMENTE!:

Deixe um comentário sobre o que achou desta pregação.
IDENTIFIQUE-SE por favor., colocando seu nome no comentário.
Muito obrigado por participar!

Quem sou eu

Minha foto

Tenho prazer em meditar na Palavra de Deus.
Escrevo textos e reflexões sobre as Escrituras.
Direitos autorais protegidos:
Protected by Copyscape Online Plagiarism Detector

Seguidores

Pregações por email

Livro

Livro
E-books do Pr. Welfany Nolasco
Powered by Blogger.